Skype: BizRevolution | Fone: 11-4153-0885

« Revoluções para 2010. | Main | Watchmen: Quem deveríamos chamar de Heróis? »

09/12/2009

Missão 46 - Criação de uma Rede Social Interna.

Pin It

Blogs, Twitter, Orkut, Linkedin, Ning, as redes sociais estão na crista da onda. As possibilidades são imensas. Nunca houve na história dos negócios ferramentas tão interativas e ágeis como as atuais redes sociais. E eu acredito que estamos na infância dessa história. Imagina como serão as redes sociais daqui apenas 3 ou 5 anos? 

Hoje as redes sociais são usadas para vender, promover produtos, realizar operações de SAC, receber produtos de volta, captar feedack de clientes, insights de prospects e muito mais. E aparentemente, o negócio tá funcionando em todas essas frentes. 

A Missão 46 da série de 54 é sobre você utilizar as ferramentas de redes sociais disponíveis para você criar uma Rede Social Interna para a sua empresa. 

Se você é daqueles que precisam de provas para se mexer, confira essa information: um estudo global conduzido pela consultoria Watson Wyatt, consolida a idéia de que as redes sociais são muito mais abrangentes do que o uso em propaganda e promoções. De acordo com a pesquisa, 65% das grandes empresas planejam usar o hype tecnológico do momento para melhorar seus processos internos de comunicação já em 2010. Foram entrevistadas 328 grandes corporations de vários países. O estudo completo está aqui.

Eu acredito que as redes sociais internas tem um papel destroier quando a questão é incentivar a colaboração entre os funcionários. 

Por exemplo, através de um Twitter corporativo o vendedor poderia twittar do meio da rua uma pergunta para o suporte técnico, "Ei, alguém sabe me dizer se o produto X é compatível com sistemas Y? Algum case de sucesso recente?!", ou o presidente da empresa poderia usar o Twitter corporativo para fazer anúncios rápidos, "Galera, ganhamos a conta do Santander!!! Vamos vibrar!!". 

As possibilidades são imensas. No Twitter Corporativo você poderia inclusive incluir fornecedores e até clientes. Todos colaborando para chegar a uma solução bacana para todos. 

Você já pode usar o Twitter nesse sentido imediatamente. Basta abrir uma conta grátis no Twitter e permitir o acesso apenas a quem tem uma senha. 

Se preferir, você pode utilizar um concorrente direto do Twitter que nasceu para o mercado corporativo chamado Yammer. O Yammer é privado, seguro, tem funcionalidades de busca, SMS, e-mail, messenger, e pode ser acessado do seu desktop. O Yammer é show, confira. Uma excelente alternativa para o Twitter. 

O Twitter for Business específico com funções corporates será lançado em algum momento no primeiro semestre de 2010. 

Se não gostou, você tem outras opções:

Co-op é uma ferramenta de microblogging que vai além das funcionalidades do Twitter. Ele permite a você trackear o tempo de trabalho dos colegas e compartilhar agendas, além é claro, twitar. E mais, é grátis. 

Outra excelente opção é o Cyn.in. Um poderoso software baseado na web que interconecta os seus funcionários em uma espécie de intranet-microblog. Ele armazena arquivos, tem funcionalidades de wiki, blog, e fóruns. Simplesmente sensacional!

NÃO TEM COMO FICAR DE FORA! NÃO TEM COMO DAR ALGUM TIPO DE DESCULPA FURADA PARA NÃO MONTAR UMA REDE SOCIAL INTERNA NA SUA EMPRESA!

Pára de enrolar e bota a turma para colaborar!

Saindo um pouco das ferramenas de microblogs, vamos para a MARAVILHOSA ferramenta de colaboração chamada Central Desktop. 

Central Desktop tem anos de estrada. Nasceu para ajudar as empresas a montar suas intranets, e hoje evoluiu para um sistema que cria intranets ultra interativas. 

O quê a Central Desktop oferece você só terá se trabalhar em uma das 500 maiores empresas do mundo que possuem 500 programadores para tocar uma intranet. 

Central Desktop conecta as pessoas, compartilha arquivos, gerencia workflows de uma maneira totalmente social. 

PARE DE TRABALHAR SOZINHO!

A adoção das ferramentas que eu estou sugerindo é relativamente tranquila. Muito simples. O MAIOR PROBLEMA está na resistência das pessoas em adotar essas ferramentas. Por incrível que pareça, eu mesmo vejo resistência na adoção de redes sociais internas por parte dos JOVENS. 

Os "jovens" inventam todo tipo de desculpas para não usar as redes sociais internas. As desculpas vão desde "ah, mais uma ferramenta...", "não dá tempo de documentar o que eu estou fazendo" e por ai vai, além, é claro, do tradicional medo de se expor para todos, "eu não quero ficar dizendo a todos o que eu estou fazendo", "eu não quero demonstrar a todos que eu não sei determinado assunto", "o que vão pensar de mim?", blá blá blá. 

Para essa situação temos apenas uma solução: o líder tem que entrar no meio e deixar CLARO qual é a posição e expectativa da empresa com relação a participação de TODOS. O líder deve cortar as asinhas em tempo real de todos aqueles que atrapalharem o bom andamento da rede social interna. TODOS tem que comprar a idéia. TODOS tem que usar. Nem que seja na base da ditadura. 

Ainda não existe um grande case de sucesso relacionado ao uso de redes sociais internas. Entretanto, existem centenas de casos de sucesso comprovado no uso de intranets pelas empresas. Eu acredito que podemos classificar as melhores intranets corporativas como redes sociais internas 1.0, e o que temos agora como a possibilidade de migrarmos para um ambiente 2.0. 

Missão 46: IMPLEMENTAR URGENTE UMA REDE SOCIAL INTERNA NA SUA EMPRESA!

Quando estiver no ar, nos avise, reporte os resultados, seja o primeiro a navegar nesse oceano azul. 

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00d83451bad569e2012876393ab4970c

Listed below are links to weblogs that reference Missão 46 - Criação de uma Rede Social Interna. :

Comments

Feed Você pode acompanhar essa conversa ao assinar comment feed for this post.

A Socialwork (www.socialwork.com) é uma aplicação recente muito interessante que agrega o modelo (Twitter + Facebook) corporativos que tem integração automática com o Google Apps (Sites que funciona como Wiki). Soma-se ao WordPress... Temos um excelente kit web para empreendedores, pequenas e médias empresas.

Não é uma rede social propriamente dita, mas ajuda bastante na colaboração interna. O serviço Google Apps acaba de integrar o Google Groups nas suas versões Premium e Educational. Portanto, se você já usa a versão Premium na sua empresa, agora pode contar com um serviço bastante interessante para apoiar comunidades de prática, grupos de pesquisa, de projeto etc.

http://googleappsupdates.blogspot.com/2009/12/google-groups-launched-in-google-apps.html

Interessante artigo Ricardo.

Uma opção nacional de rede social corporativa seria esta aqui: www.sabesim.com.br

Achei interessante o que mostra no video.

Ótimo artigo Ricardo.

Quem tiver interesse em utilizar comunidades (redes sociais) para gerenciar seus negócios pode utilizar os softwares da empresa Softteria. Ela oferece Comunidades de Suporte, Feedback e Perguntas e Respostas.

Todos os softwares podem ser usados de forma gratuita. O endereço da Softteria é http://www.softteria.com.br

Acredito que o primeiro passo seja a escolha de um fornecedor da rede. Não convém a empresa ter que se preocupar com desenvolvimento de plataformas pagas, que geralmente são mais caras.

Neste cenário, vejo duas possibilidades:

Yammer e SuaRede

Alguém tem alguma opinião sobre esses dois?

Ricardo, estamos avaliando a SuaRede http://www.suarede.com.br . Você conhece?

Artigo muito bom! Aqui na empresa estamos usando uma solução muito bacana chamada Blocs. Ela reúne intranet e rede social corporativa e tem diversos módulos customizáveis, além de ser totalmente em português e ter baixo custo. Indico!
http://www.blocs.com.br/

Gosto da maneira que o bizrevolution aborda os assuntos por tentar quebrar paradigmas e transpor barreiras que se escondem em uma espécie de 'pseudo-ética', principalmente quando o assunto paira no âmbito corporativo.

É fato que no cotidiano as ferramentas mais utilizadas para fins de comunicação pessoal são as redes sociais. É mais um capítulo da História da comunicação que não pode ser ignorado.

Os colaboradores tem a oportunidade de se sentir parte do processo comunicacional da empresa e a instituição tem a chance de unir núcleos e sedes além de fomentar o sentimento de equipe e fortalecer os valores da empresa. E para que a implementação obtenha sucesso, o gestor tem papel fundamental para aderência correta.

Adotar uma rede social corporativa é fazer parte da revolução por um mundo melhor, começando pela sua empresa.

Post a comment

Os Comentários no Blog da BIZREVOLUTION são moderados. Por favor participe da conversa com comentários construtivos. Não é porque você está escondido atrás de um teclado que você pode bancar o machão. Você PODE e DEVE DISCORDAR das nossas idéias o quanto quiser. Apenas não toleramos que você humilhe as pessoas para defender as suas idéias. Comporte-se na internet da mesma maneira que você se comportaria na frente do seu cliente mais importante. Se você tem a necessidade de bancar o troll na web, recomendamos uma terapia. O seu comentário será liberado em alguns instantes.

Se você tem uma conta TypeKey ou TypePad, por favor Sign In


BUSCA

e-news da biz

Cadastre o seu email para receber os nossos últimos artigos.


Direto das Trincheiras!


COMENTÁRIOS RECENTES

POSTS RECENTES

Você já leu o QUEBRA TUDO?