Disciplinas.
Quais disciplinas você precisa dominar antes de começar uma empresa?
« O Incrível Mundo da Propaganda. | Main | Queda de vendas. »
TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00d83451bad569e201310ffaa499970c
Listed below are links to weblogs that reference Disciplinas.:
Você pode acompanhar essa conversa ao assinar comment feed for this post.
Finanças
Marketing
Psicologia (a parte relativa à resiliência, já que certamente haverão adversidades)
Vejo o resto como atividades de apoio. Se o empreendedor dominar, melhor. Se não dominar, pode contratar quando precisar.
Posted by: Douglas Cezar | 30/03/2010 at 11:58 AM
MUITA matemática financeira. Razoáveis conhecimentos de marketing, e muita paciência.
Posted by: André Bruno | 30/03/2010 at 12:56 PM
Todas. O Empreendedor deve ser um oceano de conhecimento mais de rasa profundidade. Deve entender de supersimples a prospecção de clientes. Daí entra sua liderança que fará com que contrate as pessoas certas para aprofundar os pontos chaves do oceano.
Forte abraço,
Gabriel Peixoto
Bom, agora que já banquei o menino bom, me respondam: como posso ensinar algo ao Douglas se tô proibido de dizer que um plancton daria uma resposta melhor que a dele?
Posted by: Gabriel Peixoto | 30/03/2010 at 01:00 PM
Administração, Finanças e Comportamento humano, creio que isso ajuda bastante.
Posted by: Allan Pitter | 30/03/2010 at 01:48 PM
Matemática Financeira, Administração, Gestão de Projetos, Gestão de Pessoas, Propaganda e Marketing, Sociologia, Psicologia e Relações Públicas.
Acredito que ter pelo menos uma noção razoável dessas 8, ou seja, entender por que, para que e como funciona cada uma.
Assim, se não tiver conhecimento necesário em alguma delas, é possível escolher com menos chances de errar uma pessoa certa para te ajudar.
Mas estou aqui como estudante de administração. Esse é um ponto de vista. Seria interessante se você desse um retorno sobre as perguntas que você faz.
Abraço.
Posted by: Bruno Cullen | 30/03/2010 at 03:37 PM
Dominar?? Acho esse conceito uma piada. Acredito que o cara deve saber bem o foco principal da empresa, de resto, se parar para querer "dominar" alguma coisa não vai fazer nada.
Abraço.
Átila Ebenriter
Posted by: Átila Ebenriter | 30/03/2010 at 04:42 PM
Antes da prática é difícl dominar qualquer coisa. O que o empreender precisa conhecer são duas disciplinas:
1- Números
2- Gente
Qualquer outra disciplina é em função destas duas e elas não são estanques são mutáveis. O estudo sobre elas deve ser contínuo e não só antes de começar uma empresa.
Penso que antes de começar uma empresa o empreendedor precisa, no mínimo, querer aprender muito sobre números e gente.
Posted by: Leandro Branquinho | 30/03/2010 at 05:28 PM
Olá Gabriel!
Eu gostei do que escreveu
Que tal me indicar algum artigo bom , seu ou de outros? Alguns livros também seriam bem vindos.
Eu concordo com o que você disse. Concordo que o empreendedor precise ser um oceano, ainda que raso. Supondo que ele não tenha recursos para contratar, ou sócios que o complemente, realmente ele precisa ter tudo.
Entretanto há muitas pessoas que conhecem apenas um aspecto do empreendedorismo: apenas finanças, apenas marketing ou simplesmente têm apenas a idéia para algum produto ou serviço. Ele ainda vai precisar do resto, inclusive lidar com impostos e fazer uma inteligente pesquisa de mercado para saber se o que ele quer vender tem púbico, quanto público , se tem concorrentes, como trabalham, etc etc etc.
A pergunta aqui é quanto ao que é crucial, indispensável.
Você pode ensinar, a mim e a qualquer um, sem ser censurado. Basta escolher como escreve.
E os livros? O que recomenda?
Um forte abraço,
Douglas
Posted by: Douglas Cezar | 30/03/2010 at 05:31 PM
Boa observação Átila.
Posted by: Bruno Cullen | 30/03/2010 at 10:25 PM
Concordo com o exposto e agrego:
Vendas, Negociação, Direito, Contabilidade, Comunicação, Redes Sociais, Criatividade e Inovação.
Posted by: Juliano Louis Zickuhr | 30/03/2010 at 10:40 PM
A fase de start-up de um negócio não requer nenhuma habilidade quadrada de faculdade. Nenhum negócio que vocês conhecem começou com o cara dominando qualquer disciplina.
Na fase de startup de uma empresa o cara precisa dominar a lavagem do chão; o delivery da pizza para mantê-lo acordado trabalhando. Na fase de START-UP o empreendedor precisa entender de varrer o chão, faturar a nota fiscal, e aprender na prática o que a empresa dele precisa.
Na fase start-up da coisa a empresa não tem departamentos, não tem plano, não tem metas fixas, não tem nada que uma empresa cheia de gerentes tem.
"Ah, mas uma empresa decente começa com tudo decente", aí que você se engana. NENHUMA empresa deve começar decente. NENHUMA! TODAS devem começar na garagem, com a turma tirando cocô da privada, com o cara do financeiro trocando lâmpada de escritório.
Na fase startup, o empreendedor tem que tentar dominar:
- A arte da RESILIÊNCIA;
- Ser completamente APAIXONADO pelo que está se propondo a fazer;
- Conhecer ALGUMA COISA do que ele se propõe a fazer.
Na fase startup não precisa conhecer de gente porque ele não tem gente para conhecer; não precisa conhecer de matemática financeira porque ele não tem faturamento para calcular, e por ai vai.
As disciplinas quadradas que você encontra nos planos de negócios, livros e faculdades entram - se entrarem - no terceiro ou quarto ano da empresa.
GO!!!
Ricardo
Posted by: Ricardo Jordão Magalhães | 30/03/2010 at 11:52 PM
Ou seja, a gente ouve tanta besteira e recebe tanta informação errada, inclusive das faculdades e pós graduações e etc, que:
1.Não sabemos como começar uma empresa e
2.Perdemos oportunides por achar que talvez estejamos aquém do que é necessário.
Resumindo sua resposta, a conclusão é: Iniciar uma empresa é mais simples do que parece. Excesso de informação equivocada é pior do que não ter informação.
Gostei. Faz sentido e complementa com o que você diz sobre faculdades.
Posted by: Bruno Cullen | 31/03/2010 at 01:09 AM
Tirando o que é trivial e obrigação natural (MArketing, finanças, mercado e etc) o disciplina mais importante é a disciplina do dia a dia: perseverança e insistência. Nada resiste ao TRABALHO.
Posted by: Valmir SIlva do Nascimento | 31/03/2010 at 03:19 AM
Além do que o Ricardo falou, acredito que há mais duas coisas:
- Foco (autogerenciamento)
- Finanças pessoais
Por não ter foco, um amigo meu hoje poderia ser milionário. Ele tinha idéias muito boas, conseguia convencer pessoas a investirem na idéia, mas depois ele não conseguia terminar os projetos. Já foi sócio de duas empresas que hoje estão muito bem. Também já teve outra empresa sozinho, mas infelizmente, faliu e ele teve ainda que sair da cidade as pressas de tanto que devia.
O outro ponto é fundamental também pois se você não souber gastar o seu dinheiro, também poderá acabar com a sua empresa, gastando o dinheiro que deveria ser reinvestido.
Posted by: Daniel Grillo | 31/03/2010 at 08:56 AM
O cara tem que saber oque é trabalho. O cara literalmente deve ser a Prefeitura do negócio dele. Que balela de administração, marketing e pesquisa sobre o mercado o caralho (isso são outros 500).
Tem que saber comprar, se for o caso, produzir e vender.
Matemática financeira de empreendedor é "opa ta sobrando dinheiro pra viver e se pah comprar a vista".
Entretanto, tudo que rela é relativo....
Posted by: Aecio | 31/03/2010 at 06:18 PM
Ué ... O Gabriel sumiu ...
Nunca vejo ele respondendo quando alguém argumenta bem com ele.
Posted by: Douglas Cezar | 31/03/2010 at 11:13 PM
Ricardo, eu concordo que no "primeiro sopro" ou nas "primeiras horas de vida" a empresa não precisa de marketing, finanças, blablablá. "Coisas de faculdade".
Mas dizer que só lá pelo 3o ou 4o ano e "se", é algo muito relativo, não acha?
Eu tenho contato com muitos empreendedores da área de consultoria, a maioria deles ex-bons-consultores que atenderam muito bem a alguns clientes, viram que seria mais rentável atendê-los diretamente ao invés de serem funcionários de alguma consultoria. E tiveram peito.
Eles tendem a crescer, amealhar mais clientes, no começo eles mesmos conseguem fazer tudo, mas raramente uma pessoa consegue fazer mais que 250 ou 300 horas razoavelmente produtivas num mês. (pela sua energia, acho que você pode ser uma exceção)
Quando chega a essa ponto, em que o ex-consultor-agora-dono tem 5, 6, 8 clientes, ele pára de ter contato direto com a execução no dia-a-dia. Pelo menos neste tipo de negócio.
Nesse ponto, se ele não conseguir trazer "liderança", "finanças", "marketing", ele simplesmente pára de crescer. Se ele quiser parar de crescer, tudo bem. Mas, se não quiser, vai sim, precisar trazer as coisas extras.
E em quanto tempo isso acontece? Geralmente, depende da audácia do empreendedor. Se o cara se apega demais a ele mesmo fazer as coisas, pode levar alguns anos mesmo. Mas se ele faz um trabalho bem feito de alavancar a empresa com bons profissionais ele vai precisar sim das outras competências, inclusive RH. Afinal, os bons consultores também são desejados pelos concorrentes.
Talvez seja uma característica do mercado que conheço, mas é assim que vejo.
Posted by: Douglas Cezar | 31/03/2010 at 11:21 PM
Eu fui muito genérico ao falar em "consultoria".
O cenário que descrevi acontece na área de consultoria de software de gestão empresarial.
É um trabalho muito "enraizado" nas operações dos clientes, e que exige um nível grande de dedicação (tempo) e especialização (conhecimento).
Posted by: Douglas Cezar | 31/03/2010 at 11:30 PM
"Na fase start-up da coisa a empresa não tem departamentos, não tem plano, não tem metas fixas, não tem nada que uma empresa cheia de gerentes tem."
"NENHUMA empresa deve começar decente. NENHUMA! TODAS devem começar na garagem, com a turma tirando cocô da privada, com o cara do financeiro trocando lâmpada de escritório".
"Na fase startup não precisa conhecer de precisa conhecer de matemática financeira porque ele não tem faturamento para calcular".
"As disciplinas quadradas que você encontra nos planos de negócios, livros e faculdades entram - se entrarem - no terceiro ou quarto ano da empresa".
Eu REALMENTE LI ISTO????
Ainda querem saber porque a ARM virou fumaça em 6 meses???
Forte abraço,
Gabriel Peixoto
Douglas, não seja covarde. Diga ao Jordão o que realmente acha da mente doente dele sem eufemismos, valeu?
Posted by: Gabriel Peixoto | 01/04/2010 at 03:05 PM
Entretenimento.
Leando diz: Ricardo...Boa tarde.
Em julho de 2009 Ricardo diz: boa
Leando diz: Ricardo.. Abrir um negócio... Poderia me dar uma idéia.. Estive pesquisando aqui na cidade onde moro.. Não ha na cidade um local onde as pessoas possam se divertir.. Eu pensei em abrir uma casa de boliche.. Com lanchonete e etc.. O que acha dessa idéia.. Hoje a cidade tem 70.000 habitantes e não tem nenhuma boate.. Tem 2 universidade e 1 faculdade e industria..
Ricardo diz: em poucas palavras, você tem que fazer o que gosta, não faça nada apenas por dinheiro, entretenimento é uma das indústrias mais importantes do século, tá todo mundo estressado e solitário, mas produtos e serviços de entretenimento tem vida curta, entretenimento = brinquedo, chega uma hora que o adulto enjoa e quer outra coisa, FAÇA UM PLANO DE NEGÓCIOS CUIDADOSO, que tenha diferentes maneiras de ter receita - bar, restaurante, brinquedos, jogos, cafeteria etc. O faturamento dos 12 primeiros meses tem que pagar o investimento e te voltar um bom lucro. Você precisa manter o entretenimento "fresh" senão o cara parte para a próxima. Saiba que ao fazer isso, você vai despertar o empresário da cidade para esse negócio. Concorrentes vão entrar no jogo nos primeiros 6 meses.
Leando diz: Obrigado"
Em 2010: "As disciplinas quadradas que você encontra nos planos de negócios, livros e faculdades entram - se entrarem - no terceiro ou quarto ano da empresa".
Forte abraço,
Gabriel Peixoto
Posted by: Gabriel Peixoto | 02/04/2010 at 06:41 PM
http://www.youtube.com/watch?v=Ax4qZN1ta8Q
Posted by: Anna | 03/04/2010 at 01:27 AM