Skype: BizRevolution | Fone: 11-4153-0885

« Compras. | Main | Marketing é persuasão? »

05/02/2010

Como o gestor de RH pode contribuir para o sucesso comercial da empresa?

Pin It

PERGUNTA: Como o gestor de RH pode contribuir para o sucesso comercial da empresa?

MINHA RESPOSTA: A área de recursos humanos é incrivelmente fundamental para o sucesso de uma empresa. Infelizmente, a grande maioria dos "profissionais" de rh são tudo menos gestores de talentos. 

Eu penso que o profissional de RH pode ajudar os negócios no seguinte sentido:

1. Treinamento. TODOS os funcionários de uma empresa tem que ter 100 horas de treinamento por ano - no mínimo! O gestor de rh tem que encontrar uma maneira de viabilizar treinamento para todos os funcionários. Seja via web, presencial, 1-a-1, em equipe, fora da empresa, dentro em uma universidade corporativa, se vira. TODO funcionário precisa de treinamento. É incrivelmente absurdo a pobreza de cursos, palestras e workshops que os funcionários de qualquer empresa são submetidos durante o ano. Se vira, faz alguma coisa, ou pede demissão!

2. Gestão do conhecimento. É incrivelmente maluca a quantidade de informação gerada pelos funcionários de uma empresa durante o ano. Entretanto, os funcionários a loja Y não conseguem transmitir o seu conhecimento para os funcionários da loja X; os funcionários da filial A não conseguem transmitir o seu conhecimento para os funcionários da filial B. O gestor de rh tem a obrigação de encontrar uma maneira de engajar os funcionários em uma incrível troca de informações entre si. Intranets, reuniões de brainstorm, twitter, mídias sociais, blogs, jogos corporativos, programas de palestras para funcionários, se vira, ou pede demissão!

3. Gestão da performance. Como sabemos quem é excelente e quem é pangaré na empresa? A grande maioria das empresas não faz absolutamente nada para medir a performance dos seus funcionários. É OBRIGAÇÃO do gestor de rh tomar alguma atitude a respeito e começar a medir o retorno que cada funcionário traz para a empresa, e como poderiam melhorar o seu trabalho. 

4. Atrair e Reter Talentos. Nunca foi tão difícil contratar boas pessoas. Hoje em dia tá levando quase seis meses para uma empresa bacana encontrar um cara que se adeque a uma vaga em aberto. Os requisitos de uma vaga são sempre muito superiores as habilidades dos candidatos. Os bons existem. Escondidos em algum lugar por aí. O gestor de rh tem que ser criativo para ajudar a empresa a aparecer no mercado como uma excelente empresa para se trabalhar para assim ter sempre um excelente banco de dados de potenciais funcionários. Perder bons funcionários é outra questão que está fora de questão. O gestor de rh tem a OBRIGAÇÃO de manter contato direto com os principais talentos da empresa para saber proativamente o que passa pela cabeça desses caras para não perdê-los em hipótese alguma. 

Além disso, o gestor de rh tem que estar com a mente aberta para as novas idéias de gestão. Estamos na era do conhecimento. TODOS os funcionários que trabalham em escritórios PODEM trabalhar de vez em quando das suas casas. O que você, gestor de rh, está fazendo para criar uma política de funcionários remotos?

Ajudar a construir um ambiente onde exista liberdade, respeito, democracia, autonomia e senso de urgência é obrigação do gestor de rh. 

ARREBENTA!


TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00d83451bad569e20120a8681030970b

Listed below are links to weblogs that reference Como o gestor de RH pode contribuir para o sucesso comercial da empresa?:

Comments

Feed Você pode acompanhar essa conversa ao assinar comment feed for this post.

Paixão por Vencer - Jack Welch

Nesse livro , o autor dá uma verdadeira aula sobre a área de RH. Qual a função do gestor de RH etc e tal. Existem algumas dicas práticas. Excelente leitura.

Abraço

O que acontece com esse pessoal de RH é uma coisa incrível e absurda! Trabalhei na área de pessoal por cerca de 41 anos, aliás toda minha vida profissional, porém afastei-me da última empresa em 2006 onde permaneci por 10 anos, (altamente experiente na função) e até antão não consigo uma colocação sequer. Acredito que devido a minha idade,atualmente 64 anos, está difícil.Principalmente no momento atual, devido minha situação financeira que fui cadastrado no SPC/SERASA, e desconfio que os maus profissionais de RH, fazem pesquisas nessa área, o que é extremamente proibido esse tipo de avaliação. Ora! Se o sujeito não consegue emprêgo como vai honrar seus compromissis? Se não estivesse aposentado dependendo de alguns profissionais que não tem iniciativa no trabalho em termo de desempenho e avaliação de pessoal e querem mostrar serviço nas empresas, eu estaria ferrado! Gostei do termo, ARREBENTA!

Post a comment

Os Comentários no Blog da BIZREVOLUTION são moderados. Por favor participe da conversa com comentários construtivos. Não é porque você está escondido atrás de um teclado que você pode bancar o machão. Você PODE e DEVE DISCORDAR das nossas idéias o quanto quiser. Apenas não toleramos que você humilhe as pessoas para defender as suas idéias. Comporte-se na internet da mesma maneira que você se comportaria na frente do seu cliente mais importante. Se você tem a necessidade de bancar o troll na web, recomendamos uma terapia. O seu comentário será liberado em alguns instantes.

Se você tem uma conta TypeKey ou TypePad, por favor Sign In


BUSCA

GRÁTIS!

Cadastre o seu email para receber os nossos últimos artigos no e-news QUEBRA TUDO!


Direto das Trincheiras!


COMENTÁRIOS RECENTES

Você já leu o QUEBRA TUDO?