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12/09/2007

Como mandar alguém embora.

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Se você ainda não mandou ninguém embora, sorte sua, porém, se escolher o caminho da liderança, dificilmente você se livrará desse fardo. Quando esse dia chegar, confira algumas dicas que eu aprendi com as minhas experiências.

Eu já vi muitos empreendedores cometerem vários erros ao despedir o complacente, entre eles, FALAR MUITO durante o processo quando deveriam falar o mínimo possível.

Aqui vão algumas dicas sobre o quê fazer quando chegar o momento de cortar cabeças:

1. Dê o cartão amarelo antes do vermelho. O cara tem que saber que será mandado embora um dia desses. Se o cara já pisou na bola duas ou três vezes, é hora do cartão amarelo. Chame o cidadão para uma sala e assegure que ele sabe que está recebendo o último aviso antes de ser cortado. Seja ético, e procure ser claro sobre O QUÊ exatamente o cidadão deve fazer para melhorar, e qual é o prazo para fazer isso. O cartão amarelo assegura que você não irá enfrentar um ataque de nervos, stress e sabe-lá-o-quê quando o cartão vermelho for emitido.

2. Prepare o discurso. Saiba exatamente o quê você vai falar para o cidadão. Não tem problema se for necessário levar uma "cola" para o encontro. Procure coletar os FATOS que provam a complacência do pobre coitado. Seja objetivo, curto e grosso. A reunião não deve se transformar em uma sessão de terapia de casais. O tempo para isso passou. Ambos perderam a chance, agora é rua. Detalhe, segundo os especialistas, o melhor momento para mandar alguém embora é segunda-feira pela manhã.

3. Seja objetivo. Corte o papo furado do tipo "esse processo tá me deixando tão triste quanto você", "por mim eu não faria isso" blá blá blá. Não tem nada mais grosseiro do que a mentira. Esse tipo de papo deixa o funcionário p da vida.

4. Foco no futuro. Durante o processo, alguns funcionários vão te colocar na parede e pedir por uma segunda ou terceira chance de melhorar. NUNCA, JAMAIS, volte atrás na decisão de mandar alguém embora. Ao invés disso, se o cidadão pedir uma nova chance, mencione o cartão amarelo, os fatos e os dados. Após ser cortado, o cidadão deve ser proibido de usar o computador de empresa. Portanto, prepare o corte antes de fazê-lo. Caso o cidadão tenha "login" na rede, ou conta de email, o "login" e a conta de e-mail devem ser previamente cancelados. Uma vez ex-funcionário, sempre ex-funcionário. O ex não deve ter trânsito livre pela empresa, e deve ser recebido na recepção - em futuras visitas - como se fosse um visitante comum.

5. Lidere, não seja liderado. Se o funcionário começar a chorar, ofereça um lenço, nunca um abraço.

6. Trata os outros como você gostaria de ser tratado. Eu imagino que algumas dessas dicas devam parecer grosseiras para algumas pessoas, infelizmente, não são. São dicas que envolvem princípios sobre dignidade, respeito, verdade, transparência e honestidade. Se você não souber lidar com isso, você tem sérios problemas em enfrentar a realidade da vida. Eu nunca fui mandado embora, mas se fosse, é exatamente assim que eu gostaria de ser tratado.

Comments

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Legal, quando for mninha vez de dar uma boa solada, já sei como fazer.

Olá Ricardo
Não concordei com tudo o que vc falou, procuro como vc falou deixar o funcionário ciente de que ele está em cima do muro e pode cair a qualquer instante, mas no dia D na hora H procuro ser mais humana possível.

Gostei,

As pessoas as vezes confundem a ausência de sentimentos improdutivos com falta de sensibilidade, são coisas totalmente diferentes. Como administrador, tenho uma visão muito pragmática das coisas, geralmente não sou tão brilhante ao ponto de não me envolver emocionalmente com estes momentos, mas geralmente procuro ser o mais transparente e honesto possível.

Olá Ricardo!

Adorei o artigo e as dicas. Acredito que é bem isso mesmo! Já tive que demitir algumas vezes e procuro agir conforme colocaste. Só não costumo usar o "Cartão Amarelo" tão claramente assim... Vou pensar sobre.

Outra coisa que sempre faço após a demissão de um funcionário é reunir o grupo de colaboradores e expor os motivos da demissão do colega, para não ficar aquele esquema de "rádio corredor", fofocas e inverdades.

Fiquei com uma dúvida/curiosidade. Por que a segunda-feira pela manhã é melhor que sexta-feira no final do expediente?

Abraços!

Grande Sheila!

Sexta-feira a tarde é deprê para o cara que você demitiu. O cara vai para o final de semana no buraco. Imagina como vai ser o domingo a noite de um cara demitido na sexta-feira final de tarde??? O cara vai dar um tiro na cabeça antes do término da droga do fantástico.

A segunda-feira é legal porque assim você dá ao cara uma semana inteira pela frente para fazer algo a respeito. Ele pode falar com amigos, colegas, chamar alguém para almoçar na própria terça ou quarta-feira, e não vai se sentir tão deslocado e sozinho.

Demitir uma pessoa é provavelmente a pior coisa que existe no mundo do trabalho.

Mas Vamos que vamos!!!!

ARREBENTA!!!

Ricardo

Obrigada pelo retorno Ricardo!!
Vou aplicar sua dica na próxima vez ;)

A ultima empresa em que trabalhei, fui mandado embora por motivos de 'quase falência' da 'empresa' que não tinha + dinheiro para pagar os funcionários. 90% dos funcionários foram mandado embora. Só sobrou o mais barato e mais novato.

Como eu sou um cara honesto, e também não me abalo por essas coisas da vida, que todos devem passar, sempre mantive uma relação de amizade com os ex chefes.

1 ano depois, fiquei sabendo através de outro funcionário - tambem demitido -, que um dos sites deles fora invadido, e este ex-funcionário disse: "cara, eu chequei e acredite que depois que saímos de lá, todas as nossas senhas estão intactas, até as senhas dos paineis de controle dos clientes..."

No dia seguinte, a primeira coisa que fiz foi, ir atá a ex-empresa, chamar o ex-chefe e dizer: "cara, eu mesmo chequei por curiosidade as minhas senhas, e vi que até as senhas de clientes e dos paineis continuam as mesmas. Vocês tem que mudar."

E o ex-chefe disse: "não precisa, a gente sabe que você é um cara do bem e honesto. a gente confia em você."

E eu disse: "Obrigado, logicamente eu não faria nada pra prejudicar alguém que eu gosto, mas eu prefiro que mudem. Pois se um dia acontecer algo, vindo de um outro ex funcionário, quero estar tranquilo ao saberem que eu não fui porque todas as senhas foram trocadas"


Senha, de internet, de banco, de qualquer coisa tem que ser administrada. A maioria das pessoas "GHARDAM" as senhas em bloco de notas (.txt) em pastas, e só se esquecem que, um dia aquele PC terá que ir pra técnica, e PODEM TER CERTEZA, eles fuçam em tudo. Todos os tecnicos de informática pamgaré vasculham por video, fotos e senhas antes de formatar o PC. Eles mesmo dizem...

Todas essas mulheradas que caíram na net peladinha, e muitos sites que foram invadidos, é devido as senhas e informações que esses "funcionários de informátoca" acharam e aprontaram depois...

Senha deve ser guardada na memória, mas a do cérebro!

É assim que se faz. Frieza, calma e objetividade.

Apropriado. Simples assim.

Bom artigo, tb acho o dialogo honesto e sem muitas volta a melhor forma. Gosto tb de frisar o potencial da pessoa para a mesma não sair se achando um péssimo profissional. Tento fazer uma critica construtiva, de forma que a pessoa possa melhorar, e tem casos que é questão de adaptação mesmo do funcionário na forma de trabalho, tem casos e casos.

Sobre o comentário do colega Chris, bom sou da área de TI e não é pratica vasculhar PC de ninguém, se alguém da área falou isso para vc pq é um mal profissional e de mal caráter. É comum as pessoas colocarem coisas pessoais no PC, mas devem sempre ter em mente que o PC do trabalho é ferramenta de Trabalho e o seu uso de forma pessoal deve ser evitado.

Eu fui mandada embora uma vez, com dois meses de serviço e pedi segunda chace. Me deram e eu fiquei por 19 anos lá. Saí esse mês porque me formei e seguirei outra carreira.

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