Skype: BizRevolution | Fone: 11-4153-0885

« Missão Rakuten rumo aos EUA. | Main | O Livros dos Mormons. »

01/06/2012

Como fazer anotações matadoras em eventos e palestras.

Pin It

Sxsw_sketchnote
A grande verdade é que a maioria das pessoas gasta uma nota preta para ir até o evento X para assistir a palestra Y mas não consegue aproveitar tudo que poderia desses eventos porque não consegue transformar aquilo que está ouvindo em informação útil para passar para frente para decidir alguma coisa.

É realmente difícil assistir a uma palestra e automaticamente ou simultaneamente transformar a informação que você está escutando em algo que você pode usar depois.

Como resolver esse problema?

Tem que pedir ajuda para a tecnologia.

Eu vou compartilhar com vocês as ferramentas que eu uso para transformar as idéias que eu escuto nas palestras em algo que eu posso usar imediatamente.

1. Notebook ou iPad. Para começar a história, papel de pão e caneta bic para tomar nota de palestra é o fim da picada. Se você realmente quer tomar nota de algo tem que usar um notebook ou um iPad. O notebook é melhor para escrever mais rápido, por outro lado, o iPad tem hoje apps muito legais que facilitam as anotações e transmissão das idéias. Eu escolho o iPad; além de ser mais prático de carregar, tem uma bateria que não termina quando a palestra acaba.

2. Audiotorium Class & Meeting Notes. O Audiotorium é um app para iPad show de bola que permite a você tomar nota das palestras no mesmo lugar que ele grava o áudio das palestras. Toda palestra que eu assisto eu gravo o áudio para escutar depois. Ele permite compartilhar as gravações via Dropbox. Ou seja, quando termina a palestra, você já pode encaminhar a gravação para os seus colegas e funcionários que não puderam assistir a palestra já com as suas anotações e recomendações.

3. O design das anotações é muito importante. A maneira que você toma nota é um detalhe muito importante na história toda. De nada adianta tomar nota das coisas se você anota tudo de maneira desorganizada. Seja no Audiotorium ou em outro lugar, eu sempre divido as minhas anotações em três partes: (1) O que o cara falou, (2) O que os outros falaram, (3) O que eu vou fazer. A imagem abaixo mostra esses tópicos já organizados para tomar nota de uma palestra que eu vou assistir na semana que vem.

Screen Shot 2012-06-01 at 4.06.41 PM

4. Câmera Fotográfica. Uma coisa que eu não faço é copiar no audiotorium uma informação que está no slide do palestrante. Quando eu preciso copiar no Audiotorium exatamente o que o cara mostrou, eu tiro uma foto do slide que está sendo projetado. Para conseguir uma imagem melhor, eu sempre sento muito próximo do telão dos slides. Como a maioria das pessoas tem vergonha de sentar perto do palestrante, eu sempre encontro uma cadeira vaga me esperando. Hoje em dia eu tiro fotos com a câmera do próprio iPad. É muito mais prático. Na sequência eu pego a foto e já espalho nas redes sociais, ou já manipulo no Keynote.

5. Keynote do iPad ou PowerPoint do Notebook. O desafio do pós-evento é transmitir tudo que aprendemos no evento para quem trabalha conosco. Se você esperar voltar para casa para preparar uma apresentação de tudo que aprendeu, não vai rolar. Para evitar isso, eu já faço a apresentação que eu vou mostrar para outras pessoas na hora que está rolando a palestra. Uma vez que as fotos dos slides já foram capturadas na câmera do iPad, e as anotações já foram feitas no Audiotorium, terminou a palestra, eu crio os slides no Keynote em 15 minutos. Eu pego as fotos, e as anotações feitas no Audiotorium e meto bala.

6. Hashtag do Twitter. O ser humano normal não consegue captar tudo que está escutando. Enquanto estamos processando uma informação que nos chamou a atenção, os nossos ouvidos se fecham para o que está rolando na sequência.  Uma maneira de capturar insights que talvez tenhamos perdido na palestra é através da hashtag do evento. Desenvolva o hábito de acompanhar as hashtags dos eventos que você participa no twitter e acrescentar o seu ponto de vista sobre o que está escutando. A primeira coisa que eu faço quando chego a um evento é descobrir qual será a sua hashtag para participar da conversa.

7. Storify. Quando o evento é grandioso, o número de tweets na hashtag é insano. Para facilitar a descoberta dos tweets mais interessantes, e organizá-los de maneira a contar uma história bacana de tudo que rolou, eu uso o app Storify no iPad. O Storify é fascinante.  A tripa dos tweets fica um tesão dentro do Storify, e a galera com quem você compartilha curte muito. 

8. Easel.ly. Que tal transformar as infos das palestras em infográficos instantâneos? O Easel.ly é um app baseado na web show de bola que permite a você criar infográficos iguais aqueles tantos que você vê circulando pela internet. Já pensou você criando o seu próprio infográfico? Experimente o Easel.ly! Enquanto a galera vem com as anotações em papel de pão, você volta com as infos em gráficos show de bola. Que tal?

Cara, é muito importante transformar rapidamente tudo que você viu nas palestras em informações usáveis. Caso contrário você corre o risco de não obter retorno algum sobre o investimento que você fez em você mesmo durante o evento.

Gostou das idéias? 

Como você toma notas das idéias captadas nas palestras?

Compartilha ai!

TrackBack

TrackBack URL for this entry:
http://www.typepad.com/services/trackback/6a00d83451bad569e2016766fe5410970b

Listed below are links to weblogs that reference Como fazer anotações matadoras em eventos e palestras. :

Comments

Feed Você pode acompanhar essa conversa ao assinar comment feed for this post.

Show de bola essas dicas, hoje são a forma mais prática e inteligente de se aproveitar e assimilar conteúdo inclusive em salas de aula.

Ficar copiando lousa é coisa do passado!

1 Deixe um gravador rolando para poder ouvir depois e revisar se precisar.

2 Tire fotos dos slides ou o que ele escrever/desenhar na lousa/painel.

3 Vá fazendo anotações no estilo Mapa Mental com seus próprios insights, dúvidas e observações.

Pronto, agora fique com a sensação de dever cumprido ;)

ps: É sempre bom pedir autorização antes de gravar o áudio para o palestrante/professor.

;)

Show de dicas...

+bom comentário do Tarik Martins com a parte de utilizar em salas de aulas também a ideia.
e, o fator de pedir autorização... havia pensado e vc comentou (boa).

Eu utilizo o Evernote e o Penultimate (este recem comprado pela empresa do Evernote).

Evernote grava o áudio e eu posso adicionar as anotqcoes feitas no penultimate.

Eu vou muito a palestras e blogo tudo!! Aqui nos EUA os caras me pagam para eu ir aos eventos para depois postarem meu blog... Mes passado estive em Vegas na Collaborate'12 e desde 2009 a Oracle me da o ingresso FULL CONFERENCE para Open World em Sao Francisco como blogger!! So o ingresso sai a mais de 3000 dolares!! E gracas a voce, Ricardo, que foi a minha fonte de inspiracao! Inclusive no blog nesse exato momento tem umas fotos e comentarios do evento de JD Edwards que fui em Las Vegas!!

Inclusive nas Open Worlds eu transmito video ao vivo pelo meu iPhone usando o uStream.com... Ja tive ate 5 viewers simultaneos quando transmito uma palestra sobre tecnologia no mundo do ERP!! Tem que ter criatividade e usar a tecnologia a favor!!

As apps que eu uso sao o Notes Plus, qjeeh um caderno fodastico que vc escreve com uma stylus, e que tambem grava o audio relacionado a pagina, mas eu prefiro a escrita do Pen Ultimate, que eh mais suave e "organico". Eu deixo uma nota na pagina do Notesplus sobre a palestra, e faco as anotacoes no Pen Ultimate. Tiro as fotos no iPhone e as envio em tempo real para o blog com um breve comentario, pois habilitei no blog o post via email, ou seja, tem um endereco de email do "publisher" do blog que valida o meu mail e tudo q eu envio eh automaticamente publicado!

A iltima "facanha" foi gazer um video sobre como instalar a demo do JDE e fiz usando somente software livre, desde o riff da guitarra (que eu toquei pessoalmente) ate a criacao e captura dos screencasts, tudo com linux Ubuntu,OpenShot, InkScape, Blender e Audacity!! Da uma sacada la e me diz como esta o meu ingles!! Hehehhehe

Agora estou em ferias no Brasil, mas fui a Sao Paulo para fazer uns contatos com um cliente JDE e estou voltando de oninus para Sao Jose dos Campos, onde minha esposa tem parentes e nao eh que tem Wi-Fi no buzao..?!!!?! Estou escrevendo esse post dentro de um buzu na Ayrton Senna!!! Show de bola!!

Post a comment

Os Comentários no Blog da BIZREVOLUTION são moderados. Por favor participe da conversa com comentários construtivos. Não é porque você está escondido atrás de um teclado que você pode bancar o machão. Você PODE e DEVE DISCORDAR das nossas idéias o quanto quiser. Apenas não toleramos que você humilhe as pessoas para defender as suas idéias. Comporte-se na internet da mesma maneira que você se comportaria na frente do seu cliente mais importante. Se você tem a necessidade de bancar o troll na web, recomendamos uma terapia. O seu comentário será liberado em alguns instantes.

Se você tem uma conta TypeKey ou TypePad, por favor Sign In


BUSCA

GRÁTIS!

Cadastre o seu email para receber os nossos últimos artigos no e-news QUEBRA TUDO!


Direto das Trincheiras!


Você já leu o QUEBRA TUDO?