Skype: BizRevolution | Fone: 11-4153-0885

« Como Ser Objetivo. | Main | A frente dos Clientes. »

08/12/2010

Lições de Negócios de John Lennon.

Pin It

Lennon

John Lennon: Um sonho que você sonha sozinho é apenas um sonho. Um sonho que você sonha com alguém é realidade.

Como todo grande artista a frente do seu tempo, John Lennon e os Beatles tiveram que camelar muito até encontrar alguém que os aceitassem como eles eram. 

No início ninguém deu muita bola para John Lennon e os Beatles. Mas eles tinham carisma. Certa vez um gerente de uma grande gravadora foi com a cara deles e resolveu lhes dar uma sugestão, "Meus amigos, eu gostei de vocês, por isso vou lhe dar um conselho. Abandonem esse negócio de rock. Hoje em dia (1960) existem muitas bandas de rock no mercado. Se eu fosse vocês, eu trocaria as guitarras por pianos e escolheria a música clássica". 

John Lennon é o meu ídolo máximo na área da cultura, contra-cultura, artes, contra-artes e afins. Eu cresci ouvindo os Beatles, aprendi inglês ouvindo os Beatles, dei o meu primeiro beijo ouvindo os Beatles, o primeiro sexo ouvindo os Beatles, a primeira briga ouvindo os Beatles e sei lá mais o quê. 

O Revolution do nome BizRevolution vem da música Revolution dos Beatles gravada em 1968 e onde John Lennon invoca uma revolução sem violência, onde todos os indivíduos assumem a responsabilidade direta por seus atos, e pela falta deles. 

A introdução do livro QUEBRA TUDO trás a letra de Imagine misturada com a letra de Revolution. 

A influência dos Beatles em tudo que eu faço vai e volta, mas está sempre presente. 

Hoje, faz 29 anos que um FDP matou John Lennon pelas costas e interrompeu uma Vida de inspiração para milhões. 

Imagine o que John Lennon teria produzido para o mundo nos últimos  29 anos se não fosse pelo maluco que lhe tirou a Vida?

Todos os anos, desde 1980, eu procuro prestar algum tipo de homenagem a John Lennon; e vou continuar a fazer isso até me juntar a ele esteja onde estiver para arrepiar os céus. 

Hoje, eu quero falar de algumas passagens empreendedoras que rolaram durante a carreira de John Lennon. 

1. Ninguém faz nada sozinho, nem John Lennon. John Lennon fundou o grupo que deu origem aos Beatles, o Quarry Men. Ele era o líder, o vocalista principal, O cara. Mas quando conheceu Paul McCartney, ele mudou completamente a maneira de ver as coisas e a sua própria liderança. Ao invés de liderar a banda, ele dividiu a frente do grupo com Paul McCartney. O resto é história. 

John Lennon e Paul McCartnery formaram a melhor dupla de compositores da história da música popular.

Durante toda a carreira dos Beatles, independente de quem fosse o autor de uma determinada música, os dois simplesmente diziam que a autoria era de ambos. Foram quase dez anos de centenas de criações, e dezenas de sucessos.

Hoje é muito comum você ver os membros de uma banda apontarem todos os membros como compositores de uma música, mas quem começou essa história foi John Lennon. 

O quanto o mundo poderia ser bem melhor se as pessoas que o fazem não se importassem com quem irá levar o crédito por uma boa idéia?

Deixe o seu ego de lado, John Lennon deixou, junte-se a revolution. 

Todas as empresas chamam os seus funcionários de colaboradores mas os tratam como funcionários quando o assunto é receber o dimdim. TODOS que trabalham em uma empresa com fins comerciais TEM algum envolvimento. Entretanto, APENAS os vendedores ganham comissão. 

Quando isso vai mudar? Quando os colaboradores que colaboram com as vendas serão recompensados pela sua colaboração nas vendas?

2. Despeça os seus melhores amigos se for preciso. O Paul McCartney trouxe George Harrison, Lennon trouxe Pete Best - baterista e seu melhor amigo. Entretanto, Pete Best, não era best o bastante para continuar em uma banda chamada The Beatles. Ele era bom para a fase QuarryMen, mas fraco para a fase The Beatles. John Lennon não teve dúvidas, mandou Pete Best embora, e chamou Ringo Starr. 

Novos patamares, novos funcionários com novas habilidades. Uma lição fácil de aprender e difícil de implementar. 

O que fazer com os profissionais que ajudaram a empresa a chegar até aqui mas não servem para levá-la mais adiante?

Escola neles! Livros neles! Estudo neles! Caso contrário, rua. 

John Lennon era humano, e nem sempre foi tão severo com a mediocridade. Ele tinha um segundo amigo na banda, Stuart Sutcliffe - poeta, pintor e música medíocre - que ele teimava em manter na banda. 

Se não fosse pelo Sutcliffe pedir para sair, Lennon teria mantido o cara nos Beatles e talvez comprometido toda a sua carreira. 

Aqui, mas uma vez, fica a mensagem: cara, procure fazer o que você gosta de fazer e sabe fazer. CUIDADO para não se comprometer em negócios que não conhece. 

Beatles-4ever-logo
3. Gênios produzem, copiam, inventam, mixam. Os primeiros discos dos Beatles tinham músicas de outros caras. As primeiras músicas dos Beatles tinham uma batida similar a batida que já existia no rock. Mas nem por isso eles ficaram parados esperando pela surgimento de uma grande idéia. Eles produziam, produziam, produziam, e durante os quase 10 anos que ficaram juntos, a qualidade das composições foram ficando cada vez melhores. 

A evolução é nítida quando você ouve "Love Me Do" - primeiro sucesso dos Beatles -, e quando você ouve "Let it Be" - um dos últimos sucessos. 

Eles começaram com cabelo curtinho e terminaram com cabelo cumprido e barba. Eles começaram tomando Coca-Cola, e experimentaram de LSD a cocaína. Eles começaram se apresentando com roupas iguais e terminaram usando calça boca de sino e roupas da Índia. Eles tocaram rock, pop, heavy metal, fizeram música para criança, música para dormir, música clássica, música para desenho animado, músicas de 2 a 13 minutos de duração. Eles fizeram de tudo, experimentando todos os tipos de sons, e deram origem a dezenas de estilos de música popular. A única coisa que eles NÃO FIZERAM foi ficar parado e nadar no sucesso do passado. 

4. Os Reis do ié-ié-ié são os Reis do Marketing Viral. John Lennon era o engraçadinho da turma. Ele era cheio de tirar um sarro de todas as situações possíveis e imagináveis. Os reportéres iam para as entrevistas na esperança de captar alguma nova frase de efeito de John Lennon para publicar estampadas em seus tablóides. John Lennon inventou os paparazzis!

A mais viral de todas as frases de Lennon foi dita no dia 4 de Março de 1966, John Lennon disse, "O cristianismo vai sucumbir. Hoje nós somos mais populares que Jesus Cristo". A frase gerou uma grande onda de revolta contra os Beatles. Milhares de disco foram queimados, e até a Ku Klux Klan pediu a cabeça de Lennon. 

Outro grande viral da carreira dos Beatles foi a invasão da Beatlemania aos EUA em 1964. Fala-se muito que toda aquela mulherada que gritava feito loucas arrancando os cabelos no aeroporto eram mulheres contratadas pela EMI para chamar a atenção dos americanos. Se isso realmente aconteceu, os Beatles são os precursores do vídeo viral. 

5. You Beatles Tube. Os Beatles sabiam desde sempre que o vídeo teria um papel muito importante na disseminação da sua música. Foram os Bealtes que inventaram o video-clip. Foram os Beatles que filmaram pela primeira vez as suas turnês músicais para transformar em produto para venda. Foram os Beatles que tocaram pela primeira vez em um grande estádio esportivo (inclusive nem havia aparelhagem boa o suficiente na época para tanto. Tem gente que pagou e não ouviu nada). Como Elvis, os Beatles entraram para o mundo do cinema, e usaram a telona para espalhar sua música. Música, clips, televisão, turnês, camisetas, shows em estádio, os caras inventaram tudo.

6. Toda grande empresa precisa de uma Equipe de Staff Poderosa. John Lennon era um artista. Paul McCartney era outro artista. Harrison e Ringo também. Os caras chegaram onde chegaram porque conseguiram se cercar e atrair profissionais de incrível talento e percepção musical e de negócios. 

Brian Epstein, o empresário dos Beatles, foi o cara que descobriu a banda no Cavern Club e se dobrou para torná-los famosos. É de Epstein a idéia de todos os quatro se apresentarem usando ternos e não jaquetas de couro. Ele enquadrou John Lennon e enquanto esteve vivo era a liga que unia os quatro. 

George Martin, o produtor, gravou a grande maioria das músicas dos Beatles, e conhecia os quatro como ninguém. Ele foi o grande responsável por tornar as idéias malucas dos Beatles em realidade, como a mistura de músicas com sons do dia-a-dia que aconteceu no Sgt Peppers.

Os Beatles começaram a terminar quando Epstein morreu; a liderança que eles tanto precisavam começou a desmoronar. O cara da execução que mantinha o grupo com os pés no chão se foi. Idéia sem execução é apenas um sonho. Vale para os Beatles e para você. 

7. E, o sucesso é um grande mistério, que todo empreendedor desconhece sua origem. Dez em cada dez empresas não dão certo quando começam. Sete delas quebram. Três delas dão certo porque o empreendedor é flexível o bastante para se adaptar a realidade das coisas. 

O que faz um negócio prosperar? 

Ninguém sabe, e todos sabem. 

Continue lendo o que eu escrevo, continue lendo o que os outros escrevem, continuem estudando as histórias de outras pessoas, keep walking, um dia você descobre o quê é único e o quê funciona melhor para você. 

Certa vez, um repórter perguntou a Lennon, "A que você deve o sucesso dos Beatles?", John Lennon respondeu, "Se eu soubesse eu me tornaria empresário e começaria outra banda".

ALL YOU NEED IS LOVE!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Us_vs_john_lennon

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00d83451bad569e20120a72e0e9d970b

Listed below are links to weblogs that reference Lições de Negócios de John Lennon. :

Comments

Feed Você pode acompanhar essa conversa ao assinar comment feed for this post.

Jordão, você escreve muita bobagem.
Mas, quando acerta, é excelente.

Parabéns pelo texto.

P.S: Sugiro que, sempre que possivel, seus textos sejam associados ao mundo corporativo, como esse dos Beatles.

Keep trying...

"E o sucesso é um grande mistério que todo empreendedor desconhece sua origem."

Sobre a frase acima, RECOMENDO um livro que tive a oportunidade de ler recentemente ("The drunkard´s walk" - ou "O caminhar do bêbado", escrito por Leonard Mlodinow). Não é um livro para "qualquer um"!

O livro ajuda o leitor (novamente: não eé para qualquer um") a perceber como (nós todos) lidamos muito mal com a aleatoriedade.

Abraços,

LAF


FANTÁSTICO!!!!

Senti uma energia imensa emergindo da alma ao ler o texto!!!! John Lennon era fascinante!!!!! A História dos Beatles mexe com a alma das pessoas!!! Pena que os bons morrem jovem!!!

Sou fá inegável das suas analogias e algumas me deixam profundamente emocionado! Essa é uma delas!
Parabénas mais uma vez, Ricardo! Você foi a minha fonte de inspiração para criar meu blogue e passar minhas ideias, enfim, meu muito obrigado!

Muito bom este texto dá energia, entusiasmo. Eu gostei de saber a origem do nome BizRevolution.
Sobre a questão e resposta final no texto:
"O que faz um negócio prosperar? Ninguém sabe, e todos sabem".
Recorro também à música: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" Geraldo Vandré.

Não pensei duas vezes em ler sua matéria. Até mesmo por ser um fã dos Rapazes de Liverpool...A ótica mostrada é fascinante. Eles passaram um exemplo de mudança não só na música, mas no comportamento, na noção de que o mundo não era só Rock, mas havia muita coisa que ficava encoberta na visão alienada da época, e nesse ponto eles foram simplesmente fantásticos. Para o Marketing eles são uma matéria infindável do que é se projetar no mercado, desde que tenha talento e saíba o que realmente se quer.
John foi um mestre entre outras coisa do duplo sentido, basta ouvir suas músicas e cito por exemplo "Mind Games" que já foi em carreira solo.
Parabéns pela matéria.

Ahhh....minha preferida?...hummm...muitas...mas creio que seja de John - In my life.

Rogerio Frare

CARAMBA!!! QUE POST!!!

Forte abraço,

Gabriel Peixoto
Hole in one.

Ricardo, excelente!
-Valter

Espero ansioso pelo livro QUEBRA TUDO!!! De acordo com os outros comentários, nem preciso mencionar que o texto é ótimo (já mencionando rs).

[]s

FANTÁSTICO!!!

Muito bom!!

John Lennon Meu Idolo!

"Pena que as Melhores pessoas Morren Cedo"

John Lennon Vc será eterno!!!


s2

Ricardo,

Só posso agradecer por todos os textos lidos no BIZREVOLUTION, te acompanho há bastante tempo e sempre consigo levar alguma coisa para minha vida pessoal e profissional. Parabéns, estarei sempre por aqui.

Abraços

Renniê

Fala Ricardo,

Cara que energia, que ligação! Lennon era de fato um cara fodástico demais! Não só ele mas os Beatles. Cresci e continuo ouvindo e ouvindo mais e mais os Beatles. Os caras eram genialidade que transbordava e sobrava para vários âmbitos. Ta aí a prova.
Valeu demais.

Jorge

Ricardo, estou conhecendo o seu blog hoje e estou adorando... agora, depois de ler essa analogia virei sua fã! Maravilhoso! Parabéns

Post a comment

Os Comentários no Blog da BIZREVOLUTION são moderados. Por favor participe da conversa com comentários construtivos. Não é porque você está escondido atrás de um teclado que você pode bancar o machão. Você PODE e DEVE DISCORDAR das nossas idéias o quanto quiser. Apenas não toleramos que você humilhe as pessoas para defender as suas idéias. Comporte-se na internet da mesma maneira que você se comportaria na frente do seu cliente mais importante. Se você tem a necessidade de bancar o troll na web, recomendamos uma terapia. O seu comentário será liberado em alguns instantes.

Se você tem uma conta TypeKey ou TypePad, por favor Sign In


BUSCA

GRÁTIS!

Cadastre o seu email para receber os nossos últimos artigos no e-news QUEBRA TUDO!


Direto das Trincheiras!


Você já leu o QUEBRA TUDO?