Skype: BizRevolution | Fone: 11-4153-0885

« Vídeos com as Startups presentes no EPICENTRO. | Main | Álbum de fotos do EPICENTRO. »

07/05/2012

Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.

Pin It

Rafael_Sanzio_The_School_of_Athens_detail_Plato_Aristotle

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.

Eu sou contra o voto obrigatório. Vamos encarar a realidade: a maioria da galera não está nem ai para política, e isso não vai mudar nem em mil anos.

Eu aprecio o otimismo de algumas pessoas em achar que a galera vai desenvolver algum tipo de voto inteligente depois que passarem por trocentas eleições, mas na prática não vai rolar nada disso. Nem mil eleições vão mudar a cabeça da grande maioria das pessoas porque a grande maioria das pessoas tem cada vez mais outras coisas dentro das suas cabeças.

Você sabia que na Grécia, o berço da democracia, o voto não era obrigatório?

Sabe como funcionava por lá? 

Os gregos simplesmente sorteavam alguns cidadãos atenienses que pertenciam a um seleto grupo de pessoas conscientes politicamente e entregavam um cargo político para os caras. 

Aristóteles acreditava que se todo o povo ateniense tivesse direito ao voto, um boçal metido a besta com falsas promessas de campanha facilmente conseguiria influenciar as massas. 

Aristóteles estava errado?

Apesar de apenas 10% dos atenienses terem direito ao voto, a democracia ateniense foi a forma de governo que, no mundo antigo, mais direitos políticos estendeu ao indivíduo. 

O atual sistema de voto no Brasil e no mundo é muito imbecil. Milhões de pessoas votam a cada quatro anos no pior candidato possível baseados no tediante horário eleitoral gratuito, trabalho de boca de urna e outros lixos.

Isso tem que acabar. Eu voto pela volta do velho modelo grego ou algo muito parecido.

Quem quiser votar tem que se envolver até o último fio de cabelo para entender o que a sociedade precisa, o que cada candidato oferece e quem está por trás de cada partido; caso contrário, não pode votar.

Eu tranquilamente abriria mão do meu voto se soubesse que estaria na mão de cidadãos independentes, muito mais bem informados sobre política do que eu, e conhecedores da máquina do estado como a turma do Transparência Brasil, Portal Contas Abertas, Observatório Político entre tantos outros. 

Temos que reinventar a sociedade. Cada macaco no seu galho. Cada um fazendo a sua parte no melhor que tem a contribuir para os outros. 

E isso também vale para você. O que eu mais encontro por aí é "vendedor de solução". Vendedores que dizem que vendem o pacote completo, tipo: produtos + serviços + treinamento + consultoria + manutenção + suporte técnico + serviços financeiros + blá blá blá. Isso não existe, não dá certo, você não consegue dominar tudo, e acaba patinando e se queimando porque tentou vender a solução completa. 

Você sabia que 30% das vendas de uma empresa vem através de parcerias? 

Se você não tem parceiros sólidos e de confiança indicando negócios para a sua empresa, você está de cara deixando de faturar 30% ao mês. 

Você quer aumentar as vendas da sua empresa em 30% no médio prazo? Estabeleça parcerias!

Ao invés de vender a "solução completa", especialize-se em apenas uma das coisas que compõe o pacote completo e estabeleça parcerias para todo o restante. 

Especialize-se em Suporte Técnico, por exemplo, e quando um cliente quiser comprar produtos, indique um parceiro especializado em vender produtos; quando o cliente quiser comprar manutenção de equipamentos, terceirize para o seu parceiro de manutenção, e assim por diante. 

Diga aos seus parceiros que você vai enviar negócios para eles, e peça para eles enviarem negócios para você. Se ao final de um período você se encontrar enviando negócios para os parceiros e não recebendo nada em troca, dê um chute na bunda dos caras, e troque a turma! 

Se você quer resultados diferentes, você tem que experimentar coisas novas. 

Terceirize a escolha dos seus representantes políticos para quem entende mais do assunto do que você; e terceirize a execução de 80% do que você diz que sabe fazer para quem realmente sabe fazer. Concentre todas as suas energias em ser o melhor do mundo naquilo que você realmente entende. 

O mundo cheio de especialistas é muito mais interessante do que o mundo cheio de vendedores de soluções tentando dominar todos os assuntos sem a mínima condição de fazê-lo bem feito.  

Para no futuro próximo existir trabalho para todos, precisamos que todos escolham se especializar em alguma coisa, e terceirizar todo o resto. 

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

 

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00d83451bad569e2016305496489970d

Listed below are links to weblogs that reference Nunca existiu uma grande inteligência sem uma veia de loucura.:

Comments

Feed Você pode acompanhar essa conversa ao assinar comment feed for this post.

Ricardo,

Muito legal sua colocação sobre o pacote completo X parcerias.

Eu concordo com seu ponto de vista.

Mas eu observo, frequentemente, que quem quer a solução completa são os próprios clientes, de preferência um pacotão bem barato que faça tudo.

Alguns deles, entendem uma proposta diferente, mais ousada, com mais qualidade e, por isso, um pouco mais cara, mas, no fim, o que fala mais alto é a ilusão que eles têm de levar o pacotão por um preço supimpa.

O cara congela o projeto alegando que calculou mal os custos e vai procurar outro cara pra fazer, por uma qualidade inferior mas que ele pode pagar.

Eu fiz recentemente o que você sugere. Trouxe parceiros para para atender as necessidades do cliente.

E, no entanto, ele buscou o pacotão dizendo exatamente essas palavras:

"Vocês realmente estão acima da média, mas meus sócios concluíram que precisamos economizar. Tem um pessoal aqui na cidade vizinha que faz o pacote completo e mais barato."

Em seguida, em um orçamento para um segundo cliente, aconteceu o mesmo. Ele queria um serviço completo e baratex.

O ponto é que o preço será sempre primeiro lugar em detrimento da qualidade.

A sua sugestão para contornar esse problema seria buscar os clientes mais abertos à propostas ao seu modelo de negócios?

Obrigado!

Olá Ricardo!

Acredito que o problema da politica não seja APENAS a origem dos políticos, sabemos que os homens são corruptos, a raça humana é corrupta. Mesmo elegendo um politico não corrupto, com o tempo, e acesso fácil aos recursos ele se tornará, estará dando emprego a parentes, metendo a mão no dinheiro do governo etc...

O poder e dinheiro corrompe fácil as pessoas, do malandro ao mais integro, do rico ao pobre, do católico,evangélico, budista ao ateu...

Desde o inicio dos tempos, Adão e Eva foram expulsos do paraíso porque "pecaram", desde o inicio dos tempos Irmão matava irmão, quando Caim matou seu irmão Abel.

O próprio Deus na bíblia fala "Maldito homem que confia no homem".

É difícil criar um modelo político ideal, sempre haverá corrupção e desigualdades.
Meu voto é para criar LEIS SEVERAS aos politicos contraventores, criar leis que sejam CUMPRIDAS,
onde um politico contraventor será condenado pior do que um assassino, pior que um estuprador, pois este está provocando mal a milhões de pessoas.

Antigamente as pessoas não respeitavam as leis de trânsito, hoje respeitam mais porque dói no bolso furar um semafro, dói no bolso levar multa por velocidade alta, dói no bolso! Só assim para respeitar as leis de trânsito.

Só que estas leis NUNNNNCA VÃO EXISTIR, ou ser votadas, porque as raposas estão tomando conta do galinheiro. Pois são os próprios políticos que votam as leis.

Especialização é uma forma de controle social. Numa sociedade cheia de especialistas, ninguém tem visão holística para entender como o sistema funciona, e o que pode ser feito para transformá-lo.

Será mesmo que eu sou o único culpado pela eleição de um corrupto? Será que a responsabilidade da qualidade do mandato é somente minha?
Sou eleitor, me informo, leio jornal todo dia, mas ainda assim sou enganado. E sou enganado a muitos anos.
Acredito que a responsabilidade da qualidade do mandato é do dono do mandato. Eu apenas o elegi, o escolhi dentre as alternativas que me foram apresentadas. Se todas as alternativas são pouco satisfatórias, a responsabilidade é minha? Se eu fui enganado, por um sujeito muito bom neste assunto, eu sou o culpado?

Gilberto, talvez você tenha sido enganado justaente por ler jornais todos os dias.

Jornais são como revistas: uma prateleira de notícias patrocinadas.

Tudo que você lê num jornal são notícias financiadas por candidatos e quem já está no poder.

O jornal apenas se traveste de defensor da opinião pública e informante do povo.

Bruno,

O cliente que compra a "solução completa" em um mesmo lugar hoje vai procurar o especialista amanhã porque vai quebrar a cara com a escolha que vai fazer. Cola nele, liga para ele em 6 meses, você vai ver que ele estará arrependido da escolha que fez.

Sim, é bom para o cliente encontrar tudo em um único lugar. É por isso que existe a estratégia do "one stop shop". Mas essa estratégia é da época em que o cliente realmente tinha dificuldade em encontrar a turma. Hoje é muito mais fácil.

Cliente evoluído quer fazer negócios com especialistas, cliente de primeira viagem ainda procura por vendedores de solução.

VAMOS QUE VAMOS!

Ricardo

Obrigado pela resposta, Ricardo. :)

O voto não-obrigatório é uma dessas coisas bonitas de se falar mas que têm um péssimo resultado. O princípio está correto,mas o resultado é pior que o voto obrigatório.

Aqui no Brasil o populismo tem sua fatia (casal Garotinho, por exemplo), mas na Argentina (onde o voto não é obrigatório) o populismo é rei.

Isso já foi até objeto de estudo. Quem acaba comparecendo às urnas, são as camadas mais fragilizadas da população, facilmente iludidas por discursos inflamados, frases de efeito e toneladas de demagogia.

Um engano que o pessoal faz é este do anônimo. O mercado de hoje requer empresas especialistas que conseguem agregar valor não só ao seu produto, mas trazem diferencial para seus clientes.

Mas são apenas as empresas que deveriam ser especialistas, não os profissionais. O profissional preparado para o mercado de trabalho é aquele que consegue compreender determinada tarefa de vários ângulos distintos. (claro que existe espaço aos especialistas também)

Post a comment

Os Comentários no Blog da BIZREVOLUTION são moderados. Por favor participe da conversa com comentários construtivos. Não é porque você está escondido atrás de um teclado que você pode bancar o machão. Você PODE e DEVE DISCORDAR das nossas idéias o quanto quiser. Apenas não toleramos que você humilhe as pessoas para defender as suas idéias. Comporte-se na internet da mesma maneira que você se comportaria na frente do seu cliente mais importante. Se você tem a necessidade de bancar o troll na web, recomendamos uma terapia. O seu comentário será liberado em alguns instantes.

Se você tem uma conta TypeKey ou TypePad, por favor Sign In


BUSCA

GRÁTIS!

Cadastre o seu email para receber os nossos últimos artigos no e-news QUEBRA TUDO!


Direto das Trincheiras!


COMENTÁRIOS RECENTES

Você já leu o QUEBRA TUDO?