Skype: BizRevolution | Fone: 11-4153-0885

« Como usar as redes sociais. | Main | Staff Meeting com 4 gerações. »

30/10/2009

Gente Grande discute Idéias, Gente Medíocre discute Comportamento.

Pin It

Se eu acreditar que a maioria das pessoas não consegue lidar com a verdade, eu passarei a praticar o ato de esconder a verdade das pessoas. Eu passarei a viver uma vida onde eu escondo o que eu realmente penso e sinto. O resultado será uma vida cuidadosa na qual ninguém e nada está em imediato perigo. 

Já dizia Confúcio: "Gente Grande discute idéias, Gente Medíocre discute comportamento".  Confúcio foi um filósofo chinês que viveu há dois mil e quinhentos anos atrás, ele foi o primeiro cara a andar por esse planeta e dizer coisas do tipo "Trate os outros como você gostaria de ser tratado", "Ame ao próximo como a si mesmo", "Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha", "Ver o bem e não fazê-lo é sinal de covardia" e "Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina".

Confúcio foi um cara prático, voltado para resultados; ele queria a evolução das pessoas, do mundo, da sociedade. Ele não foi um cara político, de meias palavras, ou com desejo de agradar a todos ou passar a mão na cabeça dos medíocres. Ele veio, disse, e caiu fora; para o bom entendedor, meia palavra basta.

Hoje, a grande maioria dos executivos e profissionais de recursos humanos ainda estão na fase do trabalhar o comportamento das pessoas. Pouca praticidade e muita enrolação. Muitos sorrisos amarelos e poucos dedos nas feridas.  "As pessoas estão desmotivadas", eles dizem. "Caramba, que lixo", diria Confúcio, e completaria "Por que tanto medo em investigar a realidade?".

Você faz idéia, por exemplo, de como um alto executivo de uma empresa bacana que faz anúncios na novela das oito contrata o seu futuro diretor? Ele chama um headhunter (o cara que caça boas cabeças) e passa a ele  seguinte necessidade, "Meu amigo, eu preciso de um diretor de vendas agressivo, simpático, aberto a novas idéias, que saiba se relacionar com pessoas diferentes, goste de tecnologia, seja um líder nato,  seja humilde blá blá blá". O headhunter, insiste, antes de sair da sala, em descobrir exatamente o que significa "agressivo", ou "simpático", ou "aberto a novas idéias", mas, infelizmente, o quê ele ouve é "Ah, você sabe, o cara tem que vir motivado de casa, afim de fazer os números, impor respeito, fazer as pessoas gostarem dele". O headhunter, tenta, de novo, esclarecer o que seja, "impor respeito", "fazer os números", mas, depois de diferentes tentativas e erros, o headhunter chega a conclusão que encontrou mais um cliente que não tem a mínima idéia do tipo de profissional que ele precisa porque não tem a mínima idéia do que ele precisa fazer.

Perde-se um tempo incrível dentro das empresas com jogos empresariais e motivacionais para despertar a estrelinha brilhante que existe dentro de todo "colaborador" (Argh!!! Quanta besteira!) , e investe-se, digamos, zero de tempo para simplesmente clarear o que cada um tem que fazer , e quem faz exatamente o quê.

A melhor coisa que você pode fazer pelas pessoas que trabalham com você, para você, por você, contra você, é perguntar a elas TODOS OS DIAS: "O que você está fazendo hoje?"  Pessoas com autoridade, deveriam fazer essa pergunta TODOS OS DIAS para os seus comandados; Pessoas sem autoridade, deveriam fazer essa pergunta todos os dias para os seus comandantes. De fato, toda essa turma deveria quebrar a cabeça para pensar em criar e utilizar algum tipo de software que liga TODAS as atividades que essas pessoas desempenham. NADA que não esteja dentro de um sistema que interliga as pessoas deveria ser feito.

Hoje, toda uma nova safra de softwares para estimular a colaboração real entre as pessoas está a caminho. O GoogleWave da Google é um bom exemplo. As novas versões dos softwares da Microsoft é outro exemplo. O Twitter - a maior febre da internet na atualidade -, milhões de novos usuários todos os dias, é outro bom exemplo. O Twitter nasceu da simples idéia de ajudar as pessoas a compreender o que o colega ao lado está fazendo em um determinado momento.

"O que você está fazendo hoje?" é a mais importante de todas as perguntas sobre produtividade, colaboração, progresso, proatividade e afins que você poderia fazer a uma pessoa para ajudá-la a permanecer nos trilhos do progresso. "O que você está fazendo hoje?" é a mais importante de todas as perguntas.

E infelizmente, a menos utilizada. A grande maioria das pessoas tem medo de questionar o trabalho do colega ao lado. Tem medo de colocar o dedo na ferida,  tem medo de descobrir que o cara ao lado não passa de um grande enrolão, e desmascarar o preguiçoso.

Na época dos nossos pais, os seus colegas sabiam o que eles estavam fazendo porque havia pouca coisa para fazer. As atividades não eram especializadas, o cara que apertava porca e parafuso na indústria A poderia muito bem apertar porca e parafuso na indústria B. Os métodos eram poucos, simplórios, e utilizados igualmente em todos os lugares. O conhecimento para plantar Aipim na Bahia era o mesmo utilizado em São Paulo para plantar Mandioca. E a vida caminhava de Sol a Sol.

Hoje, as coisas são completamente diferentes. Se um grupo de cinco pessoas que trabalham juntas não tiver um plano de execução absolutamente cristalino sobre as atividades que cada um tem que fazer nos próximos dias para chegar em algum lugar, a coisa simplesmente não caminha para lugar algum, e no final do dia não é tão produtiva quanto poderia ser. Individualmente, os  caras batem cabeça, batem pino, não conseguem se organizar, planejar, chegar em algum lugar realmente bacana. Ou, na pior das hipóteses, cada um se organiza de um jeito, a sua maneira, sem qualquer ligação com o resto da turma. Funcionar não basta, realmente não basta,  você, eu e todos nós precisamos levar muito a sério a idéia da colaboração.

Mas a questão é: colaborar com o quê?

Bom, em primeiro lugar  alguém precisa aterrissar o avião!

Hoje, na frente do meu escritório, duas mil pessoas estão trabalhando diariamente na construção de um sofisticado condomínio de seis prédios de trinta andares.  Piscinas, bosques, quadras de tênis, lan houses, salões de festa e tudo do bom e do melhor está sendo construído por pessoas que não tem o segundo grau completo.  Toda sexta-feira, há alguns meses, mil e novecentas pessoas terminam um pavimento inteiro em todos os edifícios, rumo a um objetivo comum, sem, imagino, a necessidade de criar programas de incentivo, motivação, realizar reuniões de staff para fazer a turma trabalhar, discutir comportamentos sobre o que tem que ser feito.

Por que, em nome de todos os deuses, nós precisamos utilizar toda uma panacéa motivacional para fazer milhões de trabalhadores com nível superior ou acima, muito bem acomodados em seus escritórios almofadados, protegidos do sol, da chuva e do vento, a atingir um determinado resultado enquanto uma galera com uma formação infinitamente menor faz e acontece?

Por que?

Porque o resultado que os caras tem que atingir não é claro. Porque a maneira de construir o prédio não é claro. Porque a maneira de manusear as ferramentas para a construção do prédio não é clara. Porque um grupo X de pedreiros não sabe o que o grupo Y de gesseiros está fazendo na sala fechada do outro lado do escritório. Porque pessoas são contratadas pelo seu comportamento, aparência, escola que estudou, amigos que tem, ao invés de contratar as pessoas pelo conhecimento que possuem nesse exato momento para realizar uma tarefa necessária para o grupo evoluir. Porque quem já está no barco não tem vontade ou boa vontade para sentar durante algumas horas e discutir com profundidade o que cada um deve fazer, ou deixar de fazer, para juntos, como um grupo, chegar em algum lugar concreto. Por que, uma vez iniciada a construção, ninguém tem energia o suficiente para perguntar: "O que você está fazendo hoje?".

Um novo mundo do trabalho vai se abrir se você cutucar as feridas e questionar o trabalho que supostamente está sendo feito pelas pessoas. Você vai descobrir que não precisamos de todos, todos os dias, sentados nos mesmos lugares, tomando conta dos seus territórios. Você vai descobrir que os territórios se governam sozinhos, e a grande maioria dos problemas se resolvem sozinhos.

Já dizia Peter Drucker, o Confúcio dos tempos modernos, "Uma organização já não se constrói na base da força, mas da confiança. A existência de confiança entre as pessoas não significa necessariamente que uma goste da outra. Significa apenas que uma entenda a outra. Assumir a responsabilidade por relacionamentos é, portanto, uma necessidade absoluta. É um dever. Seja a pessoa um membro da organização, um consultor, um fornecedor ou um distribuidor, ela deve tal responsabilidade a todos os colegas de trabalho"

As empresas, do mesmo jeito que os projetos de construção civil com seus milhares de pedreiros e gesseiros, deveriam ser construidas para se desmantelar assim que um objetivo fosse  atingido. A grande verdade é: as pessoas e as qualificações necessárias para lançar um produto são diferentes das pessoas e qualificações necessárias para manter o produto no mercado, e são diferentes das pessoas e qualificações necessárias para tirar o produto do mercado.

Por mais aterrorizante que um cenário de desconstrução de equipes, mexida de cadeiras, e questionamento diário sobre "O que você está fazendo hoje?" possa parecer para você, é exatamente esse tipo de cenário que o mundo precisa para criar trabalho e oportunidades para milhões de pessoas que estão a mercê de uma sociedade comandada por pessoas que não tem a mínima idéia de onde querem chegar.

Vamos parar com a enrolação. Vamos discutir exatamente o que cada um tem que fazer. O quê eu faço, o quê você faz, o quê ele faz, o quê nós fazemos,  e ponto.  A empresa começa aí, e termina quando a tarefa estiver terminada; e você, termina junto.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00d83451bad569e20120a6922ce9970c

Listed below are links to weblogs that reference Gente Grande discute Idéias, Gente Medíocre discute Comportamento. :

Comments

Feed Você pode acompanhar essa conversa ao assinar comment feed for this post.

Ricardo.
Você escreveu exatamente o que EU e minha equipe precisava ler hoje. Você é um GÊNIO!!! Abraços

Caro Jordão:

"Sinto" que você foi ao gastro e iniciou um tratamento.
Texto muito bom.

Grande abraço

PS - Continue tomando os remédios no horário.

Parabéns pelo ótimo artigo!

O diálogo entre o alto executivo e o HH então?!... perfeito!!!!... infelizmente é assim que as coisas funicionam.... infelizmente é assim que muitos bons profissionais possuem empregos medíocres enquando muitos profissionais medíocres possuem bons empregos.... e toca a vida!!!

Se vier palestrar aqui pelas bandas do ES, por favor me avise ok!

Abraços!

Marcos Resende
Vitória.

A teoria na prática é outra coisa......acho que Confúcio não sabia desta versão da filosofia.....que aliás por questões inimagináveis saiu por completo do curriculummmmm das escolas por estas plagas!!!
E assim caminha nossa dez Humanidade!

Ricardo, excelente!

"Se não sabes, aprende; se já sabes, ensina".
Aprendi!

Abraço.
Gisele
CTBA

"BRAVO"!_Imagine,que hoje nos trabalhos autônos tem os chamados 'ajudantes'que não sã proficionais por isso não tem responssabilidades.Perde se muito com isso.Obrigado pelo texto!

Excelente texto..É o que encontramos em todos os lugares profissionais de relação de trabalho... o exemplo de uma construção é uma verdade= todos sabem aonde querem chegar.. idem em alguns trabalhos de comunidade não remunerados - doação de tempo e trabalho.

Nosso pais é rico de bons exemplos e também de maus(que também estão nos outros..).

Abraços e sucesso

"O que você está fazendo hoje?"

Foi a pergunta que inspirou o nascimento do Twitter, certo?

Prezados,
no email enviado por voces, afirmam que confuncio foi um grande filosofo e criador de ensinamentos como : ama o teu proximo como a ti mesmo, trate os outros como voce queira ser tratado etc.
Muito bom mas CONFUNCIO NÃO DISSE NADA DISTO
estes ensinamentos são parte do judaismo (Levitico,Hilel) e com certeza confuncio não foi judeu e a biblia é muito mais antigs que confuncio e hilel ensinou há 2000 anos atrás outros ensinamentos.
Gosto de confuncio mas vamos transmitir os ensinamentos corretos.
abraços

Brilhante???

Forte abraço,

Gabriel Peixoto
Robson, peça demissão.

Caro Ricardo,
" ame teu proximo como a ti mesmo", "se não sabes aprendes se já sabes ensina" e "trate os outros como vc gostaria de ser tratado" etc. NÃO É ENSINAMENTO DE CONFUNCIO E SIM DO JUDAISMO (Levitico, Hilel).
confuncio foi chines e não conteporaneo da biblia e de Hilel.
Acho valido divulgar a sabedoria deste grande filosofo mas com as devidas verdades autorais.
abraços

Você é o Cara, sensacional !!!

Oba ! Mais um que rasgou o manual de RH.

Gosto também da versão: Se sabe, faz. Se tá fazendo, acelera.... pq o resultado tá uma m....

-
Jayme,

já expliquei isso pro Jordão... sobre esse tal de "cafuncio". Sobre as Bases Bíblicas para os seus ensinamentos. Isso a tempos atrás... ele deve ter esquecido.

Mas o Ricardo não gosta muito(muito pouco na verdade) de praticar o que ele fala. Pra ele ensinamento e aprendizagem tem vias de mão única... as que ele diz(mas não faz).

Uma pena. Ele poderia crescer muito mais.

Tiago1:5 - E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Tiago1:6 - Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

Adriano Fernandes
porque ele resiste a aprender?... será que se acha de mais?

-

-
Por quê? Colocar um bloco em cima do outro é igual todos os dias. Misturar xxx partes de gesso para xxx partes de água é igual todos os dias.

Quem disse que o cara na sabe o que estão fazendo ao lado? Quem te disse que ele não sabem ou não conhece os processos? De onde você tirou que se X souber o processo de Y os resultados vão ser sempre melhores? Pra que desconstruir algo que você vai ter que construir do mesmo jeito depois?

Os territórios se governam sozinhos se tiver alguém para governar. Os problemas se resolvem sozinho se tiver alguém para resolver. Inegavelmente quem está de fora pode trazer soluções inovadoras, mas o dia-a-dia, só dá jeito quem está sempre ali.

Adriano Fernandes
ele é um excelente poeta... por isso não tem compromisso com a realidade.

-

Ricardo, bom dia!

Tenho acompanhado BizzRevolution, gosto muito, mas desta vez você SUPEROU as minhas melhores expectativas.

Acabei de lecionar em um projeto de Formação Profissional e me vi dizendo coisas, e me preocupando com isso, que você disse acima.

Preciso apenas unir prática à prática no que concerne a mim mesma quanto a ouvir sobre o meu trabalho, garantir que eu também saiba receber o dedo nas minhas feridas e agir para saná-las.

EXCELENTE!!! QUEBRA TUDO! FOI PARA ISSO QUE TODOS VIEMOS!! Pena que alguns esquecem...

Grande Abraço

Lao Tse disse tudo isso 600 a. C.
mas, e dai?
Isso eh irrelevelante.
O importante eh o conteudo do que o Ricardo falou.

Um abraco

FALCON

Jordão!!!
Grandes palavras, vou pegar um redbul e já escrevo.

Já que dizem: "Gente Grande discute Idéias, Gente Medíocre discute Comportamento.", vejo que sou um bobo medíocre, vejo que essa frase tem um sentido lógico, mas ao mesmo tempo é um TANTO INOCENTE!!!!!

Sendo assim, digo;
Se homens grandes discutem idéias,
"Homens extraordinários discutem "NOVOS" comportamentos". e ai? vai discordar?

O quê adianta de ter uma bela ideia ou algo bem grandioso se o comportamento presente ao redor da ideia é impróprio(?)

Detalhe: O nosso irmão Jesus, tbm escolhido pelo povo Brasileiro como maior (caráter) que já foi hospedado pela nossa terra mãe. Em 33 anos de seu vida, concluiu as melhores e mais eficaz "ATITUDES" sobre "comportamento" que se tem registro na história. E impressionante como essa tamanha força mediocre engedrada por ele repercutiu 'BILHÕES' de irmãos e ainda influenciará bilhares que ainda não vierão assinar o chão da planeta. O impacto das ideias comportamentais é tao COLOSSAL que até hoje esta voando de ERA em ERA sem freio a 2009 anos. Detalhe 2; HOJE, Quase todas as cidade do Brasil fala do nosso irmão nazareno TODOS OS SANTOS DIAS. Nao sei quem eh o 2 homem tao falado!! vc sabem?? diga ai!!!

Jordão,
Perde-se um tempo incrível dentro das empresas com jogos empresariais e motivacionais para despertar a estrelinha brilhante que existe dentro de todo "colaborador" (Argh!!! Quanta besteira!)

Hum,Besteira?? mas de tombo em tombo nesta tentativa de iluminar essa pequena estrela DIFICIL, vejo que a area de recursos humano é nova, tem poucos anos de vida e é a area que mais sofre de mudanças dentro da administração, ela já teve vários nomes e só pelo ato do RH se autointitular como responsável pela "CIH" CAPITAL DE INTELIGENCIA HUMANA eu fico muito surpreso e nao rasgaria o manual de RH como vc fez!!! tentar melhorar-lo e algo mais humanitarista!!!

A minha monografia em atividade, tive que pagar um tradutor para traduzir os livros de neurotecnologia, neuroeducação e neurociências. vou ver o que sou capaz de processar e ver o que será que eles podem acresentar na area de treinamento do RH.

Treinamento de RH, é uma área muito seria, o treinamento de RH varia radicalmente de empresa para empresa, pois eles trabalham com gerentes e buscam interagir com os objetivos para poder de treinar e capacitar a equipe de acordo com os objetivos dos gerentes. eles constroem trabalhos de integração,capacitação,clima,comunicação,saúde mental,processamento e orienta muita gente a se encaixar melhor nos seus lugares e a usarem melhor os recursos ao seus arredores, ate agora nao li nada de motivação em RH e o lado que conheço não é bem motivacional como vc fala é mais para dar manutenção ou melhor, um level-up na capital mental da corporação. Eu Acredito que RH pode mudar e vai mudar muito!!!!! O que vc ta vendo, acho que sao os tombos dela.


GOstei,bela frase!!
"O que você está fazendo hoje?""

Eu colei ela no meu monitor!!! Digamos, que ela agora é uma nova ferramenta neurolinguistica , todo dia eu vou ler ela, e neurologicamente com tempo, eu serei influenciado e provavelmente novos comportamentos irao surgir!.

ahm, tenho algumas que mexe muito comigo:
Quao profundo vc é capaz de respeitar uma única vida ao seu redor??
Até onde você será capaz de ir nesta história?
Até onde vc pode subir em cada ano? e como?
O que falta pra ficar perfeito Hoje?
Quai vai ser o goOOOool do seu grande dia???
Quando mais amor você conseguir gastar na história, mais bela e mágica ela será!!!!
O que posso transformar em fé??
Quao profundo você é capaz!!!

Porra!!!! Essas frases me enchem pracaralho!!!!


Obrigado pelo POST!!!
foi um otimo passa tempo!!!

MR.
Assistem AMELIE, esse é um lindo filme sobre comportamentos!!!
veja como ela é tao mediócre, criativa e mágica!!! rsrsrsrrs

Lao Tse disse tudo isso 600 a. C.
mas, e dai? Isso eh irrelevelante.
O importante eh o conteudo do que o Ricardo falou.
FALCON

Guerreiro, Isso eh irrelevelante???? JAMAIS!!! ISSO é o BERçO!!!!!
e porcausa de irmãos como LAO, esse conteudo que o Jordão falou é importante, indepedente de quem foi o PRIMEIRO que desfilou pela terra soltandos grandes palavras, seja socrates, seja tao tse, seja hilel e muitos de outros nossos irmaos que nao entraram pela história. O IMPORTANTE MESMO é o quão vc é capaz de aprender com essas palavras que propagam a milenio pela nossa corrente do pensamento humano e aumente a força dela, OUTRA, o que vc é capaz de fazer com a sabedorias delas??? O MAIS IMPORTANTE é vc reparar que seu "CORPO HUMANO" é um belo andróide com computador ORGÂNICO que veio sem o "manual de usuário"

COnheça a ti mesmo é o príncipio!

Essas palavras são partes dos manuais de usuário que não existe nesta terra!!!!!!!

MR.

MR,

Que nada. Quando uso uma frase ela é minha! Não é de mais de ninguém! Não importa quem disse ou escreveu primeiro. A frase se torna minha propriedade. Meu patrimônio. Esse negócio de direito autoral é muito chato...

Falcon

vc arrasou no texto, continue assim sempre, p pessoas lerem e se satisfazerem, como eu. Obrigada

Parabéns vc's arrasaram no texto, e nos comentarios tbm!! continuem assim para pessoas como eu, ler e se satisfazerem com que foi lido!!! obrigada

Post a comment

Os Comentários no Blog da BIZREVOLUTION são moderados. Por favor participe da conversa com comentários construtivos. Não é porque você está escondido atrás de um teclado que você pode bancar o machão. Você PODE e DEVE DISCORDAR das nossas idéias o quanto quiser. Apenas não toleramos que você humilhe as pessoas para defender as suas idéias. Comporte-se na internet da mesma maneira que você se comportaria na frente do seu cliente mais importante. Se você tem a necessidade de bancar o troll na web, recomendamos uma terapia. O seu comentário será liberado em alguns instantes.

Se você tem uma conta TypeKey ou TypePad, por favor Sign In


BUSCA

GRÁTIS!

Cadastre o seu email para receber os nossos últimos artigos no e-news QUEBRA TUDO!


Direto das Trincheiras!


Você já leu o QUEBRA TUDO?