Volta do Inferno.
Pin ItComo gerenciar uma equipe em tempos de crise (e sair do inferno dando a volta por cima)?
« Bill Gates 2.0 | Main | Biz no celular. »
Como gerenciar uma equipe em tempos de crise (e sair do inferno dando a volta por cima)?
Você pode acompanhar essa conversa ao assinar comment feed for this post.
Gerenciar a equipe no período de crise é não apenas gerenciá-la mas executar as ações que precisam ser executadas. Fazer parte da equipe como líder sem fugir das responsabilidades, passando confiança e orgulho para os demais.
Posted by: Luciano Giambastiani | 01/07/2008 at 01:07 AM
Gerenciar não, o termo correto é liderar equipe de vendas. Vendedores gostam e necessitam de um lider, orientado por metas e objetivos. Um líder para despertar habilidades e incentivar competências adormecidas nos liderados. Com motivação e orientação um líder consegue praticar a gestão de pessoas e sair de situações dificeis.
Posted by: Narciso Machado | 01/07/2008 at 05:33 AM
Em tempo de crise é onde realmente faz falta a liderança. O ponto chave é manter a equipe motivada, mas de uma forma real e sincera, com as cartas na mesa, identificando o problema e deixando que a equipe visualize uma saída para a crise.
Não adianta somente o lider ver a saída, se a sua equipe não ver e principalmente acreditar nessa saída.
Com certeza é bem dificil se colocar no paredão e (tentar) responder todas as perguntas para deixar as coisas claras para toda a equipe, mas é a melhor forma de todos acreditarem e poderem procurar a saída juntos.
Posted by: Luís Fernando Koury | 01/07/2008 at 06:33 AM
O foco é manter a unidade do time pela liderança e buscar a responsabilidade como gestor. Este é o momento ideal para ressaltar a importancia de cada integrante do grupo e as capacidades individuais que conduzirão o grupo a sobressair ao momento de crise e mostrar resultados.
Posted by: Jackson Carvalho | 01/07/2008 at 07:22 AM
A equipe para sair do inferno precisa de um caminho, precisa de animo e apoio, o líder deve fazer isso! Não vai adiantar só falar, ele terá que fazer, não bastará só parecer terá que ser, e não adiantará só orientar, deverá estar com eles.
Posted by: Henrique | 01/07/2008 at 07:43 AM
Em algum lugar eu li que a idade da multidão é de 8 anos. Ou seja, as pessoas, em grupo, tendem a agir, reagir, comportar-se de modo infantil. Cada pessoa tem dons, talentos, competências diferentes. O verdadeiro líder pode até falar com o grupo em termos genéricos sobre a real situação, os desafios, as ameaças, mas precisa gastar, separar tempo, de qualidade, individualmente com cada membro da equipe, uma conversa, um comprometimento, um pacto pessoal. Sem a construção dessa relação pessoal não é possível construir um relacionamento verdadeiro e duradouro, que ultrapassa as paredes de uma empresa. As pessoas trabalham para pessoas, para causas, lealdade e fidelidade são possíveis mesmo nos dias de hoje.
Posted by: Makoto Shimizu | 01/07/2008 at 08:02 AM
Creio que o negócio é manter a equipe unida e confiante em si e uns nos outros, e segurar os "estouros de boiada" - esse é o papel primordial do gerente da equipe. Mais que conhecimento técnico (lógico que este é importante), lealdade, confiança e honestidade são fundamentais e fazem toda a diferença para que um time vença a crise e ainda saia "bonito na foto".
Posted by: Luciano | 01/07/2008 at 08:08 AM
Valorizando as pessoas, respeitando-as pelo que são e fazer o que tem que ser feito. Responsabilidade não se delega, deve ser muito clara quem faz o quê e quando, cada um ao assumi-la deve saber as consequências de seu trabalho para os outros e quando não for devidamente cumprida, não ser conivente com o "empurra-empurra de batatas quentes"
Posted by: Silmar Benatti | 01/07/2008 at 08:20 AM
Gerenciar uma equipe sempre será agir através do exemplo, fazendo. Em seguida apresentar os cases. Convidando a equipe e se dispondo a sair individualmente com cada um, aproximar-se . Levantar os melhores feitos, individuais e da equipe. Ter esses paineis como vitrine para ser lembrados, buscar os melhores clientes afim de ter um boa receptividade.
Enfim manter todos dentro de uma crença suprema;acreditar que todos um e um por todos.
Revoredo
Posted by: Revoredo | 01/07/2008 at 08:22 AM
Quando se gerencia qualquer coisa com o objetivo focado em "valores" e não exclusivamente em "sucesso", tem-se a certeza de que o caminho é sólido em busca da superação dos desafios, sejam estes os mais ásperos que possam surgir. Manter a equipe coesa, unida e com foco em seus valores e exemplos é sempre a melhor decisão a tomar.
Posted by: Ricardo Navarro | 01/07/2008 at 08:46 AM
Crise !!! é o melhor momento para inovação, e motivação, lideres e liderados unidos, para mudança geral de tudo aquilo que já fizeram e com muita energia e força reinvertar o que já foi inventado. Otima oportunidade de mudança.
Posted by: Figueiredo | 01/07/2008 at 08:47 AM
Primeiro faça uma faxina mental. Depois reinvente. Reinvente-se, reinvente sua equipe. As pessoas traçam estratégias e esquecem no meio do caminho de "recalibrar", vendo os erros e acertos e fazendo os determinados ajustes. O fato é que começam uma nova e miraculosa estratégia."Essa vai dar certo", mas acabam cometendo os mesmos erros, usando os mesmos meios. Acho o seguinte: Se você tá usando um método para conseguir algo e não tá funcionando, pára de insistir e inventa uma nova maneira de consegui-lo... Tem que ter muita stamina, saber o que quer, como quer e de que maneira motivar e liderar sua equipe para fazerem isto juntos. Aquela coisa de chefe sentar e apontar o dedo "faça assim" não funciona mais.
Posted by: Susana Coninck | 01/07/2008 at 08:55 AM
Acreditando nas pessoas e encarando os problemas de frente.
Posted by: Fábio Araújo | 01/07/2008 at 08:59 AM
Muito falou-se em líder a cima, mas vcs convivem ou conhecem muitos líderes? Eu particularmente conheço muitos chefes e esses tentam sair da crise sozinhos com decisões centralizadoras, sem ouvir ou questionar seus clientes.
Eu acredito que um momento de crise deve transforma-se em um momento de UNIÃO, deve-se buscar METAS pausíveis e obejtivas, todas com datas para execusão, tentando desta forma sair da crise.
Tenho uma pergunta para o Magalhães e os demais: o que é um currículo QUEBRA TUDO pra vcs?
Posted by: Suzan Marques | 01/07/2008 at 09:07 AM
METAS pausíveis = METAS plausíveis
Posted by: Suzan Marques | 01/07/2008 at 09:14 AM
clientes = funcionários
Desculpem
Posted by: Suzan Marques | 01/07/2008 at 09:17 AM
Primeiro: quem vai liderar deve procurar melhorar a auto-estima, auto-segurança... estando confiante em todos os sentidos, sua empresa vai captar e com isso fica mais fácil criar um ambiente sinérgico para todos trabalharem em prol da solução! Avaliar motivos que os levaram ao estado atual e elaborar as estratégias(saídas) para chegar ao estado desejado. Entre outras coisas... Abs e Sucesso a todos!
Posted by: Emerson | 01/07/2008 at 09:22 AM
Em tempos de crise é primordial a presença constante do líder. Ele tem que estar junto de sua "tropa", mostrando aos liderados que, caso percam a batalha será a sua cabeça que será cortada. Ele deverá ser simples e objetivo. Não adianta achar culpados. O importante é resolver o problema. Quando o período de crise passar é a hora de reconhecer aqueles que estiveram ao seu lado por terem feito todo o operacional para resolução do problema. Sem eles o líder nada seria...
Posted by: André Lado Cruz | 01/07/2008 at 09:39 AM
O lider, deve manter o foco, a calma, a integridade e firmeza de propósitos, mas antes de tudo , focar no "que" esta certo e não em "quem" esta certo. Agindo assim ele irá manter(ou conquistar ) a confiança da equipe e obter esforço extraordinário para superar o momento de crise.
Posted by: Jediel Lima da Rocha | 01/07/2008 at 09:48 AM
No primeiro instante deve-se ouvir todos com o coração e colocar todas os prós e contras da situação, depois é muito importante o líder focar o que cada um da equipe sabe fazer de melhor (aquilo que é primordial para sua atividade) e "mãos-à-obra"... Toda conquista deve ser reconhecida e incentivar todos na melhora diária.
Como o exemplo é o melhor dos mestres...o líder precisa ser sempre o primeiro em pró-atividade e em energia, assim vai contagiar a todos e se manter assim faz com que perdure o entusiasmo durante todo o período (que não pode ser longo...apenas transitório)...
E por último, a criatividade de fazer diferente nas ações que estavam planejadas, deixando a autonomia para a equipe tentar e ver se podem conseguir resultados de forma diferente...
Sucesso a todos!!!
Posted by: Eduardo Petrone | 01/07/2008 at 10:11 AM
AVALIANDO PRÓS E CONTRA, REDEFININDO ESTRATÉGIAS E O PRIMORDIAL ESTAR FOCADO NA
EQUIPE....
"DIGA COM QUEM ANDAS, QUE DIREI QUEM TU ÉS".
Posted by: ROBERTO RONCARATI | 01/07/2008 at 10:24 AM
não importa o nome a que se defina, gerenciar, gerir, etc etc o importante é ter vontade e simplicidade, crise? que crise..este é o nome dado a falta de vontade.
Posted by: ricardo sabbo | 01/07/2008 at 10:25 AM
Antes de tudo, se você e sua equipe chegaram ao inferno, provavelmente a "culpa" é sua, senhor gerente. Um gerente serve para “liderar” sua equipe, cuidar e orientar, ver o que os outros não vêem e, para cumprir esse papel, tem que caminhar ao lado da sua equipe, ou à sua frente ou “atrás” dela, dando-lhe suporte. Tem que estar junto. Não pode deixá-los caminhar sozinho e depois reclamar que não chegaram aonde o senhor gerente gostaria que tivessem chegado.
De um gerente espera-se que seja o líder e um líder tem que saber que sua função é cuidar das pessoas e das organizações, conciliando os interesses de todos. Um líder tem que cuidar e se antecipar, fazendo os ajustes necessários para garantir os resultados. Então, se um gerente deixou que sua equipe chegasse ao inferno, e agora tem que dar a volta por cima e sair dele, vai ter que começar reconhecendo que falhou no seu papel principal. Para ter alguma chance de sair, esse gerente vai ter que ter a humildade para reconhecer que não prestou atenção ao que estava acontecendo e que a responsabilidade por estarem onde estão é sua. Isso não vai ser fácil e penso que a maioria das corporações escolhe mudar o gerente, nessas circunstâncias. Reconhecer que falhou é difícil para um líder que chega ao inferno, mas ninguém chega ao inferno por acaso.
Pra dar a volta por cima, como escreveu a Suzana, o líder vai ter que se reinventar, vai ter que ter aquela humildade que faltou antes, e pedir ajuda à sua equipe. Tem que aprender a fazer diferente. Tem que reconhecer que não é o "dono da verdade" e vai ter que aprender a trabalhar junto com os outros. Tem que compartilhar os objetivos, os planos de ação e as dificuldades. Tem que assumir a responsabildiade pelas decisões que forem necessárias assumindo-as e tem que celebrar, com todos, cada pequena vitória que for sendo alcançada. Dar a volta por cima não será fácil mas será uma experiência transformadora para todas as pessoas que fizerem parte da equipe. Os que permanecerem juntos serão, certamente, pessoas muito melhores depois.
Posted by: Ana Leal | 01/07/2008 at 10:29 AM
No momento da crise é imprescindível exercer de forma impecável o espírito de liderança e buscar acima de tudo o comprometimento da equipe. Sem o comprometimento e sem a confiança dos envolvidos, qualquer plano de ação a ser executado estaria fadado ao fracasso.
Posted by: Marco Aurélio | 01/07/2008 at 10:49 AM
É não ver a crise como um monstro. Temos que encarar as crises, como qualquer outro problema do dia-a-dia, o que na verdade o é.
As crises sempre passam, afinal que seria dos grandes lideres se não soubessem sair de crises dando a volta por cima.
Esse é o segredo, gerenciar a crise como apenas um evento transitório,isso traz confiança pra grupo e assim fica mais fácil e mais rápido superar o momento difícil.
Posted by: Alcides Pontes Galvão | 01/07/2008 at 10:49 AM
Creio que a melhor maneira de "sair do inferno" em um momento de crise - e não acredito que a culpa seja sempre do gerente, às vezes surgem fatores externos alheios a ele, e às vezes não há autonomia suficiente dentro da organização para agir antes que as coisas aconteçam - seja assumir a responsabilidade pela situação, não importa de quem é a culpa, e "colocar as cartas na mesa", como já foi falado acima.
É muito mais fácil manter a equipe motivada se ela conhece o terreno em que pisa, e se sente a importância que tem dentro da equipe. A solução certamente será mais "rica" quando muitas cabeças pensam nela, especialmente quando essas cabeças são as que estão lidando dia a dia com os problemas que geram a crise e conhecem-nos como ninguém, e cabe ao líder organizar mil caminhos em um - valorizando a contribuição de cada membro da equipe e fazendo-o sentir-se DENTRO. Quando sentimos que algo está em nossas mãos, e que temos poderosa influência nos resultados - que nos afetam - o engajamento é natural.
Posted by: Caroline Morotti | 01/07/2008 at 10:50 AM
Interessante!
Esta lista está povoada por seres pensantes, competentes, corajosos, pragmáticos. Antes de contribuir com minha opinião, tenho lido as anteriores. Constato que as pessoas já disseram tudo!
Cabe-ME aplaudir!
CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP! CLAP!
Posted by: Osmar Jardim | 01/07/2008 at 10:58 AM
É dar um garfo para cada menbro da equipe espetar o Diabo também. Assim, se sai do inferno onde a crise geralmente é maior e pior.
Posted by: Marco Túlius | 01/07/2008 at 11:08 AM
Concordo com o Ricardo Sabbo. Se chegou neste ponto o líder é o principal responsável. E estas atitudes citadas de liderar uma equipe são muito boas, mas quando se tempo e condições para isso. Numa época de crise não há tempo disponível para motivar ou ganhar a confiança da equipe, pois isto é um trabalho de médio a longo prazo. Neste momento acredito que devam ser tomadas medidas mais enérgicas para resolver o problema de imediato para depois fazer todo este trabalho de liderança que foi comentado. Como dizem, liderança não se ganha, se conquista. E se não conquistar, dança!
Posted by: Breno Morozowski | 01/07/2008 at 11:08 AM
Cambada de Mauricinhos, a vida é bem mais que " o monge e o executivo" e "quem mexeu no meu queijo".
Rick Wagoner ao assumir a GM detonou com a tal da "equipe em crise" justificando que se eles não foram capazes de resolver os problemas quando tudo estava bem...
Parem de atormentar o capeta com essas idéias de bebum para resolver o protocolo de Kioto.
PORRA, sinceramente, vocês vivem neste mundo onde "para resolver os problemas de uma equipe em crise" basta "não ver a crise como um monstro e sim encará-la como qualquer outro problema do dia-a-dia" ???
VTNC!!!
Querem saber como é o mundo real? É assim ó: O cara te contrata para um serviço, depois que você se endivida todo para atendê-lo ele vem com essa:
>oi gabriel
achei a proposta muito boa,
porem poderíamos rever o valor sei que seu trabalho vale,mas a Tal me quer esta em uma fase de reorganização financeiramente veja o que pode fazer para fecharmos essa parceria.
ah podíamos fazer algum percentual em permuta?
obrigada pela atenção e tenho certeza que fecharemos bons negócios
soraya Amaral
E agora? como fazer se já estais no limite???
Forte abraço,
Gabriel Peixoto
Posted by: Gabriel Peixoto | 01/07/2008 at 11:13 AM
Caríssimos,
Crise = Oportunidade, sempre.
Mas existem crises e crises. Cair um avião da TAM no meio de Sampa é um tipo de crise. Exige um tipo de ação.
Um funcionário de vendas vai pra concorrência levando todos os segredos e o forecast. Outro tipo.
Uma guinada do mercado (crise do petróleo, dos usa, da rúsia, estouro da bolha de crédito no Brasil, etc) é outro. E por ai vai.
Não existe remédio santo que resolva tudo.
Mas, em períodos de alto stres, só a competência salva. Capacitação, metas claras e a certeza de que nem todos estão prontos pra uma luta do tipo TERMÓPILAS (incluíndo o líder) são os pontos de partida. O resto, depende de muitas coisas.
Mas, sem confiança de que VALE A PENA comprar a briga, ninguém fica na batalha e ai quem fica sozinho no inferno é a empresa (e de novo, os líderes).
Posted by: courtnay | 01/07/2008 at 11:30 AM
Gabriel,
Como vendedor de coisas complexas (e como quem já andou NESTA crise várias vezes no passado) só posso te dizer que o combinado não é caro. Se o teu cliente concordou com os termos (formalmente) não tem como voltar atras.
Agora se ele não concordou e vc se endividou ANTES de ter algo compromissado, vc foi ingenuo e agora, recomendo parar o sangramento, nem que seja amputando a perna.
Se voce tem acesso a quem tem a caneta do cheque, negocie as claras, senão, a coisa só tende a ficar mais dificil (seu poder de negociação está baixo).
Att.
Posted by: courtnay | 01/07/2008 at 11:32 AM
Não se esqueçam:
"Tempos de crise", são períodos de crise para muitos, mas também são "tempos de oportunidade" para poucos.
Um Líder de verdade procura identificar as oportunidades ocultas, buscando o máximo proveito delas, no menor tempo possível.
Posted by: Roderlei Bigliazzi | 01/07/2008 at 11:34 AM
Parem de dar voltas!!!
Procurar respostas do tipo; O bom gerente deve ter liderança e acalmar a equipe... O grande líder tem que unir a equipe...
- Essa é a resposta? Liderar uma crise enquanto ela acaba com tudo? Unir a equipe na hora que o fogo esta queimando o traseiro de todo mundo?
Senhores, nesse momento a tendencia é todo mundo correr e não pensar em mais nada. Isso é um fato!
Outro fato é: O líder que procurar a oportunidade na crise, vai fazer a diferença.
E tem de começar fazendo perguntas à equipe e à todos que encontrar pela frente: Do diretor ao faxineiro. Ao menor cliente e ao maior cliente, do menor fornecedor ao maior fornecedor.
- O que não fazíamos na bonança e o que podemos fazer agora?
- Em que podemos ser diferentes?
- O que o mercado precisa neste momento, agora, já?
- O que é preciso para mudar-mos imediantemente nossas ações pré-concebidas?
- Vamos nos ajudar e assim ajudar aos outros?
Tentem pensar!!!
Posted by: Roderlei Bigliazzi | 01/07/2008 at 12:20 PM
1º) Não ignorar que ela existe e analisar friamente os fatos;
2º) Avaliar o tamanho da crise e a sua extensão: interna ou externa, geral ou do segmento do mercado;
3º) Determinar as possibilidades e as estratégias para a superação a curto, médio e longo prazo;
4º) Estabelecer as metas para cada estágio do plano de ação;
5º) Pratique a gerência participativa e envolva a equipe desde o 1º passo;
6º) Ao longo, avalie quem realmente está comprometido com a causa e quem está apenas envolvido;
7º) Caso tenha que reduzir a equipe, pense na avaliação do 6º item;
8º) Boa sorte! Um bom lider não deve dispensar nenhum tipo de ajuda material ou espiritual para superar um período de crise.
9º) Não esqueça de contabilizar as experiências, oportunidades e mudanças inspiradas pelo momento de crise, repartindo com a equipe o sucesso alcançado;
10º) Ah! Não esqueça comemorar com a equipe, pois, com certeza muitos ficaram pelo caminho.
Posted by: Ricardo Pinto | 01/07/2008 at 12:35 PM
Não ter medo de dividir seus medos e anseios com a sua equipe, dar liberdade de ação e pensamento, e acima de tudo acreditar na capacidade de seus liderados.
Com sintonia, equilíbrio, muito esforço e ação podemos vencer todas as crises.
Posted by: Áurea Percílio | 01/07/2008 at 03:52 PM
Se voce esta no inferno...abraça o capeta oras!!
Posted by: Neca Fernandes | 01/07/2008 at 07:26 PM
Um bom lider é fundamental sem dúvidas, mas também é muito importante cada um ter vergonha na cara, falar menos e trabalhar mais, parar de usar msn no trabalho para falar das festas do final de semana ou entao ficar lendo recados idiotas no orkut. Antes de pensar na equipe como um todo eu acredito que cada um tem que pensar em fazer o melhor de si,afinal, todo mundo pode ser melhor em alguma coisa!!! ...o negocio é parar de hipocrisia, parar de ficar citando frase de livro de auto-ajuda barato como se isto fosse resolver todos os problemas do mundo e partir para a ação, afinal, alguém tem que trabalhar se quiser que a coisa ande !!!
Posted by: Christian W. | 01/07/2008 at 10:27 PM
A equipe deve estar sempre ciente da situação da empresa - não precisa em termmos de números mas, se está bem ou se está mal. Então. como equipe, deve pensar junto as soluções para sair da crise. É das crises que saem os heróis. Os covardes, os medrosos desistem, mas os valorosos se fortalecem com as crises. Então o Líder deve ser esta pessoa que conduz esta realidade.
Posted by: Geime Rozanski | 01/07/2008 at 11:05 PM
Toda crise traz sim uma grande oportunidade para que possamos nos aprimorar, mais acredito que o melhor jeito de gerênciar uma equipe em tempos de crise é através do trabalho árduo e exaustivo de todos os membros a começar pelo lider.
O líder a partir desse momento começa a passar uma imagem mais motivadora para seus subordinados que comea a perceber que se ele também não se mexer o pior poderá acontecer para ele, sendo assim todos começam a trabalhar mais e a criar mais em função desse desafio.
Posted by: Leonardo Garcia | 01/07/2008 at 11:08 PM