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23/01/2014

6 Lições de Vida que você pode aprender com o Lobo de Wall Street.

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Fazia tempo que o cinema não produzia uma filme tão fodástico sobre o capitalismo como O Lobo de Wall Street.

O Lobo de Wall Street é baseado na história real de Jordan Belfort - um corretor de ações muito maluco que quebrou a banca nos anos 80 yuppies.

90% do que você vai ver no filme REALMENTE aconteceu do jeito que você vai ver - por mais maluco que pareça.

O Lobo de Wall Street é agressivo, provocativo, arrojado, simplesmente SENSACIONAL! Martin Scorsese, o diretor, desafia as barreiras do celibato em dezenas de cenas do filme. Prepare-se para ficar chocado!

O Lobo de Wall Street é cheio de cenas de sexo, drogas and rock and roll! Mas tirando todo o excesso do filme que deixaria as Senhores de Santana com os cabelos em pé, a história de Jordan Belfort tem muitas coisas para ensinar a você sobre Vida, Trabalho, Dinheiro, Capitalismo e muito mais.

O Lobo de Wall Street não é para vagabundo que trabalha apenas quando o chefe está olhando.

O Lobo de Wall Street não é para funcionário que está esperando o dia da aposentadoria ou o próximo feriadão para ir para a praia com uma caixa de cerveja para encher a pança.

O Lobo de Wall Street é para quem quer viver com a FACA NO DENTE!

TODO CIDADÃO que sonha em chegar em algum lugar na vida TEM QUE assistir esse filme!

TODO VENDEDOR que se preza TEM QUE assistir O Lobo de Wall Street!

TODO EMPREENDEDOR que se preza TEM QUE assistir O Lobo de Wall Street!

TODO LÍDER que se preza TEM QUE assistir O Lobo de Wall Street!

O filme tem incríveis três horas de duração e eu já assisti duas vezes em pré-estréias!

E vou assistir outras DUAS MIL VEZES quando o filme estiver disponível para compra.

Eu não vejo a hora de baixar o filme no meu notebook para rever todos os dias os incríveis discursos inflamados de Jordan Belfort para levantar a moral da equipe, ou os tiradas picantes sobre a vida e muito mais.

O Lobo de Wall Street estréia oficialmente nessa sexta-feira dia 24 de Janeiro. Você tem que assistir!

O Lobo de Wall Street é INCRIVELMENTE MARAVILHOSO!

Martin Scorcese é um ANIMAL!

Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort supera qualquer expectativa! A cena em que Leonardo DiCaprio se rasteja pelo chão é provavelmente a melhor cena de cinema já feita nos últimos anos.

O Lobo de Wall Street é uma comédia épica que mostra o lado bom e ruim do setor financeiro e seus capitalistas selvagens movidos a dinheiro e ganância.

Aqui vão algumas lições de vida que O Lobo de Wall Street pode ensinar a você:

1. A Vida não é sobre casar, mandar os filhos para escola, e se aposentar na frente da televisão; a Vida é sobre ficar rico em todos os sentidos. "A única coisa que separa você dos seus objetivos são as desculpas que você dá a você para evitar o sucesso". Jordan Belfort veio do nada. Completamente obcecado por mudar de vida, aos 26 anos de idade já ganhava 49 milhões de dólares por ano. As vezes, é claro, de maneira não muito ortodoxa, digamos assim. Mas se você colocar de lado o fato de que Belfort nem sempre usava os melhores métodos para conseguir os clientes, você tem que admitir que ele simplesmente não ficava parado esperando pelas oportunidades caírem no seu colo. A sua mente sempre focada em ser bem sucedido o impedia de aceitar o NÃO como resposta - coisa que muitos de nós fazemos no nosso dia-a-dia. Ele simplesmente atacava tudo que tinha que ser feito de frente e não descansava enquanto a coisa não estivesse resolvida. Jordan, por exemplo, não ficou esperando uma chance para ser funcionário do Lehman Brothers ou Merrill Lynch - dois dos maiores bancos de investimentos dos EUA. Ele fundou a própria empresa - Stratton Oakmont - em um galpão abandonado de uma antiga mecânica de carros. Como sinal de rebeldia, Belfort manteve a empresa em Long Island longe dos narizes empinados dos grandes nomes de Wall Street. "Eu já fui pobre, e eu já fui rico, e eu escolho ser absurdamente rico". 

2. A sua equipe é a coisa mais importante que você tem. Existe uma série de cenas fantásticas ao longo do filme onde Belfort se coloca a frente dos seus funcionários para motivá-los com o seu discurso matador. Diferente da maneira boçal que a grande maioria dos executivos usam por ai para motivar as suas equipes - quando se prestam a fazer alguma coisa a respeito - a grande maioria prefere chamar uns palestrantes motivacionais ainda mais boçais para fazer esse trabalho, Jordan fala com o coração em cima da mesa. A sua autenticidade é arrebatadora. A sua emoção é contagiante. Não existe enrolação no seu discurso. Belfort é tudo menos político. O cara é QUEBRA TUDO! Ele promove festas e concursos para manter os funcionários inflamados, ele contrata animadoras de torcida para mexer com o brio da galera, ele arremessa anões em alvos de vendas; Belfort conhece os funcionários como ninguém. Ele cria apelidos para as pessoas de acordo com suas fraquezas, e conversa com elas de acordo. Jordan consegue um feito que todo líder gostaria de conquistar: ele transforma pessoas totalmente desqualificadas e sem rumo na vida em pessoas tão sedentas de sucesso quanto ele. O fato é: o grande propósito de um líder é produzir outros líderes. Se você não está atingindo esse objetivo, você não é líder de nada. Com seus métodos não-ortodoxos, ele construiu uma equipe de leais seguidores, que ele eventualmente, transformou em milionários.

3. O foco é o 1% das pessoas mais ricas do país, e eu vou ensinar a cada um de vocês a serem os melhores do mundo em conversar com esse tipo de gente. Ao concentrar o foco da sua equipe em um único e claro grupo de clientes, Jordan Belfort foi capaz de criar uma abordagem de vendas absurdamente vencedora. A cena onde Belfort ensina os seus vendedores a fechar negócios usando o script que ele mesmo criou é SENSACIONAL. Nos dias de hoje o líder que não souber vender está frito. Ele nunca vai entender de verdade o que o vendedor realmente precisa fazer para vender, e assim nunca conseguirá cobrar o que os vendedores tem que fazer, e consequentemente será enrolado por esse bando de vendedor pangaré que tem por ai. A abordagem de vendas é tudo. Dedique um tempo considerável para criar uma abordagem de vendas matadora que TODOS os seus vendedores concordam em usar para conquistar o mercado FOCADO que vocês decidiram conquistar.

Se você não tiver um foco absolutamente claro sobre o tipo de cliente que você quer conquistar, você nunca conseguirá criar uma comunicação que sensibiliza os clientes a fazê-los agir em sua direção. O problema do mundo é comunicação. Ninguém entende ninguém. Se você não dedicar tempo para entender o problema das pessoas, elas nunca vão entender as suas soluções. Leva tempo para entender a linguagem das pessoas. Foco é tudo para atingir esse objetivo.

4. Me venda essa caneta. Em uma das cenas que vai entrar para a história como um dos melhores diálogos sobre vendas já produzido para o cinema, Belfort desafia as pessoas a venderem a ele uma caneta. Os primeiros não conseguem sair da mesmice. Todos concentram seus esforços em explicar os benefícios que a caneta oferece. Blá blá blá. A coisa muda de figura quando Brad, um dos malucos que Belfort quer contratar para a sua equipe, responde: "Jordan, escreva o seu nome nesse guardanapo", Belfort responde, "Eu não posso, eu não tenho uma caneta", "Exatamente, é a lei da oferta e da demanda". Você provavelmente conhece uma série de pessoas incríveis que vivem na pobreza; e provavelmente conhece uma série de pessoas medianas que são milionárias. Por que isso acontece? Porque aqueles que vendem tudo são mais preocupados em adaptar o seu discurso de vendas aos problemas das pessoas do que necessariamente vomitar conversa fiada de vendedor em cima da galera. Enquanto as pessoas não acreditarem no que você está falando, você não consegue vender nada. Concentre-se na sua abordagem de vendas e não no produto que você vende. Ninguém liga a mínima para o produto que você vende. Portanto, lembre-se: você pode conseguir tudo na vida, contanto que ajude as pessoas a resolverem os seus problemas primeiro.

5. Quando o dinheiro acabar, a grande maioria dos seus amigos irá embora. É sempre bom lembrar que a grande maioria das pessoas que vive ao seu redor estão com você por causa da segurança que você proporciona a elas, e não porque você é um cara legal. As pessoas tem que gostar de você porque você é o diretor. As pessoas riem das suas piadas porque você é o diretor. Você não é engraçado, você é o chefe. Ponto. Não fique se achando o rei da cocada preta, você vai cair do cavalo. Quando a fortuna de Belfort começa a ir para o saco, a mulher maravilhosa que ele tinha vai embora, os amigos vão embora, todos vão embora. Eu conheço pessoalmente algumas histórias reais sobre esse tipo de situação. Profissionais que depois de demitidos nunca mais conseguiram falar com os ex-colegas de trabalho. Ninguém retorna as ligações. Ninguém ajuda o cara se recolocar. Essa é a dura realidade da vida: ninguém está exatamente contra você, mas todos estão dos seus próprios lados. Dinheiro não traz felicidade, mas dinheiro compra amigos, mulheres gostosas e puxa-sacos. 

6. Se você é o líder, quem é o seu Número 2? Uma das tarefas mais importantes para um líder é desenvolver alguém para ficar no seu lugar. Donnie Azoff é o número 2 da empresa de Belfort. Donnie é uma figura. O ator é fantástico. Eu espero que ele fatura o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele merece! Belfort descobre o cara no meio da rua. Ele fica surpreso com a pró-atividade de Donnie em conhecê-lo, e ainda mais surpreso com sua atitude depois de aprender como Belfort ganha dinheiro. A cena que Donnie pede demissão para trabalhar com Belfort é hilária, e a cena em que Donnie explica porque casou com a prima é ainda mais hilária, e a cena onde Donnie come o peixe dourado de um funcionário na frente de todos é ainda mais épica, e a cena onde Donnie se masturba na frente de todo mundo no meio de uma festa lotada só porque viu uma garota maravilhosa é ainda mais épica. O ator é incrível! Um legítimo número 2 completamente alinhado com as atitudes não-ortodoxas do número 1. 

Se eu fosse você eu desliga o seu computador agora mesmo e corria para o cinema para assistir ao filme.

Eu tenho certeza que você vai aprender muitas outras lições de vida com O Lobo de Wall Street.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

11/01/2014

O que um vendedor deve fazer para bater suas metas em 2014.

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O melhor conselho que você poderia receber para a sua carreira é: aprenda a vender!

2014 tem tudo para ser um ano muito difícil para vendas. Ninguém está pensando em gastar dinheiro, pelo contrário. O negócio é economizar, reduzir despesas, cortar os gastos desnecessários, reaproveitar recursos, reciclar o que for possível, fazer mais com menos e viver uma vida mais simplificada.

Para conseguir novos negócios em 2014, o vendedor tem que ser mais social do que nunca.

Eu não me refiro a fazer networking de vez em quando, mas absolutamente TODOS OS DIAS!

Para começar, o vendedor tem que atualizar e manter um perfil absolutamente FODÁSTICO na Linkedin.

Se você ainda não percebeu, a Linkedin é uma rede social FODÁSTICA para conseguir novos clientes e não apenas para procurar um novo emprego!!!!!

Um perfil FODÁSTICO na Linkedin é aquele onde o vendedor:

1. Tem a melhor rede de contatos possível! Perfil meia-boca é aquele onde o vendedor se conecta com os amiguinhos da sua panelinha de cumpadres; um perfil matador na Linkedin é aquele onde o vendedor está conectado a todos os influenciadores de todos os clientes que ele já atendeu na vida ou pretende atender. Além disso, o perfil está conectado a todo tipo de influenciador da sua indústria, incluindo jornalistas, empresários, consultores, parceiros e até concorrentes.

2. Participa de pelo menos 5 grupos de discussão onde ele encontra os influenciadores que trabalham dentro dos clientes. Um gerente de recursos humanos é um dos caras que precisam te conhecer para que você consiga vender alguma coisa dentro dos seus clientes potenciais? Então participe de um dos grupos que reunem Gerentes de Recursos Humanos que tem na Linkedin! Participe ativamente e não como um fantasma! Curta, comente, debata e compartilhe as discussões e artigos publicados nos grupos que você escolheu participar! Tenha como meta ser um dos dois perfis mais ativos dentro dos grupos que participa.

3. Deixa claro qual é a sua especialidade. Ninguém precisa de vendedor genérico, e sim de especialistas.

O vendedor que não tem um perfil ativo na Linkedin não é um vendedor social. Por mais que você me diga que você faz networking eu não vou acreditar.

Eu inclusive recomendo a todos os gerentes de vendas que NÃO CONTRATEM vendedores que tem um perfil meia-boca na Linkedin.

Quem tem perfil meia-boca na Linkedin é do tipo que não caça novos clientes. O cara quer vender sempre para os mesmos clientes. Nós não precisamos desse tipo de pangaré na área de vendas!

Vendas é sobre novos clientes, novos negócios, novas margens, novos produtos e novas maneiras de vender; NOVIDADE NOVIDADE NOVIDADE! SEMPRE!

Em 2014 o vendedor tem que ser DRAMATICAMENTE SOCIAL.

Todos os melhores clientes estão nas redes sociais; ou estão lendo blogs, artigos nos portais da indústria, assistindo videos no youtube, participando de grupos de discussão no Whatsapp, ou mesmo checando a sua caixa postal de e-mails a cada 5 minutos.

2014 é o ano do vendedor construir a sua marca pessoal usando a internet. Ponto.

Por que todo mundo odeia a figura do vendedor?

Porque todo vendedor é chato.

Por que todo vendedor é chato?

Porque o cara resolve ligar para o cliente para falar de uma coisa que NÃO TEM NADA A VER com as coisas que o cliente está fazendo naquele momento.

Na internet os relacionamentos online são orgânicos e na maioria das vezes não são invasivos. O cliente esbarra no vendedor na hora que é melhor para ele e não o contrário.

O vendedor que não entender ou utilizar essa nova dinâmica dos relacionamentos comerciais para fazer negócios vai ficar de fora dos melhores clientes.

Em 2014 o vendedor tem que ser obcecado por entender o processo de compras do cliente. O processo de compras do cliente tem que ser mapeado, o processo de vendas tem que ser abandonado. A primeira coisa é identificar o posicionamento do comprador dentro do processo de compras. Quem é o próximo influenciador que precisa conhecer o vendedor? Que tipo de informação ele tem que conhecer? E depois? E depois?

Em 2014 o vendedor tem que vender da maneira que os clientes preferem comprar. O processo de vendas não é mais linear, ele não segue um funil de vendas; ele tem o formato de um cilindro com um mapa mental dentro.

Em 2014 o vendedor tem que ser digital! Mobile + Social + CRM + Automação de Marketing são armas que todo vendedor que se preza tem que dominar sem fazer biquinho ou mimimi.

Pé na bunda dos vendedores analógicos!

O vendedor tem que usar iphone com ipad para atualizar o CRM para fazer palestras pela internet.

Em 2014 o vendedor tem que gerar conteúdo próprio e ser curador de um outro tanto.

Se gosta de escrever faça vídeos; se não tem capacidade criativa para escrever os seus próprios textos, seja curador de quem sabe.

Espalhe insights! Os insights são poderosos geradores de demanda. Leve proativamente esses novos insights para os clientes que você está trabalhando.

Em 2014 o vendedor tem que trabalhar absolutamente integrado com a área de marketing da empresa.

Se o material de marketing não está legal, diga! Seja claro. Aponte exatamente onde devem ser feitas as melhorias.

Os leads levantados pelo marketing não estão legais? Discuta uma maneira de trabalhar juntos para melhorar a geração de leads e oportunidades.

O que não pode é continuar vivendo em um feudo onde o principal inimigo são os caras de marketing.

2014 será difícil.

A Tropa de Elite vai bater as metas, os pangarés vão ficar pelo meio do caminho.

O que vai ser?

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

26/12/2013

A conexão com coisas que os outros não conseguem ver.

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Em 48 horas eu faço 44 anos de uma vida muito bem vivida.

Eu quero aproveitar esse momento bem brega, heheh, para compartilhar com vocês algumas das coisas pela qual eu sou super agradecido e que me ajudaram a ser o que eu sou hoje.

A minha lista não inclui "família", "saúde" ou "filhos"; a lista com esses agradecimentos seria muito óbvia. Temos que ir além!

Aos 44 anos eu sou grato por seis coisas:

1. Eu sou grato por ser "gordinho". No primário o meu apelido era Bola; no ginásio era Bolão, na faculdade era Fofo. Durante toda a minha vida eu fui apelidado "carinhosamente" de muitos nomes redondos. Eu nunca liguei muito para isso. A bulinagem nunca me impediu de fazer nada. Pelo contrário, ela me lembrava com muito orgulho que eu era diferente da maioria. E por conta disso eu acabei desenvolvendo um carinho muito especial por todas as minorias que na minha época eram discriminadas. Eu tive amigos judeus, eu tive muitas amigas mulheres (na época isso era esquisito), eu tive amigos negros, japoneses, coreanos, chineses, metaleiros, punks, trombadinhas, pobres e amigos super ricos. Ser "gordinho" contribuiu para consolidar o meu caráter de querer sempre ajudar as minorias. E eu sou grato por isso.

2. Eu sou grato por ser "classe média". A vida na montanha russa da classe média me ensinou a viver com os mega-ricos e com os mega-pobres; a classe média me ensinou a falar sobre a viagem a Disney de um amigo mega-rico pela manhã, e a tarde assistir o Clube do Mickey no SBT com um amigo que nunca jamais teria recursos para sequer sair da cidade de São Paulo. A classe média é o melhor classe social para crescer. Você aprende a dar valor a todas as coisas; você aprende que não precisa ter muito nem pouco, mas apenas o necessário; você aprende que é mais importante ter amigos do que fitas de vídeo-game; você aprende que a vida é dura para quem é mole. E eu sou grato por isso.

3. Eu sou grato por ser "tímido". Desde sempre eu tenho uma certa timidez. Eu não tenho problema nenhum em palestrar para 10 mil pessoas, mas no 1-a-1 eu ainda sou um pouco tímido, hehehe. Mas eu sou grato pela minha timidez. A timidez me fez uma pessoa reflexiva, pensativa, observadora e questionadora. Enquanto os amigos falavam pelos cotovelos, eu ficava ali olhando tudo que acontecia e pensando nas coisas como elas são. A minha timidez me aproximou dos livros. Se não fosse por ela eu não teria lido os milhares de livros que li na minha vida. A minha timidez me aproximou da música, que me levou ao violão, que me levou a ser o Rei dos Luaus nas praias da minha juventude, que me levou a pegar todas as mulheres depois de tocar todas as músicas do Legião Urbana e Raul Seixas, hehehe. E eu sou grato por isso.

4. Eu sou grato por ser "rebelde". Desde que eu me conheço como gente eu quero mudar o mundo. Eu quero acabar com a pobreza; eu quero acabar com a falta de educação das pessoas; eu quero acabar com a corrupção; eu quero acabar com o marasmo; eu quero acabar com a concentração abusiva de renda; eu quero acabar com a preguiça; eu quero acabar com os preconceitos e paradigmas; eu quero acabar com a violência; eu quero acabar com a força da rede bobo; quanto mais eu aprendo do mundo, mais eu quero ajudá-lo a ser diferente; eu sempre fui revoltado, diferente, p da vida, nunca quis fazer parte de grupo nenhum, panelinha nenhuma, essa atitude sempre trouxe problemas para mim, mas eu sou grato por todos os problemas que eu tive por ser rebelde. Ser diferente sempre me forçou a ser criativo e corajoso; e no final, criatividade e coragem são duas das qualidades mais importantes que temos que ter. E eu sou grato por isso.

5. Eu sou grato por ser protegido por "Deus". Muita gente não acredita em Deus. Eu mesmo não acredito em Deus da mesma maneira que milhões de pessoas acreditam. Mas uma coisa eu não posso negar: eu sou protegido por ele e por forças invisíveis que não conseguimos entender. Nesses 44 anos tantas coisas boas aconteceram comigo que fica impossível dizer que tudo é resultado do meu próprio esforço. Simplesmente não é. São muitas coincidências, finais felizes, sucessos, obstáculos superados e problemas resolvidos; no final tudo dá certo para mim. É óbvio que existe um apoio extra olhando por mim. E eu só tenho a agradecer por isso.

6. Eu sou grato pela "esposa" que eu tenho. Tudo tem que ter o seu contra-ponto. O preto tem o branco, o dia tem a noite, o Sol tem a Lua, o homem tem a mulher, e vice-versa; anota aí uma dica super importante para a sua vida: arrumar a companheira ou companheiro certo para dividir a jornada da vida com você vai trazer mais retorno para você do que MBAs, ou pedigree familiar ou profissional. Eu sou "gordinho", mas tenho que deixar de ser - quem me lembra isso é a esposa; eu sou "classe média", mas tenho que deixar de ser - quem me lembra isso é a esposa; eu sou tímido", mas tenho que deixar de ser - quem me lembra isso é a esposa; eu sou "rebelde", mas tenho que deixar de ser - quem me lembra isso é a esposa. Quem chega aos 44 anos de idade vendo com o mundo com os mesmos olhos de quem tem 22 anos, desperdiçou 20 anos da sua própria vida. Eu definitivamente não desperdicei, e quem me lembra de continuar a me reinventar todos os dias é a minha esposa. E eu sou grato por isso.

Eu espero que a minha lista de agradecimentos possa inspirar vocês a reconhecerem as coisas pelas quais vocês também são gratos e deveriam fazer alguma coisa para agradecer.

Felicidade é sobre como você vê o mundo. Felicidade é sobre como você transforma o pouco que você tem em muito. Muito provavelmente você já tem tudo para arrebentar na vida, só falta você dar valor a tudo que você tem e parar de buscar uma felicidade que você simplesmente nunca vai encontrar.

Eu tenho a sorte de comemorar o meu aniversário no meio das festas de final de ano; apesar de ser em uma data ruim para ganhar presentes (eu sempre ganho um único presente "melhorado" de Natal); a comemoração de tudo junto - natal, ano novo e aniversário - motiva a reflexão sobre a vida. E eu sou grato por isso.

Pelo quê você é grato?

Reflita. Vá além do óbvio.

Quando eu agradeço, coisas incríveis acontecem para quem eu sou grato. Mas uma coisa ainda mais incrível acontece comigo: eu me conecto com coisas que os outros não conseguem ver.

E eu sou grato por isso.

Nada menos que isso interessa!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

13/11/2013

Como o mundo funciona e como fazer ele parar de funcionar.

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Um dos caras mais lúcidos que eu encontrei no planeta nos últimos tempos foi em Chicago nos EUA. Um taxista, negão, super gente boa; no caminho entre o aeroporto e o hotel, eu perguntei a ele, "E aí, você votou no Obama nas últimas eleições?", ele respondeu, "Eu não! Eu votei nele no primeiro mandato, dessa vez eu votei no outro. Eu sempre faço isso. Em uma eleição eu voto em um partido, na outra eu voto no outro", e completou, "Não interessa em quem você vota para presidente. O presidente desse país chama-se David Rockfeller!"

Que lucidez! Esse taxista de Chicago é mais lúcido sobre como o mundo funciona do que 95% dos brasileiros.

O presidente do Brasil não chama Dilma Russef, o verdadeiro presidente do Brasil chama-se Norberto Odebrecht, ou Roberto Setubal, ou Carlos Fadigas, ou Wesley Mendonça Batista, ou Gregory Page, ou Luiz Carlos Trabuco, ou Roberto Marinho entre outros.

O mundo funciona para servir as 500 maiores empresas do mundo. O Brasil funciona para servir as 500 maiores empresas do país.

Ou você acha que um calhamaço com 1 mil páginas de informações inteligentes sobre o projeto de construção de um aeroporto, ou abertura de uma rodovia, ou qualquer outra coisa que o valha, que requer um super conhecimento de engenharia, matemática, planejamento, projetos etc foi feito pelo deputado federal de algum estado do Brasil???

Ou talvez tenha sido feito pelos funcionários do gabinete do excelentíssimo deputado???

Você acredita nisso?!

O governo já anunciou que os celulares comprados no exterior não vão funcionar direito no Brasil. Quem você acha que plantou essa idéia em Brasília? Os próprios políticos que manjam horrores de telefonia celular e o escambau e por isso estão preocupados com o futuro da base instalada blá blá blá, ou será que foi o lobista de um grande empresa coreana fabricante de celulares no Brasil????

Ainda não se investe em educação, segurança e saúde nesse país como todos nós queremos porque entre as 500 maiores empresas do Brasil você não encontra praticamente NENHUMA empresa de educação, segurança e saúde.

Uma vez que as empresas de educação, segurança e saúde não tem muita grana para fazer um lobby junto a "galera", esse tipo de projeto não avança para lugar nenhum. A "galera" está sempre super ocupada liberando os projetos que atendem os interesses das 500 maiores empresas do país.

É assim que o mundo funciona.

Um deputado apanhado com uma maleta de 100 milhões de reais significa apenas que ele ganhou uma pequena comissão em algum negócio gigante onde os verdadeiros corruptos lucraram um absurdo de dinheiro; essa turma jamais será presa porque eles comandam o show, as leis, e tudo que você imagina e nem sonha que existe.

Tá afim de mudar essa sacanagem toda?

Você gostaria de viver em um mundo onde as 500 maiores empresas não tem poder algum sobre o nosso modo de vida?

Pois bem, eu te apresento um lugar assim, ou melhor, dois lugares onde os seus líderes tiveram a coragem de expulsar essa turma: Cuba e Coréia do Norte.

No dia 1o de Janeiro de 1959, Fidel Castro e Che Guevera expulsaram todas as grandes empresas capitalistas de Cuba, e fecharam as torneiras de lucros dessa cambada.

Os caras fecharam as fábricas de carro que corrompiam os políticos cubanos para abrirem ruas atrás de ruas para que os seus produtos pudessem passar; os caras fecharam os canais de televisões particulares por onde as 500 maiores empresas veiculavam propaganda atrás de propaganda para convencer as pessoas a comprar produtos atrás de produtos apenas porque é legal comprar produtos, pela simples razão que é legal ter coisas; em 1959, Cuba mandou o capitalismo das 500 maiores empresas embora e fechou o país para essas tranqueiras. Resultado, o país parou no tempo; mas sem a influência dos interesses das 500 maiores, Cuba investiu a grana em educação, saúde e esportes.

Os caras estavam errados?

A Coréia do Norte também tem a mesma história, e vai pelo mesmo caminho.

Sabendo disso, o que você prefere para a sua vida? Um mundo onde as 500 maiores mandam, ou um mundo onde as 500 maiores estão proibidas de existir?

Eu não quero nem um nem outro para a minha vida.

Eu quero uma terceira opção.

Sabe qual é?

Um país onde 5 milhões de pequenas empresas representem 70% do PIB brasileiro, e não apenas 90% dos empregos gerados ou qualquer coisa do tipo.

O mundo que conhecemos vai realmente mudar quando o poder de influência entre as grandes e as pequenas empresas realmente se equilibrar. Quando isso acontecer, o bicho vai pegar para as grandes porque a grana estará com as pequenas, e os políticos TERÃO que ouvir e atender as necessidades dos pequenos.

Quais são as necessidades dos pequenos? Escola para criar funcionários capacitados. As grandes não precisam de escolas. Eles tem meia dúzia de funcionários, e todos são treinados fora. Os pequenos precisam de trocentos hospitais; afinal, os pequenos tem milhões de funcionários. Os grandes não precisam de hospitais. A meia dúzia de hospitais que tem por ai já dão conta da saúde dos diretores e gerentes das multinacionais. Para a turma que pode frequentar o Hospital Albert Einstein, o sistema de saúde no Brasil vai muito bem obrigado.

Nas próximas eleições, vote em qualquer um. O político que você vai eleger não terá poder de mudar muita coisa. Antes das eleições os lobistas das 500 maiores já trataram de investir a mesma quantidade de grana em todos os partidos para assegurar a continuidade dos projetos independente de quem vencer. Esquerda, Direita, Ideologias, Filosofias, o mundo corporativo não está nem aí para esse tipo de coisa. O mundo corporativo é exatamente isso, "corpo", ninguém liga para a ALMA de nada. 

Se você realmente quer mudar alguma coisa, vote nas pequenas empresas!

Gaste o seu dinheiro nas pequenas empresas!

Faça negócios com pequenas empresas!

Compre, venda, contrate, alugue, empreste, doe, ajude as pequenas empresas!

Se você é professor, incentive os seus melhores alunos a trabalhar nas pequenas empresas ou serem empreendedores. 

Se você é pai, incentive os seus filhos - enquanto ainda são jovens - a arriscar os seus sonhos construindo pequenas empresas.

Peça demissão do seu cargo engomadinho de gerente de grande empresa, e venha mudar o mundo!

Se você realmente quer mudar alguma coisa, vote nas pequenas empresas!

Nos anos 80, para tirar o presidente da Pepsi para trabalhar na emergente Apple, Steve Jobs usou um argumento show de bola, "Você prefere vender água com açúcar para o resto da sua vida, ou você está afim de mudar o mundo?".

Eu estou afim de mudar o mundo, e estou mudando!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

30/10/2013

Quem não tem sonhos tem pesadelos.

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"Eleve as suas palavras e não a sua voz; pois é a chuva que faz crescer as plantas e não o trovão."

Eu tenho um amigo que acaba de voltar de uma reunião em Nova Iorque com três dos mais bem sucedidos empresários brasileiros de todos os tempos. Ao final da reunião, curioso como sempre, o meu amigo perguntou, "Por que vocês tem escritório em Nova Iorque? Vocês são brasileiros, boa parte da empresa de vocês está no Brasil, por que aqui?"

Um dos três mosqueteiros então virou para o meu amigo e respondeu, "O nosso escritório fica em Nova Iorque porque aqui todos os dias nós recebemos dezenas de telefonemas de americanos muito loucos nos propondo as coisas mais doidas do planeta.

Tem maluco com proposta para revolucionar a nossa logística, transformar o nosso marketing, expandir o nosso atendimento ao cliente, revolucionar a nossa gestão de pessoas e muito mais.

E tem mais, o americano faz a lição de casa antes de nos procurar. Eles investigam o que nós somos e o que nós temos, eles pesquisam sobre os nossos pontos fortes e pontos fracos, eles descobrem problemas que nós temos que não conhecemos, e ligam para nós propondo negócios reais que adicionam, revolucionam, colaboram, destroem, substituem, reduzem, ampliam e multiplicam o que nós temos.

Nós já recusamos muitas propostas, mas já fizemos vários negócios super inovadores que transformaram as nossas empresas a partir das idéias malucas que foram apresentadas.

Sabe o que aconteceria se o nosso escritório fosse no Brasil?

Todo dia iria aparecer um advogado querendo ser o nosso advogado, um contador querendo ser o nosso contador, um publicitário querendo ser o nosso publicitário. No Brasil não tem nenhum FDP com uma proposta concreta para resolver algum problema real que possa ampliar verdadeiramente a riqueza do país. Os caras querem sempre ganhar em cima de algo que já existe. A maioria dos empresários brasileiros querem sempre tirar um pedaço da pizza de alguém ao invés de propor alguma coisa nova que possa gerar uma nova pizza.

No Brasil as pessoas querem sempre saber onde e o quê está dando dinheiro; ninguém pensa como um verdadeiro empreendedor desbravador de mercados; é raríssimo encontrar um empresário brasileiro disposto a construir mercados onde não existe nada.

Se fincarmos o nosso escritório no Brasil, seremos destruídos pela falta de propostas inovadoras.

Faltam propostas no Brasil!"

Sobram pessoas mais do mesmo.

Empresário brasileiro só investe em inovação quando o governo ajuda; empresário brasileiro só investe em educação, atividades sociais e culturais se for possível abater os investimentos dos impostos que tem a pagar.

Empresário brasileiro não investe a grana que acumulou no próprio país, a "fartura" está muito bem guardada em algum banco na Suíça ou algum paraíso fiscal no Caribe; Empresário brasileiro trabalha com dinheiro público!

Na hora de pedir grana pública a perder de vista, o empresário baba ovo para o governo; na hora de pagar impostos, o pilantra sonega porque precisa do dinheiro para pagar a prestação atrasada do novo Jaguar particular comprado com o faturamento da própria empresa.

Faltam propostas no Brasil!

Sobram pessoas querendo extrair o máximo do país com o mínimo de investimento pessoal.

Chega dessa palhaçada! Chega de roubar espaço dos outros, chega de vender o que todo mundo vende!

Tente pensar primeiro em resolver problemas e não em empurrar coisas para cima dos outros.

Se você quiser ocupar o lugar de alguém para fazer o que o cara já faz, pega uma ficha e entra na fila. Quando os vinte caras que estiveram na sua frente caírem, talvez você consiga o seu lugar.

Para 2014 eu tenho 60 propostas para você como líder colocar em prática na sua empresa.

Se eu fosse você eu escolheria três dessas propostas e tocava o pau.

1. Eu não quero saber da sua solução, eu quero saber da sua proposta. O que você tem para mim?!

2. Construa confiança entre os seus colegas antes que a crise apareça - e pode ter certeza que ela vai aparecer. 

3. Analise as forças e fraquezas da sua empresa a todo momento. 

4. Seja corajoso, rápido e justo. 

5. Fale mais sobre Valores do que Regras. 

6. Premie como os resultados são atingidos, e não apenas os resultados.

7. Constantemente desafie os seus funcionários a serem melhores. 

8. Celebre o sucesso dos seus funcionários, e não o seu. 

9. Comunique o que você tiver que comunicar com clareza e frequência.

10. Seja Visível. 

11. Elimine a causa dos erros. 

12. Olhe para todos os problemas como uma oportunidade para crescer. 

13. Resuma o consenso do grupo depois de todas as reuniões. 

14. Seja decisivo, se falou tá falado!

15. Diga "Muito obrigado!" e seja sincero quando fizê-lo. 

16. Ouça as pessoas com atenção, não seja multi-tarefa enquanto estiver escutando. 

17. Ensine alguma coisa nova para a sua equipe pelo menos uma vez por semana.

18. Mostre respeito por todas as pessoas que trabalham com você. 

19. Faça follow-up em todas coisas que você prometeu acompanhar. 

20. Permita uma autonomia prudente. 

21. Retorne e-mails e ligações na velocidade da luz. 

22. Dê crédito quando o crédito se fizer necessário. 

23. Demonstre interesse pelos seus funcionários e suas metas pessoais. 

24. Misture elogios com feedbacks construtivos sobre como melhorar as coisas. 

25. Aprenda os nomes dos funcionários da sua empresa mesmo que estejamos falando de centenas deles. 

26. Admita na frente de todo mundo que você também erra. 

27. Livre-se de quem não entrega, enrola ou boicota os outros. 

28. Dê feedback frequente para as pessoas e faça isso de maneira individual e específica. 

29. Contrate para completar, e não para duplicar. 

30. Seja voluntário na sua comunidade, faça algo de graça pelos outros, e permita aos seus funcionários fazerem o mesmo. 

31. Promova o excelente atendimento ao cliente internamente e externamente. 

32. Mostre que você confia nas pessoas. 

33. Incentive as pessoas a motivarem as outras. 

34. Incentive o individualismo.

35. Esteja aberto a mudar as suas decisões quando perceber que falou alguma besteira. 

36. Seja o exemplo que você quer ver na empresa. 

37. Seja humilde. 

38. Seja ambicioso. 

39. Explique a todos a relevância de cada uma das pessoas. 

40. Termine todas as reuniões com uma lista de coisas a fazer com seus respectivos donos e prazos.

41. Explique o processo e as razões porque você tomou as suas decisões. 

42. Leia livros sobre liderança para aprender alguma coisa que você não sabe. 

43. Defina metas e objetivos muito claros. 

44. Conheça-te a ti mesmo. Não tente ser bom onde você é um terror. Contrate pessoas que são boas onde você é ruim. 

45. Use Descrições de Cargos. Não contrate alguém só para fazer uma ou duas coisas. 

45. Incentive o crescimento pessoal das pessoas, e promova treinamentos, coaching, e educação interna e externa. 

46. Compartilhe as notícias ruins, e não apenas as boas. 

47. Comece todas as suas reuniões no horário, nem um minuto depois. 

48. Procure por orientação quando você não tiver uma boa resposta. 

49. Não interrompa as pessoas quando elas estiveram falando. 

50. Faça perguntas para entender o que as pessoas estão falando. 

51. Não atrase as conversas difíceis. Enfrente os problemas o mais cedo possível. 

52. Mergulhe de cabeça até os porões da sua empresa em busca de idéias sobre como melhorar os processos, as políticas, e as manias da galera. Diretor não sabe porra nenhuma sobre o que acontece na empresa. Pergunte aos estagiários!

53. Insista no Realismo. 

54. Mas viaje continuamente na maionese, sugira idéias que levem as pessoas a reagir com um enfático: "Você tá louco!". 

55. Tenha o máximo possível de conversas cara-a-cara com as pessoas. 

56. Seja o Melhor ou o Mais Barato, não existe mais meio termo. 

57. Emocione. Lute por uma causa. 

58. Cometa erros. Aqueles que não cometem erros trabalham para aqueles que cometem erros. 

59. Duas coisas definem o que você é: a sua paciência quando tem nada e a sua atitude quando tem tudo. O que vai ser?

60. Faça parte do segmento de mercado que mais cresce no mundo: as pessoas de bem.

60 Propostas. 

Qual é a sua?

Escolha meia dúzia. 

Ou duas dúzias.  

Faça a sua lista. 

Ou duas listas.  

Pratique pratique pratique.  

Proponha mudanças na sua empresa, e na empresa dos seus clientes. 

Proponha. Proponha. Proponha.  

Só não vale terminar 2014 como você vai terminar 2013.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

24/09/2013

Eu acredito que ser realista é a mesma coisa que desistir.

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Captura de Tela 2013-09-24 às 17.31.46

A sua filha de 9 anos de idade vira para você e diz que o sonho da vida dela é ganhar uma medalha de ouro na ginástica olímpica nas próximos olimpíadas em quatro anos. O que você diria a ela?

A) "Filhinha do papai, que lindo esse seu sonho! Mas ele é meio impossível de se realizar. Você pode se frustrar se não conseguir. Sendo mais realista, eu acho que ganhar a medalha de ouro nos próximos jogos da escola já será o máximo."

Ou

B) "Filha, show de bola! Que legal que você pensa assim! Deixa eu te contar agora o que será necessário para atingir essa meta: você vai ter que treinar oito horas por dia seis dias por semana, você precisa ir para a cama todos os dias as oito e meia da noite, você não pode mais comer babara frita, sorvetes e balas por quatro anos, ir na casa das amigas somente 1x por semana. Enfim, você terá que treinar duro, trabalhar duro, seguir várias regras, e sacrificar um monte de coisas para atingir essa meta. Você quer seguir em frente?

Alguma criança de nove anos vai ganhar a medalha de ouro nas olimpíadas daqui quatro anos. Por que essa criança não pode ser a sua filha?

Porque você está viciado em criar metas realistas!

Pare, ou tente diminuir, o número de vezes que você destrói o sonhos das pessoas a sua volta com a sua visão extremamente realista das coisas.

O número de pessoas com sonhos viajantes já é tão pequeno... Incentive os malucos! 

Qual é o propósito de criar metas realistas?

Não perder.

Mas qual é o propósito da sua vida? 

Vencer ou Não Perder?

Deveria ser Vencer!

Nada menos que isso interessa!

04/08/2013

10 maneiras de energizar a sua equipe de vendas.

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"Aquele que olha para fora, sonha; aquele que olha para dentro, acorda."

Todo vendedor deveria chegar ao trabalho com um PUTA TESÃO. Mas infelizmente nem sempre é assim. A quantidade de pauladas que os caras tomam de todos os lados durante o dia acaba cedo ou tarde comprometendo a galera.

Para dar um gás na turma, confira algumas idéias fodásticas que eu recomendo para aqueles que gerenciam vendedores:

1. Crie uma empolgação extra com relação ao funil de vendas. Celebre todas as pequenas vitórias que levam ao fechamento de uma venda. Conseguiu marcar uma reunião com o diretor do comprador? Comemore! Conseguiu atrair o gerente de tecnologia para assistir a demonstração do seu produto? Comemore! Crie uma competição entre os vendedores, crie metas diárias com premiações diferenciadas para cada estágio do processo de vendas. Que cada fase do processo de compras que precisa ser vencido seja mapeado e perseguido por todos com muita empolgação e camaradagem.

2. Simplifique ao redor de um único objetivo. Geralmente os objetivos das equipes de vendas são muito complexos. É tudo muito confuso. O chefe é confuso. Um dia o gerente de vendas pede para a galera ir para a rua, no outro pede por margem, no outro diz que a galera tem que vender novidade, etc etc etc. Mudar as metas e objetivos ao longo das semanas e meses só vai levar a galera a fazer as coisas com mediocridade. Concentre-se em reforçar um ÚNICO OBJETIVO a ser atingido ao longo de um trimestre para ajudar a sua equipe a saber exatamente o que eles devem fazer.

3. Faça a empresa inteira respeitar a área de vendas. Que ninguém chame os vendedores para reuniões e atividades que não ajudam os caras a baterem suas metas. Que ninguém chame os vendedores para treinamentos de vendas quando chegou a hora de fechar o trimestre. Que toda a empresa priorize as solicitações dos vendedores quando eles trouxerem as necessidades do mercado. Que todos aprendam que a área de vendas não é o lixão da empresa, mas aquela que resolve o problema da empresa: atrair receita.

4. Os vendedores precisam de um gerente de vendas generoso, e não de um carrasco. Uma das posições mais importantes em uma empresa é a função do gerente de vendas. Ao invés de distribuir porrada para cima da equipe quando a turma não bate uma meta, o cara deveria elogiar os melhores exemplos; ao invés de descer o chicote em quem não aparece no treinamento de vendas, ele deveria passar a mão no telefone e ligar para os clientes na frente dos vendedores para mostrar como se faz. O gerente de vendas tem que compartilhar tudo que sabe com toda a sua equipe.

5. Os vendedores precisam de um mentor, e não de um tormento. Os verdadeiros gerentes e diretores de vendas deveriam se reunir 30 minutos por semana para falar 1-a-1 com cada vendedor da sua equipe sobre o trabalho que estão fazendo e orientá-los onde é necessário. Para incentivar a colaboração entre todos os vendedores, o gerente deveria forçar reuniões semanais com toda a equipe para compartilhar idéias.

6. Gerente de vendas não deve ter carteira de clientes! Se o gerente de vendas ainda gerencia alguns clientes, o gerente de vendas está competindo com os vendedores; o gerente de vendas deveria passar os clientes para os vendedores e focar todo o seu tempo em ajudá-los a atingir suas metas.

7. Ou todos entram no ônibus, ou cai fora! O gerente tem que ser generoso, educador, mentor e o escambau, mas chega uma hora que o gerente tem que dar um pé na bunda dos vendedores medíocres que se recusam a trabalhar em equipe e seguir a metodologia de vendas da empresa. Um gerente de vendas não pode se dar ao luxo de ter um cara fora da equipe. TODOS TEM QUE ESTAR ALINHADOS! TODOS! A simples presença dos vendedores "roda-presa" é um fator desmotivador para quem está lutando para ser diferente. Seja firme, seja um líder, e chute os pangarés para fora da empresa!

8. As reclamações estão proibidas! Coloque um flip chart na área de vendas com todos os termos e palavras que estão proibidas de serem pronunciadas em voz alta no ambiente de vendas. Palavras e expressões relacionadas a pessimismo, baixo astral, falta de educação, falta de energia, mediocridade, reclamações em geral devem ser banidas da área de vendas. Ensine os seus vendedores a serem heróis e não vítimas. Que o vendedor que vomitar uma dessas palavras em voz alta tenha que pagar 10 reais para a equipe. 

9. Faça com quê o invisível seja visível. Coloque os gráficos sobre metas, resultados e objetivos em todas as paredes da área de vendas. Atualize os números em exposição todos os dias. Imprima emails com elogios de clientes e cole na parede. O progresso das metas tem que estar visível para todos saberem o quanto estamos perto ou longe de atingir os números.

10. Acredite nos outros mais do que eles acreditam em si mesmos. Um verdadeiro líder de vendas deveria ser um cara super humilde e alucinado pela evolução das coisas; não desista dos melhores e daqueles que se esforçam para avançar; seja humilde para saber que não sabe nada, e faminto para correr atrás das novidades; você e toda a sua equipe precisam continuar a aprender, investigar, crescer e melhorar todos os dias; seja alucinado pela evolução das coisas com uma paixão incrível para trabalhar mais duro do que qualquer outra pessoa no escritório.

HOJE é o dia para trabalhar nas trincheiras!

HOJE é o dia para levantar uma barricada na empresa e liderar os vendedores para construir um futuro brilhante para todos!

Enfim, não assuma que a galera é preguiçosa ou medíocre; assuma que todos são inteligentes e querem trabalhar duro. O problema é que está faltando um pouco de direção, energia e vibração do próprio líder, você!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você? 

19/05/2013

O maior elogio que você poderia receber de uma pessoa.

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Existem os malucos que vivem no mundo dos sonhos, existem aqueles que encaram a realidade - e existem aqueles que fazem os dois se encontrarem. Eu quero ser esse terceiro cara!

Todos os dias eu recebo presentes das pessoas que lêem as coisas que eu escrevo.

Um dos melhores presentes que eu recebi nos últimos tempos veio do interior da Bahia. Uma carta escrita por uma mãe cujo o único filho está preso.

"Ricardo, ano passado eu estava procurando na internet por alguma coisa para melhorar a minha vida e tive a incrível felicidade de descobrir você. Foi Deus!

As coisas que você escreve trouxeram uma nova esperança para a minha vida. Você mudou tudo.

Eu comecei a devorar tudo que você fala, os textos, os vídeos, as palestras, e comecei a falar de você para o meu filho; ele ficou empolgado e pediu para ler os seus textos, eu imprimi tudo que eu podia na Lan House perto da minha casa e passei a levar para ele aos domingos.

O meu querido e único filho cumpre pena de quinze anos de prisão por tráfico de drogas e assalto a mão armada.

Ele começou a ler os seus textos e virou seu fã tanto quanto eu ou mais, e agora, depois de conhecer as suas idéias, ele abriu uma empresa na prisão.

Ele e outros detentos conseguiram permissão para ter acesso a materiais recicláveis e estão fazendo artesanato durante a semana. Nos finais de semana eles passam os produtos para nós as mães que vendemos aqui fora e guardamos o dinheiro das vendas para eles usarem quando saírem da prisão.

Daqui alguns anos, o meu filho e os seus amigos não precisarão mendigar para conseguir um bom emprego. Eles já tem uma empresa, uma arte, um produto, vários clientes, uma nova esperança para a vida deles, e as coisas estão cada vez melhores.

O meu filho é outra pessoa depois que te conheceu.

Muito obrigada por tudo que você fez por mim. Você não faz idéia do impacto que você teve sobre a gente.

Obrigada de coração!"

O maior elogio que você poderia receber de uma pessoa é ouvir da boca dessa pessoa que ela quer ser um melhor Ser Humano porque te conheceu.

O maior elogio que você poderia receber de uma pessoa não é sobre algo que você é, mas sobre aquilo que você faz as pessoas se sentirem sobre elas mesmas.

O verdadeiro líder desenvolve líderes e não seguidores, baba-ovos, puxa-sacos ou pessoas que tem medo de se expressar.

A empresa que tiver o maior número de líderes independente do nível hierárquico vence!

A empresa que tiver o maior número de pessoas com um sentimento verdadeiro de empurrar as pessoas para descobrirem seus verdadeiros potenciais vence!

Se tem uma única coisa que você poderia começar a fazer AGORA para melhorar o mundo ao seu redor é triplicar o número de vezes que você incentiva as pessoas a melhorar.

Incentive o maridão ou a esposa a fazer uma academia ao invés de culpa-lo por não chegar cedo em casa.

Incentive o seu filho a ir atrás dos seus sonhos ao invés de dizer a ele que ser músico ou fazer artes plásticas não dá dinheiro.

Forneça feedbacks freqüentes e consistentes sobre o seu trabalho para o seu chefe, ao invés de culpá-lo por não entender o que você faz.

Inaugure a biblioteca da sua empresa doando os livros que você tem na sua casa; empreste as revistas que você assina para os colegas do escritório, faça buscas na internet pensando nas pessoas que você conhece, e encaminhe pelo menos cinco artigos por dia para diferentes pessoas que possam se interessar.

Porque não existe essa conversa sobre pessoas que não querem se desenvolver; o que existe são pessoas que ainda não foram tocadas pela história correta. Se você não desistir dessas pessoas e continuar a contar diferentes histórias, um dia a história correta vai fazer o cara sorrir, chorar, pensar, se engajar; e quando isso acontecer o cara nunca mais será o mesmo.

Hoje nós vivemos em um mundo cheio de pessoas arrogantes que fazem questão de afirmar que não tem ídolos.

Eu fico p da vida com isso.

Quando eu era criança todas as paredes do meu quarto eram cobertas de fotos dos meus ídolos, na juventude o número de ídolos só aumentou, hoje eu tenho centenas de ídolos para todas as coisas que eu faço. Eu tenho mentor para tudo, na maioria das vezes eles nem sabem que são meus mentores, mas são. Eu não solto um e-mail marketing sequer sem olhar primeiro o que os melhores do mundo estão fazendo com e-mail marketing, eu não desenho um novo web site sem descobrir primeiro os melhores web sites do mundo; a grande verdade é que todas as decisões que eu tomo na vida são baseadas na opinião de centenas de ídolos a qual me sinto conectado.

Na grande maioria das vezes tudo que você fala NÃO é resultado dos seus próprios pensamentos mas daqueles que te cercam. Portanto, é super importante vigiar as suas opiniões porque quase sempre você defende idéias de outras pessoas e não as suas próprias.

Mas como melhorar de vida se muitas vezes a grande maioria das pessoas tem o prazer em dizer que não tem ídolos ou não consideram ninguém dignos da sua idolatria?

Existe uma expressão muito antiga da qual eu sou completamente apaixonado que diz "If I have seen further it is only by Standing in the Shoulders of Giants", que significa "Se eu consegui enxergar longe é porque eu me vi sentado nos ombros de gigantes", ou melhor, "Aquele que desenvolve as suas buscas intelectuais ao entender e construir as suas pesquisas e trabalhos baseado em FODÁSTICOS pensadores do passado vai longe".

Poxa, se você é marketeiro, quem são os melhores marketeiros do planeta que você - uma criança - se apoia para ver as coisas lá na frente?

Se você é empresário, quem são os empresários incríveis e audaciosos que você tem como referência?

Se você é do financeiro, quem são os financistas animais de onde você busca inspiração para tomar suas decisões?

Eu fico p da vida com as pessoas que não buscam melhores referências antes de tomar uma melhor decisão. Aquele que toma uma decisão baseado nas premissas do ano passado nunca viverá um feliz ano novo.

Então, a pergunta é, "Em QUAIS OMBROS de GIGANTES - você, uma criança, um zé mané, que ainda tem muito para aprender - está apoiado?!?!"

Fala ai!!!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

08/03/2013

Você pode prender um Revolucionário, mas não consegue prender uma Revolução.

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Existem os malucos que vivem no mundo dos sonhos, existem aqueles que encaram a realidade - e existem aqueles que fazem os dois se encontrarem. Eu quero ser esse terceiro cara!

Todos os dias eu recebo presentes das pessoas que lêem as coisas que eu escrevo.

Um dos melhores presentes que eu recebi nos últimos tempos veio do interior da Bahia. Uma carta escrita por uma mãe cujo o único filho está preso.

"Ricardo, ano passado eu estava procurando na internet por alguma coisa para melhorar a minha vida e tive a incrível felicidade de descobrir você. Foi Deus!

As coisas que você escreve trouxeram uma nova esperança para a minha vida. Você mudou tudo.

Eu comecei a devorar tudo que você fala, os textos, os vídeos, as palestras, e comecei a falar de você para o meu filho; ele ficou empolgado e pediu para ler os seus textos, eu imprimi tudo que eu podia na Lan House perto da minha casa e passei a levar para ele aos domingos.

O meu querido e único filho cumpre pena de quinze anos de prisão por tráfico de drogas e assalto a mão armada.

Ele começou a ler, virou seu fã tanto quanto eu ou mais, e agora, depois de conhecer as suas idéias, ele abriu uma empresa na prisão.

Ele e outros detentos conseguiram permissão para ter acesso a materiais recicláveis e estão fazendo artesanato durante a semana. Nos finais de semana eles passam os produtos para nós as mães que vendemos aqui fora e guardamos o dinheiro das vendas para eles usarem quando saírem da prisão.

O meu filho e os seus amigos não precisarão mendigar para conseguir um bom emprego daqui alguns anos. Eles já tem uma empresa, uma arte, um produto, vários clientes, uma nova esperança para a vida deles, e as coisas estão cada vez melhores.

O meu filho é outra pessoa depois que te conheceu.

Muito obrigada por tudo que você fez por mim. Você não faz idéia do impacto que você teve sobre a gente.

Obrigada de coração!"

Só vai para o lado negro da força quem não conhece o lado bom da vida. Amor resolve tudo!

14/02/2013

Como construir pontes entre as pessoas.

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Screen Shot 2013-02-14 at 4.22.39 PM

Se você não souber mais o que fazer da sua vida, construa PONTES entre as pessoas.

Algumas idéias:

(1) Apresente duas pessoas que você acredita que devem se conhecer;

(2) Duplique o número de vezes que você diz MUITO OBRIGADO às pessoas;

(3) Triplique o número de vezes que você CONFIA no julgamento das pessoas ao invés de ficar pensando em trocentas razões porque o cara pode estar errado.

(4) Diga que você "não sabe"; você não precisa ter todas as respostas, construa pontes entre quem pergunta, quem responde, e você.

(5) Ao invés de sair dizendo qual é a sua opinião, deixa o cara falar!

(6) Desligue todos os celulares, pages, mensagens instantâneas blá blá blá quando estiver falando com uma pessoa.

(7) A construção de qualquer coisa leva tempo e requer trabalho duro, triplique o número de vezes que você diz "Eu posso ajudar de alguma outra maneira?".

(8) Todo mundo faz besteira e erra; criar coisas é difícil demais, obter resultados ainda mais, se você construiu uma ponte entre pessoas, e no final do dia tudo deu errado, assuma a responsabilidade junto com todo mundo. Nem pense em tirar o corpo fora ou culpar o chefe, o estagiário ou o cliente.

(9) O negócio é construir pontes, mas você não precisa e não deve ser o paizão da galera. Vista o chapéu do "Advogado do Diabo", e questione as idéias de todo mundo, inclusive as suas.

(10) TODO MUNDO tem um incrível desejo e necessidade de se conectar. Solidão é um dos grandes problemas da Vida. Triplique por dois o número de vezes que você ajuda as pessoas a se envolverem em projetos, tarefas e negócios. Quando notar alguém sozinho em uma festa, chama o cara para se juntar ao seu grupo; quando notar alguém sozinho em um evento, apresente-se.

Seja um Construtor de Pontes!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

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