18/05/2015

Eataly: o Eclipse da Internet.

Pin It

Captura de Tela 2015-05-18 às 22.42.00

"Você pode desenhar e criar o lugar mais incrível do mundo; mas você precisa de pessoas para torná-lo realidade."

A mais incrível loja de varejo do planeta chegou ao Brasil: Eataly!

Em uma era onde a grande maioria das lojas de varejo do ocidente estão as moscas por conta do crescimento meteórico do comércio eletrônico, China e redes sociais, a Eataly está bombando.

A Eataly é o eclipse da internet!

Eu sou tarado por internet. Nada como assistir a sua série preferida no Netflix a hora que você quiser. Nada como escutar milhões de músicas no Spotify pagando 14 trocos por mês. Nada como curtir milhões de videos raros no YouTube. Nada como manter contato com todos os amigos que já passaram pela sua vida no Facebook. Nada como comprar o que você quiser na Amazon. Nada como carregar 5 mil livros eletrônicos no Kindle. Nada como ter um iPhone 6 Plus no seu bolso para fazer tudo isso quando quiser.

MAS, toda essa experiência incrível proporcionada pela internet fica no chinelo quando você entra no Eataly.

O que é o Eataly?

O Eataly é um supermercado com restaurante com loja de vinhos com loja de queijos com cafeteria com livraria com padaria com escola de culinária italiana com pizzaria e muito mais!

O Eataly é a Disneylândia para quem gosta de comida italiana e curtir a vida sem pressa. 

Três horas dentro do Eataly faz você olhar para as últimas três horas que você ficou no Facebook como a coisa mais bizarra e falsa que você já fez na sua vida.

Com tanta coisa que tem no Eataly, a última coisa que você vai fazer é ficar no celular trocando vídeos bizarros com os amigos.

O Eataly é uma luz no fim do túnel para tirar as pessoas do celular e voltar a conversar.

O Eataly é real. Autêntico. Original. Tem mil cheiros. Dois mil sabores. Milhares de pessoas de todos os cantos. No Eataly você come e compra, compra e come, come e aprende, aprende e come. Sei lá! No Eataly você vai ter a sua experiência e eu vou ter a minha. Isso que é show!

A Experiência do Eataly vai contra tudo que você vê no varejo brasileiro. Ninguém empurra nada para cima de você. Todos estão interessados em ensinar algo a você. Ninguém puxa o seu saco. Ninguém é falso. Todos têm paciência para conversar com você.

O Eataly surgiu em Turim na Itália em 2007. Em 2010 chegou a Nova Iorque. Em 2015 chega a São Paulo para arrebentar!

Quando eu conheci o Eataly em Nova Iorque em 2011, eu destruí a lasanha dos caras, detonei a pizza, dei prejuízo na padaria, me acabei nos chocolates, mas não foi a comida do Eataly que me transformou em um fã da empresa. Foi a cultura inovadora do Eataly que me emocionou. 

Quer ver?

A política de negócios do Eataly tem três princípios: (1) O cliente nem sempre tem razão, (2) O Eataly também nem sempre tem razão, (3) É por nossas diferenças que encontramos harmonia.

UAU!!! 

Vamos conversar! 

Vamos conversar!!! 

A harmonia vem da conversa!

Ninguém está aqui para servir de capacho de ninguém; ninguém tem a obrigação de te servir; estamos juntos! Respeito é bom e vale para todos! Certo?

Assim que você pisar no Eataly em São Paulo, antes de sair comprando, leia o Manifesto do Eataly que está pendurado a direita da entrada da loja. 

Algumas crenças que eu divido com o Eataly:

(1) A comida nos une. Eu venho de uma família que transforma os almoços de sábados e domingos em um programa de cinco horas de duração! Família come junto. Almoça juntos. Janta junto. Divide o pão! Não deixe o último aplicativo da AppStore acabar com essa tradição.

(2) A nossa paixão se tornou a nossa profissão. Feliz daquele que faz o que gosta. TODO MUNDO tem que perseguir esse objetivo. TODO MUNDO! Não seja uma exceção a essa regra. Faça o que você ama. Faça mesmo! Não vá atrás do dinheiro. Vá atrás da sua felicidade. Nós vivemos a era dos nichos de mercado. Eu tenho CERTEZA que você vai encontrar em algum lugar algumas milhares de pessoas interessadas nas mesmas coisas que você. A sua paixão não é esquisita. A sua paixão é nichada. Você pode viver dela.

(3) O segredo da qualidade de vida são produtos de qualidade. Quem faz o que gosta faz com tanto tesão que supera qualquer expectativa de qualquer pessoa. Ao superar os níveis de qualidade que existem, você está melhorando a qualidade da vida das pessoas que são impactadas pelo que você faz. Foi para isso que você veio! E não para reproduzir o que vem sendo feito a décadas nos mesmos padrões do século passado.

(4) Comer, Comprar, Aprender. Como o próprio Eataly diz "This is a store with stories", traduzindo, "essa é uma loja com histórias". Os caras conhecem as origens de tudo que vendem e são comprometidos em fazer você conhecer tudo que eles sabem. Cada passo que você der no Eataly você será apresentado a algum pôster fantástico colocado ali para inspirar a sua alma e ensinar você a cuidar dos alimentos. Mesmo que você não compre nada no Eataly, você sai de lá inspirado a ser uma pessoa melhor e comer melhor. TODOS NÓS deveríamos fazer isso. Todas as pessoas que passam pelas nossas vidas deveriam ser pessoas melhores porque nós conheceram. Vamos ai! Inspirar os outros é a nossa missão! 

(5) Estamos juntos nessa. O Eataly vende o que eles mesmos comem. Diferente da grande maioria dos supermercados que tem por aí que vendem para os seus filhos porcarias que nem eles não dariam para os próprios filhos, no Eataly você vai encontrar comida de produtores locais, reais, diferenciados, que tratam os alimentos que produzem como se fossem coisas sagradas. O Eataly só vende o que eles comem! Faça aos outros o que você faria a você mesmo. É difícil fazer isso?!

(6) A sua confiança deve ser merecida todos os dias. "Nós não vamos estimular você a comprar além do necessário. Nós não vamos cobrar preços que não fazem sentido. O Eataly é para todos que acreditam no que acreditamos. Nós queremos um cliente para toda vida! O Eataly está comprometido em trabalhar duro todos os dias para construir o ambiente perfeito para você expandir os seus horizontes.

Demais, né?!

O Eataly abre as suas portas em São Paulo nessa terça-feira dia 19 de maio ao meio-dia! 

Nesse final de semana eu passei por lá, passei pela segurança, hehehe, e fiz algumas fotos da cultura que você vai encontrar no Eataly. Confere as primeiras fotos que eu fiz do Eataly em São Paulo, clica aqui.   

Vá ao Eataly! 

Visite o Eataly!

Se deixe estar no Eataly por uma tarde inteira!

Se deixe inspirar pela melhor loja do mundo.

Quem sabe a gente se encontra lá.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

11/05/2015

O problema é que você sempre pensa que vai dar tempo. Não vai.

Pin It

Wallpaper-full-hd-1920-1080-widescreen-awesome-464

 "O futuro depende do que você faz hoje."

10 anos atrás não existia o YouTube. Você tinha que esperar pela boa vontade de um canal de televisão para assistir novamente ao tão sonhado video clipe da música The Number of The Beast do Iron Maiden.

10 anos trás, 2005 - eu estou falando de 2005 e não 1950 - se você quisesse pegar um cineminha com a sua namorada, você tinha que ir até o local onde estava passando o filme para confirmar tudo e comprar o seu ingresso.

10 anos atrás, 2005, o smartphone como você conhece não existia. O GPS estava começando. Não existia Google Maps ou Google Earth. Não existiam webcams filmando todas as esquinas e nem nada do tipo. O Waze era algo impensável.

10 anos atrás, 2005, Netflix era um sonho, Skype uma viagem, WhatsApp coisa de gênio da lâmpada; AirBNB, jamais!

Para pegar um táxi, você tinha que ligar em alguma cooperativa monopolista da taxis. 99Taxis nem em sonho. UBER? Piada.

10 anos atrás, 2005, o Facebook ainda usava fraldas, o comércio eletrônico era sobre CDs, Livros e DVDs - as pessoas ligadas as vendas pela internet diziam que JAMAIS uma pessoa compraria um sapato pela internet, muito menos um colar de jóias, um doce, ou um apartamento.

10 anos atrás você precisava de uma diarista para tirar o pó da sua sala de jantar, quartos e cozinha. Hoje, o Roomba 800 da iRobot limpa tudo e muito mais sem cobrar FGTS, 13o salário, férias, reclamar da vida ou chegar atrasado.

Como serão as coisas em 2025?

2025 será MUITO LOUCO!!!!

MUITO MAIS LOUCO do que qualquer um aqui consegue imaginar.

Eu aposto em seis previsões para 2025:

(1) A Inteligência Artificial vai conhecer a sua Alma melhor do que você. Em 2025, o seu melhor amigo não será um cachorro. O seu melhor amigo, namorada, parente, ou sei lá como você vai chama-lo, será um robô. Um robô que acompanhará a sua vida esteja onde você estiver. Você viu o filme HER? Pois assista para entender o que vai rolar. O seu amigo robô conhecerá MAIS SOBRE MEDICINA que todos os médicos já formados pela USP juntos na história da faculdade. As respostas das máquinas serão mais confiáveis do que qualquer resposta vinda de qualquer ser humano. Imagina o Google daqui 10 anos! Daqui a 10 anos o Google vai conversar com você sobre os seus sentimentos, e orientar a sua Vida melhor do que qualquer terapista meia-boca que tem por ai.

(2) O Empreendedorismo vai pagar as suas contas. O emprego como nós conhecemos já era faz tempo! De agora em diante, 95% das pessoas - inclusive a classe média preguiçosa - precisará de no mínimo duas fontes de renda para sobreviver e avançar na vida. O empreendedorismo é o caminho para todos. O empreendedorismo é o caminho para a distribuição de renda. O empreendedorismo é o caminho para uma sociedade mais humana. O empreendedorismo é o caminho para uma sociedade criativa onde os produtos e serviços são feitos 1-a-1. O empreendedorismo é o caminho para uma sociedade mais justa. Nos próximos cinco anos, 700 das profissões mais famosas do mundo vão desaparecer. “Gerente de Marketing” é o novo “Ascensorista de Elevador”, “Gerente de Informática” é o novo “Lanterninha do Cinema”. As grandes empresas cortam cabeças todos os trimestres. O emprego real virá das micro, pequenas e médias empresas nichadas em segmentos de mercado que você hoje desconhece completamente.

(3) O petróleo não será a fonte de energia mais usada no planeta. Petrobras o escambau! O futuro pertence ao Sol, ao Vento, ao Mar, a água salgada sem sal. A TESLA, do visionário Elon Musk, lançou na semana passada uma pequena bateria para uso doméstico capaz de produzir energia solar para a sua casa sem a necessidade de petróleo ou qualquer coisa do tipo. A PowerWall da TESLA vai armazenar energia solar o suficiente para sustentar a sua casa o tempo que for necessário. O plano da TESLA é colocar a PowerWall em todas as casas americanas nos próximos anos. A TESLA montou uma mega fábrica para produzir milhares de baterias em tempo recorde para mudar tudo o mais rápido possível. A propósito, os carros elétricos da TESLA são maravilhosos.

(4) 80% da corrupção do mundo vai desaparecer. SIM! Vai desaparecer! Como isso vai acontecer? A resposta chama-se TECNOLOGIA. Os softwares, sistemas, robôs vão monitorar a ganância do ser humano e evitar a corrupção como conhecemos. Dizem que a solução para a corrupção no governo é a privatização das empresas estatais. Não é. Hoje em dia a corrupção nas grandes empresas privadas é tão grande ou maior que a corrupção nas empresas estatais. Você não fica sabendo porque as “grandes marcas” abafam todos os dias os escândalos que acontecem dentro dos seus escritórios envidraçados nas principais avenidas da cidade. Os softwares de gestão são a grande saída para reduzir a corrupção que acaba com o ser humano.

Enfim, tudo que nos foi apresentado nos cinemas até hoje como ficção científica vai virar realidade nos próximos 10 anos.

TUDO. Inclusive as coisas ruins.

(5) Um colapso econômico, social e climático sem precedentes vai acontecer. Em 1929 quebrou a bolsa; em 1973 quebrou o petróleo, 2008 os pilantras do mercado financeiro derrubaram tudo. Até 2025 uma bolha econômica sem precedentes vai explodir. A concentração de renda continua a avançar. 1% da população tem todo o dinheiro do mundo. Os caras ganham o dinheiro para tirar o bicho de circulação! Dinheiro esse que só existe na tela. Não tem lastro. O dinheiro não existe. É só bits e bytes. O bicho vai pegar.

Eu sou otimista. MAS cedo ou tarde, algum maluco terrorista vai explodir uma bomba atômica em nome de Deus. Seremos serenos o bastante para não revidar?

De uma certa forma, a vida continua melhorando para todo mundo. Com tanto carro, comida enlatada, privadas com água limpa, aviões no céu, o clima vai derreter. Vai faltar tudo que você pode imaginar.

E, você deve estar se perguntando, o que não vai mudar até 2025?

(6) Família, Comida, Educação, Transporte sempre serão necessários? Eu acho que não! Família? A noção de família como os puritanos conhecem já era. Até 2025 você vai ver alguém deixar a sua herança depois de morto para o cachorro querido da família e não para os filhos. E tudo mundo vai ter que aceitar porque é lei. Comida? Quem vai ter coragem de comer as batatas fritas e refrigerantes que come hoje sabendo todo o mal que essas porcarias fazem??? O seu celular vai te dar um choque elétrico toda vez que você comer alguma tranqueira. O mundo não consegue alimentar um bando de gordos famintos por gordura! Em 2025 os produtos alimentícios mais vendidos serão completamente diferentes do que comemos hoje. Educação? As escolas estão falidas faz tempo. A solução é tirar os filhos das escolas imediatamente e educa-los em casa. Infelizmente, hoje, é contra a lei, mas eu acredito que até 2025 as coisas vão mudar. Tem que mudar. Transporte? Os acidentes de carros vão diminuir. Até 2025 o carro vai dirigir sozinho!

2025 será muito LOUCO.

E você não precisará esperar muito.

10 anos passam voando.

Eu faço questão de estar vivo em 2025 para ver como TODOS NÓS vamos lidar com as mudanças sem precedentes que vão atingir a humanidade.

“Jordão, eu concordo com tudo que você está falando. Mas eu acredito que a Inteligência Artificial nunca irá superar a sensibilidade e sentimento que o ser humano tem pelas coisas.”

“Você tem certeza? Sensibilidade humana??? A maioria das pessoas perdeu isso faz tempo. Só tem robô-humano andando por ai. O cara vê um irmão deitado na calçada sangrando e não derruba nenhuma lágrima pelo cara. A maior preocupação do cidadão é filmar a morte do irmão para compartilhar no WhatsApp. A sensibilidade de 80% dos seres humanos já era faz tempo."

2025 já começou.

E o nosso grande problema é sempre acreditar que nós sempre teremos tempo para mudar as coisas. Nós não teremos. O futuro é agora. 

Uma dica. TODO MUNDO QUE ESTÁ LENDO ESSE TEXTO precisa se reinventar! Todo mundo!

O que você está fazendo para se reinventar?

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

06/05/2015

Você não precisa ser faixa preta para ensinar um faixa branca.

Pin It

Fotografa

"Comece fazendo o que é necessário; então faça o que é possível; e quando você menos esperar você estará fazendo o impossível."

No último sábado pela manhã um programa da rede globo apareceu na minha frente enquanto eu tomava um suco de laranja na cozinha. Eu não sei bem qual é o nome do programa, mas eu peguei o bicho em um momento em que estava passando um quadro chamado SONHO MEU.

Para esse quadro, o programa selecionou a história de uma mulher muito simples acima dos 40 anos que sempre teve o sonho de ser fotógrafa.

O programa então levou a menina até um profissional de coaching para receber algumas orientações sobre a vida; depois, levou a menina para conhecer um estúdio de fotografia para ela conhecer o dia-a-dia de uma fotógrafa profissional; na sequência, apresentou a mulher uma loja de equipamentos para fotografia para ela conhecer os modelos e preços das maquinetas que ela precisa ter para fazer as fotografias; e no final, apresentou a ela os cursos de fotografia - que custam até 4 mil reais - que ela precisa fazer para se tornar uma fotógrafa. 

Resultado: ela adiou o sonho de ser fotógrafa para sei-lá-quando, ou para quando ela tiver dinheiro e recursos o suficiente para seguir todo o calvário que mostraram a ela.

No final do quadro ela mesmo assumiu que o negócio de fotografia não é tão fácil assim; ela mesmo reconheceu que não está pronta para ser fotógrafa.

De um lado, a matéria é legal para mostrar para as pessoas que você tem que ralar muito e se preparar demais para realizar os seus sonhos; por outro lado, NADA A VER!  

A MATÉRIA NÃO TEM NADA A VER!

A minha sugestão para a menina acima dos 40 anos é: TEM QUE COMEÇAR!!!

De qualquer maneira, de qualquer jeito, do jeito que for necessário, do jeito que você puder, com os recursos que estiverem ao seu alcance. 

O importante é começar!

O importante é entrar no mercado!

O importante é conseguir o PRIMEIRO Cliente!

Um curso, um profissional de coaching, um estúdio bonito e uma câmera profissional não são garantias de nada!

Qual é o seu diferencial?

Qual é o seu público-alvo?

Qual é problema que você resolve?

Por que eu tenho que fazer negócios com você?

Dinheiro nenhum vai conseguir responder essas perguntas para você.

Mas você PRECISA ter essas respostas. 

E a melhor maneira de responder essas perguntas é colocá-las a prova. 

Ninguém é capaz de dizer ao certo quais são as melhores respostas para essas perguntas sem antes testá-las na realidade do dia-a-dia.

Tem que começar!

E aprender enquanto faz.

A minha sugestão para a menina acima dos 40 anos é: pega uma câmera fotográfica emprestada de uma amiga, ou compra um smartphone em 24x, instala o Instagram e dezenas de outros aplicativos show de bola que adicionam filtros e efeitos especiais incríveis nas fotografias e comece a trabalhar. AGORA!

O sonho da menina é fazer fotografias de crianças. 

Legal, vamos ai, qual poderia ser o seu público-alvo?

Festas infantis. Comece fotografando festas infantis DE GRAÇA. Ofereça-se para fazer fotografias em locais onde ninguém vai. Crie uma parceira com algum buffet infantil que ninguém conhece direito. Faça o book do aniversariante mas faça também fotos bacanas e inusitadas para as famílias dos convidados. Mas antes de sair fotografando todo mundo, observe a preferência das pessoas. Ouça as pessoas. Observe as pessoas! No final do dia, peça o e-mail e whatsapp de cada convidado que você fotografar para enviar a eles as fotos que você fez. 

Mulheres grávidas. Comece fazendo books para mulheres grávidas DE GRAÇA! Pergunte para as amigas mais próximas se elas conhecem alguma mulher que está grávida e ofereça-se para fazer o book. 

Escolas. Comece fotografando crianças em escolas estaduais. Ofereça-se para fazer a foto anual oficial de cada uma das classes DE GRAÇA se for o caso. Ofereça-se para fazer as fotos da Festa do Dia das Mães, do Dia dos Pais, do Dia das Crianças.

Distribua o seu cartão para todas as pessoas que você fotografar. Invista MAIS na qualidade do seu cartão de visita do que na máquina fotográfica que o consultor disse que você tem que comprar. 

Qual desses mercados é o melhor?

Eu não sei. Ninguém sabe. Você tem que começar para saber!

Faça para aprender.

Faça para entender o que o cliente precisa. 

Faça para compreender qual desses públicos-alvo você vai ESCOLHER para FOCAR a sua energia e se tornar um ESPECIALISTA. 

Trabalhe de graça para ter portfólio. Trabalhe de graça para ter clientes que vão gerar clientes. 

No começo, invista o mínimo possível em equipamentos. Pegue emprestado, alugue ou compre usado tudo que você precisa para fazer o trabalho. O importante é conseguir o primeiro cliente, testar os mercados, descobrir quem você pode ajudar. 

Tem que começar!

É isso que interessa.

Esse é o primeiro passo.

Você tem que pisar no mercado que você quer dominar e crescer com a prática e experiência.

Tem que começar!

AGORA! E não no ano que vem!

Você não precisa ser faixa preta para ensinar um faixa branca. Se você já for um faixa amarela, você já resolve o problema do faixa branca.

O faixa preta não tem saco nem paciência nem metodologia nem didática nem conhecimento sobre a realidade do faixa branca para ensinar a ele alguma coisa.

Se você é faixa amarela, ensina os faixas brancas. Tem milhões por aí!

Não se preocupe em ser melhor do que um faixa preta, você tem que ser apenas DIFERENTE do faixa amarela mais próximo de você.

Entendeu?

Então VAMOS QUE VAMOS!

Você não tem permissão para ficar parado. Eu não permito! Eu não admito!

TEM QUE COMEÇAR!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

27/04/2015

Os Vingadores.

Pin It

Avengers
“Eu tinha cordas me manipulando como uma marioneta. Agora eu não tenho mais. Não existem mais cordas me prendendo. Eu sou livre. “

O que falar sobre o filme AVENGERS A ERA DE ULTRON?

Eu acabei de assistir.

Bom, para começo de conversa, quem se importa com o que eu penso sobre o filme?

A MARVEL está pouco se lixando para a minha opinião.

A MARVEL está interessada no que o Xandão, meu filho de 7 anos, pensa sobre o filme.

E o Xandão, depois de assistir o filme agora a pouco, pensa o seguinte: “A MARVEL é a melhor empresa do mundo! Eu quero ser que nem o STARK. Ele é super inteligente, domina os computadores, é engraçado, rico, tem um carro que anda sozinho, ele sabe criar Inteligente Artificial, e”, essa é a melhor, segura ai “O STARK faz as coisas com o coração. O Homem de Ferro tem coração. Tem que ter aquele coração do STARK para fazer um homem de ferro funcionar. Tecnologia precisa de coração”.

Tec-no-lo-gia pre-ci-sa de co-ra-ção.

Pois é, enquanto você, um marmanjão de 40 anos de idade, assiste os AVENGERS e sai do cinema falando para todo mundo só tem briga e paulada, um moleque de 7 anos percebe uma filosofia de vida na linguagem do filme.

Os velhos de plantão gostam de dizer que a nossa geração está perdida. Não está MESMO!

Quem está perdida é a sua mensagem e a sua maneira de se comunicar. 

Se você tem problemas em prender a atenção de um jovem, ou se o seu filho não olha na sua cara na mesa do restaurante, VOCÊ e a sua MENSAGEM são o PROBLEMA.

Saiba que o mesmo moleque que não presta atenção em você nem por um minuto é o mesmo moleque que assiste o filme Senhor dos Anéis que tem três horas de duração sem consultar nenhuma vez o Whatsapp. É o mesmo moleque que assiste uma maratona inteira de Breaking Bad na NETFLIX com atenção total na série.

Ei Velho, faz um upgrade! Ainda dá tempo.

Para os quadrados de 35 anos ou mais, AVENGERS parece um filme pornô. 99% do filme tem ação, 1% tem conversa.

Mas AVENGERS é INCRÍVEL!

O Hulk, o escudo do Capitão América, o martelo do Thor, a roupa do Homem de Ferro, o ULTRON, são realistas demais!!! É impressionante!

A MARVEL como empresa estava QUEBRADA dez anos atrás.

Os heróis de hoje pareciam uns babacas na década de noventa. Ninguém mais acreditava no filho de Odim, ou em um cara que anda com roupa de Aranha, ou um médico que fica verde de raiva.

AVENGERS já é um dos filmes mais assistidos da história. Já superou todos os filmes do Harry Potter combinados.

Foi necessário que entrássemos na Era do Filme Digital para humanizar a fantasia da MARVEL.

É curioso. O computador humanizou a fantasia.

O computador SUPEROU o ser humano.

AVENGERS A ERA DO ULTRON é mais um filme sobre uma história onde a Inteligência Artificial fica de saco cheio da humanidade e quer destruí-la. Tipo, Exterminador do Futuro, Matrix etc. Nada de novo para os marmanjos, mas uma super novidade para quem vem por aí.

“Pai, será que quando eu crescer e tiver a sua idade o computador do meu carro vai conversar comigo como se fosse o meu melhor amigo?”, perguntou o Xandão.

“COM CERTEZA! O computador do seu carro que será o mesmo computador do seu relógio que será o mesmo computador do seu telefone que será o mesmo computador da sua casa vai acompanhar você o dia inteiro em tudo que você fizer e vai te dar dicas o tempo todo para você viver melhor.”

“Que legal!!! Mal posso esperar!”

Enquanto você não vê a hora de sair da internet, os fãs dos AVENGERS estão loucos para viver dentro dela.

Se depender da geração AVENGERS, nós vamos viver em um mundo onde os seres humanos vão ter que correr atrás e se esforçar muito para superar os computadores no quesito ter uma boa conversa.

“Xandão, agora que você gostou do filme. O negócio não é sair na rua batendo em todo mundo porque você viu um filme onde todo mundo bate em todo mundo. Você entende isso, certo?” Perguntei ao Xandão.

“Claro Pai! Nós temos que usar os nossos poderes apenas contra os caras que fazem algum mal para as pessoas. Eu quero salvar o mundo e não brigar com todo mundo.”

Eu sei como será o mundo daqui vinte anos.

Os frutos que vamos colher em vinte anos são resultados das experiências e convivências que temos hoje.

Se depender da geração AVENGERS, eu acredito que nós vamos viver em um mundo cheio de jovens dispostos a salvar o mundo e nos proteger.

Quer se divertir?

Assiste AVENGERS!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

30/03/2015

Não fale, aja; não diga, mostre; não prometa, prove.

Pin It

Yoda
99% de todos os problemas que você conhece podem ser resolvidos com duas palavras: responsabilidade pessoal.

Qual foi a última vez que você bateu na mesa e disse: “Eu acredito no que eu estou falando. Se não der certo podem me mandar embora!”?

Qual foi a última vez que você colocou o seu crachá em cima da mesa de reuniões e disse para os seus colegas gestores “Se as minhas idéias não derem certo podem ficar com o meu crachá!”.

Eu coloquei o meu crachá a disposição das empresas em que eu trabalhei dezenas de vezes.

Essa é a forma mais QUEBRA TUDO que existe para você conseguir o que você quer.

Assumir riscos.

Puxar a responsabilidade para você.

Ninguém faz isso.

A maioria das pessoas prefere assumir um papel operacional no projeto de uma outra pessoa. Sugerir uma novidade nem a pau. Liderar um projeto nem pensar.

É por isso que inovação é algo tão raro nas empresas. Ninguém assume o risco de nada.

Eu sempre puxei a responsabilidade para mim.

Eu nunca esperei pela ordem de ninguém para fazer nada. Eu não sigo ordens. Eu me recuso a participar do projeto de vida de uma outra pessoa.

Eu posso, é claro, ajudar você a atingir os seus objetivos, inclusive foi para isso que eu vim. Mas tão logo seja possível, eu acabo aparecendo com os meus próprios projetos e planos de Vida.

E você?

Se as vendas estão baixas é minha culpa, e não de um vendedor; se os clientes não voltaram é minha culpa, e não do pós-venda; se o produto não foi entregue é minha culpa, e não da logística; se perdemos um negócio e não batemos a meta é minha culpa, e não do concorrente que passou a perna na empresa.

Ninguém assume a responsabilidade de nada.

Qual foi a última vez que você assumiu a responsabilidade pelos resultados de alguma coisa na frente de dezenas de pessoas?!

O marketing solta uma campanha e as vendas não correspondem. Você pergunta para o marketing qual foi o problema, e eles culpam a concorrência, a falta de foco dos vendedores, a alta do dólar.

Vendas se compromete a bater uma meta, mas o mês termina com os vendedores muito atrás. Você pergunta para Vendas qual foi o problema, e eles culpam a falta de agressividade do Marketing, a falta de preços bons, a restrição de crédito blá blá blá.

O sistema sai fora do ar por algumas horas. Você pergunta para a área de tecnologia qual foi o problema, e eles culpam a infraestrutura de internet do país, a crise da Petrobras, a crise da água em São Paulo, blá blá blá.

A Era do NÃO FOI MINHA CULPA tem que acabar!

Nós precisamos de um HERÓI.

Ou Heróis.

Alguém que irá levantar a voz e dizer as palavras mágicas, “Eu pisei na bola. Desculpe. Agora deixa eu consertar as coisas o mais rápido possível”, ou, “Eu quero ser o pai do Projeto X. Todos são contra, todos acham que não vai dar certo, todos acham perda de tempo. Dane-se! Eu vou fazer mesmo assim. Eu vou encontrar os recursos, eu vou convencer as pessoas, e eu vou fazer acontecer!”

Você é assim?

Deveria ser.

Você tem que ser dono das suas decisões, ações, palavras e resultados - sejam elas boas ou ruins.

Deixa eu te contar um segredo.

Os caras mais FODÁSTICOS do planeta estão loucos para investir em pessoas que eles sentem que são capazes de serem treinadas facilmente para fazer algo melhor.

Entendeu?

Não?

De novo.

Os caras mais FODÁSTICOS do planeta estão loucos para investir em pessoas que eles sentem que são capazes de serem treinadas facilmente para fazer algo melhor.

Lembra da cena do Yoda tentando ensinar os meios da força para o Luke Skywalker em STAR WARS?

Lembra da cena do Mestre Miyagi tentando ensinar karatê para o Daniel em Karate Kid?

Lembra da cena do legendário mestre das espadas Hattori Hanzo tentando ensinar a Uma Thurman como dominar a arte da espada em Kill Bill?

O que existe em comum entre essas três cenas nesses três filmes?

Um aprendiz amador meia-boca incapaz de admitir que tem muito a aprender, e um mestre dos mestres super afim de ensinar tudo que sabe para alguém que nasceu com a humilde capacidade de ser treinado.

Você tem dentro de você a humilde capacidade de ser treinado?

Não seria o máximo ser treinado pelo Jorge Paulo Lemann, caso você seja um empreendedor?

Não seria o máximo ser treinado pelo Jeff Bezos, caso você seja um profissional do varejo?

Não seria o máximo ser treinado pelo Quentin Tarantino, caso você seja um aspirante a cineasta?

Não seria o máximo ser treinado pelo Romero Britto, caso o seu sonho seja mudar o mundo como artista plástico?

E não precisa ir muito longe.

Não seria o máximo ser treinado pelo presidente da empresa em que você trabalha???

Como você acha que esses caras escolhem os seus aprendizes?

Eles não escolhem.

Aqueles que são donos das suas próprias decisões, ações, palavras e resultados - sejam elas boas ou ruins -, são naturalmente notados.

Você já tinha notado isso?

Deixa eu notar você.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

Hanzo

19/03/2015

Erro não é fracasso; é a vida te dando feedback.

Pin It

Adbusters_118_sleepingworkers_S
Qual é o sentido de estar vivo se você não vai pelo menos tentar fazer alguma coisa fodástica com a sua Vida?

Você acha mesmo que o seu chefe quer que você seja rico?

O plano não é te enriquecer como funcionário. O plano é deixar você gordo, cansado, dependente, e principalmente com medo de jogar tudo para cima para ir atrás dos seus sonhos.

Pois saiba que a melhor coisa que poderia acontecer com você é ser demitido.

A Disney como você conhece só existe porque o dono do jornaleco onde o Walt Disney trabalhava como desenhista mandou ele embora por incompetência.

A vida de funcionário destrói a capacidade criativa de qualquer santo. O Walt Disney já estava se achando fraco e incapaz de desenhar coisas legais por conta do trabalho maçante e mais-do-mesmo que ele fazia. Se não fosse pelo chefe dar um pé na sua bunda, a Disney nunca teria surgido.

As palavras “criatividade”, “coragem”, “ousadia”, “empreendedorismo”, “diversão” e “inovação” não fazem parte da descrição de cargo de praticamente nenhum cargo de nenhuma empresa que você conhece.

A possibilidade de pensar por si mesmo torna você humano. A possibilidade de sentir medo e alegria torna você humano. A possibilidade de imaginar o futuro torna você humano. A possibilidade de arriscar e errar torna você super humano.

Mas como funcionário você não é pago para fazer isso. Pelo contrário. Você é pago para ser um executivo. Executar planos, entregar, atingir resultados, pendurar o crachá no pescoço, disputar migalhas, e ir para casa de bico calado.

Olhe para o seu chefe e os amigos dele. Eles tem permissão para errar. Eles tem permissão para inovar. Eles tem permissão para sorrir, empreender e serem criativos. Eles sabem o quanto essas habilidades são importantes para o desenvolvimento de um ser humano e eles não se permitem levar uma vida sem praticá-las.

Enquanto isso, a sua condição de funcionário é uma ameaça sem precedentes ao espírito humano. Ao seu espírito.

Você precisa lutar contra isso.

1% da população mundial acumula nesse momento 50% de toda a riqueza do mundo.

As 85 pessoas mais ricas do planeta tem mais dinheiro que 3.5 bilhões de pessoas mais pobres.

O 1% da população capturou 95% do crescimento gerado depois da crise de 2009 enquanto o resto ficou mais pobre.

Qualquer crise, qualquer turbulência, qualquer terremoto, qualquer especulação política, econômica e social beneficia o 1% da população.

Mas não tem que ser assim.

Você precisa, o quanto antes, começar a trabalhar no seu Plano de Fuga.

Sim! Você vive em uma prisão mental da qual você precisa fugir.

Fugir desse estado pessoal vegetativo 100% consumidor, e se transformar em um produtor de alguma coisa.

Ao invés de consumir filmes, faça filmes; ao invés de ler livros, escreva alguma coisa; ao invés de frequentar uma faculdade, crie uma empresa; ao invés de andar de carro, vá de bicicleta ou transporte coletivo; ao invés de usar o Word da Microsoft, desenvolva o seu próprio processador de textos; ao invés de encher a pança com Doritos, coma uma maçã colhida de uma árvore plantada na região da sua cidade.

Nos EUA, na hora do "lanche", 99% da população gasta 65% do seu dinheiro em restaurantes e 35% em supermercados. A vida de funcionário dificulta o jantar em família. No final do dia, todo mundo acaba pagando o dízimo para o McLixo ao invés de se debruçar sobre a pia da cozinha para fazer a própria comida.

Enquanto isso, 1% da população janta junto todos os dias com as suas famílias as oito horas da noite dentro das suas salas de jantares imensas com mesas para vinte lugares.

Eles sabem que o jantar em família alimenta a criatividade, a alegria, o empreendedorismo, o espírito humano e perpetua a sua dinastia ao se permitirem ter um tempo de qualidade para educar e preparar a cabeça dos seus filhos para o futuro. 

Não faz sentido se ajustar a uma sociedade doente.

Você precisa virar produtor de alguma coisa.

Esse deve ser o seu plano de fuga.

Faça a sua própria empresa, a sua própria roupa, a sua própria comida, o seu próprio meio de transporte, a sua própria rede de relacionamentos.

Ou, incentive o seu vizinho a fazer algumas das coisas que você não conseguirá fazer para que vocês possam fazer negócios juntos e manter o dinheiro na comunidade onde vocês moram.

Deixa eu contar para vocês a história da Martine Rothblatt (que nasceu Martin). Filho de imigrantes judeus, de infância modesta, estudou direito por um ano. Não gostou e foi mochilar pela Europa e África. Comeu o pão que o diabo amassou.

Anos depois, fundou a Sirius Sattelite Company, ficou milionário e mudou de sexo. 

Logo depois, a filha dela foi diagnosticada com uma doença grave de pulmão. Ela não pensou duas vezes – fundou uma empresa de biotecnologia e foi atrás do remédio. Hoje a filha toma os remédios que a mãe desenvolveu, e as duas trabalham juntas na mesma empresa.

Ou seja, ao invés de esperar pela boa vontade da Pfizer ou qualquer outro laboratório em desenvolver o remédio para a doença da filha, ela foi lá e fez. Virou produtora, ao invés de consumidora.

Just do it!

Você está com medo?

De quê?

Medo de fracassar?

Erro não é fracasso; é a vida te dando feedback. É a Vida conversando com você. Nada melhor do que ter a Vida conversando com você. 

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

02/02/2015

Seja o líder que você espera que os outros sejam.

Pin It

Collaborative-leadership
Como líder, você tem que tomar a decisão quando ninguém tem coragem para tomar; você tem que dar mais sem esperar que os outros elogiem; você tem que tentar, errar, falhar, e tentar de novo; como líder, você tem que liderar, mesmo sabendo que ninguém está te seguindo; como líder, você tem que continuar em frente mesmo não tendo a menor idéia do que vem pela frente; como líder, você tem que cometer erros e parecer que é um idiota; como líder, você tem que ser gentil com quem foi cruel com você. Se não gosta desse tipo de desafio, pede para sair. Você não serve para liderar. 


Aos 45 anos de idade, os elogios que me deixam mais motivado são: “Jordão, você está mais jovem!”, “Jordão, você está mais magro!” e “Jordão, os seus filhos são maravilhosos!”. 

É absurdamente emocionante você ouvir alguém falar que os seus filhos são incríveis. Os pais e mães de plantão sabem o quanto é difícil educar um filho. É absolutamente emocionante saber que você conseguiu desenvolver uma pessoa a ponto dela se tornar uma pessoa decente.

Nós vivemos em uma sociedade absolutamente confusa e perdida que precisa desesperadamente de líderes decentes. Seja um! 

Qual é o seu maior orgulho como líder?

O meu maior orgulho como líder é ver o desenvolvimento das pessoas que passaram por mim. É ver que o meu estagiário de dez anos anos atrás hoje é um empreendedor bem sucedido. 

Nos últimos vinte anos eu tive o privilégio de trabalhar com uma “molecada” incrível. Hoje, tranquilamente, posso afirmar “A Geração Y, Geração Millennium ou whatever tem jovens incríveis como qualquer outra geração que pisou na Terra”.

Quem muda o mundo são os jovens, sempre foi assim, e sempre será. Jovens de corpo e mente. 

Hoje eu quero fazer uma homenagem pública a essa “molecada” que de alguma maneira passou por mim nos últimos 25 anos. Fiquem de olhos neles. Eles vão longe. 

Rodrigo Dutra Vianna, trabalhou comigo no marketing da Brasoftware Informática como estagiário a long time ago in the galaxy far far away. Do menino ansioso, energizado, e sempre afim de executar a próxima grande inovação, nasceu um empreendedor-headhunter que hoje caça talentos por todo o Brasil. Depois da Brasoftware, o Rodrigo passou pela Hays Brasil onde aprendeu tudo sobre headhunting, e hoje toca a sua própria empresa de hunting, a Talenses. 

Carolina Minotto Luize Misturini, trabalhou comigo no marketing da Tech Data. Da menina super organizada e engajada em fazer as coisas com começo, meio e fim, nasceu uma mulher que hoje faz coaching em qualquer marmanjo “super poderoso”. Depois de me ajudar na Tech Data e na B4B, a Carol virou líder na Verizon, no Banco Rendimentos, e desde 2013 se concentra em formar outros líderes através dos seus próprios serviços de coaching. 

Carol Matos, trabalhou comigo no marketing da Tech Data. Da menina ultra tímida, retraída e com medo de tudo, nasceu uma profissional que hoje toca o Trade Marketing da LG. Na Tech Data a Carlinha driblava a timidez com muita entrega. Enquanto muitos falavam, ela fazia. A Carlinha saiu da Tech Data, mergulhou na AOC onde detonou monitores por todo o Brasil, e hoje ela executa campanhas de vendas e marketing nos canais de vendas da LG por todo o Brasil. 

Ricardo Palma, trabalhou comigo no marketing da Tech Data. Do menino super simples, de formação super humilde e de chances totalmente improváveis de trabalhar em uma multinacional, foi se formando um profissional atento aos ensinamentos de todos, e que com o passar dos tempos se tornou um líder de marketing por onde passa. Depois da Tech Data, o Palma passou pela Network1, e foi aterrizar na incrível EMC2 onde hoje trabalha como Gerente de Marketing de Canais. 

Renato Tenório, trabalhou comigo nas lojas de varejo da Brasoftware nos anos 90. No dia em que eu entrevistei o Tenório para trabalhar como estagiário na Brasoftware, um colega me disse “Você vai contratar esse moleque? Tem certeza?!”, eu respondi, “Tenho! Ele tem talento. É só lapidar”. Do menino surfista e bom de praia, nasceu o profissional organizado e especialista em desenvolver relacionamentos e fechar negócios com grandes empresas. Depois da Brasoftware, O Tenório arrebentou na Corel, na Microsoft, na Symantec, até ser roubado pela ISH onde toca a área de vendas corporativa como ninguém. 

Rodrigo Regazzo, trabalhou comigo nas lojas de varejo da Brasoftware nos anos 90. Outro menino improvável e talento nato que teria sido deixado de lado por pessoas que pensam dentro da caixa. Do menino simples e pacato, nasceu um ser humano absurdamente generoso com as pessoas e com a própria família simples que o criou. Depois de nove anos na escola da Brasoftware, o Rodrigo foi para a Mcafee, Microsoft, e hoje vende os incríveis softwares da Computer Associates para o governo. 

Leandro Palmieri, trabalhou comigo no marketing da B4B. Do menino simples da zona leste, nasceu um profissional criativo, arrojado e ambicioso que ultrapassou as fronteiras do Brasil. Depois de ajudar a B4B a lançar inúmeros produtos, campanhas no varejo e ganhar diferentes prêmios, o Leandro zarpou para o empreendedorismo até criar a Neelkeen onde ele ajuda marcas de tecnologia a se estabelecer no Brasil. 

Eduardo Sukarie Neto, foi meu estagiário na Brasoftware por muitos e muitos anos até passar por cima de mim, migrar para vendas, e colocar toda a sua paixão por vendas e a sua maneira particular, própria e rápida de se relacionar com as pessoas no coração dos negócios da Brasoftware. O Edu toca a área comercial da Brasoftware sozinho há décadas. Garoto prodígio e super família. 

Amanda Almeida, trabalhou comigo no varejo da Brasoftware. No varejo aprendeu tudo que tinha que aprender, quebrou a cara, compartilhou suas experiências com outras pessoas, tocou as lojas da Brasoftware, reorganizou as vendas via catálogo, o ecommerce, e inventou toda uma nova série de atividades matadoras de marketing B2B que hoje são as grandes responsáveis pelo negócio da Brasoftware.

Ana Paula Couto, trabalhou comigo no marketing da Rakuten. Menina do interior de São Paulo, deixou a família por lá para viver em São Paulo sozinha para aprender, crescer e se desenvolver. Organizada, prática, objetiva e criativa, em apenas 18 meses a frente do marketing B2B da Rakuten levou para a casa o Prêmio de Melhor Funcionária do Mundo da Rakuten por seus feitos a frente do marketing. A façanha vai lhe render uma viagem para o Japão onde vai receber o prêmio das mãos do fundador da Rakuten em um jantar de gala. 

Cynthia Picinin Boratto, trabalhou comigo no marketing da Rakuten. Absolutamente focada na performance do marketing, a Cynthia sabe exatamente onde cada centavo é investido e qual é o seu retorno sobre o investimento. Gerente de marketing B2C da Rakuten, a Cynthia se divide entre as trocentas atividades de aquisição de clientes que precisam trazer milhões de novos clientes todos os meses para o site, e dezenas de atividades de retenção de clientes que tem que assegurar que milhares retornarão todos os dias. Ela faz o trabalho como ninguém. 

Jackeline Fernandez Monte Santo, trabalhou comigo no marketing da Rakuten. A Jack grita, briga, luta, defende e ataca todos os dias para transformar a experiência de compras na Rakuten na melhor possível em todos os tempos. Antenada em tudo que rola no mundo do design, usabilidade, comércio eletrônico aqui e lá fora, a Jack é uma daquelas pessoas que trabalha nos bastidores mas que está transformando o mundo do marketplaces por aqui. 

Com certeza eu estou esquecendo de alguém. 

Desculpe!

Eu espero que muita gente ainda passe por mim. 

Eu espero que muita gente ainda passe POR VOCÊ!

E espero de coração que você como líder tenha a humildade o suficiente para reconhecer as pessoas que trabalham para você na frente de todo mundo ao invés de se colocar no pedestal como se você fosse a última bolacha do pacote. Você não é. Não é mesmo. 

Os outros são. 

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

23/01/2015

A Generosidade vai salvar a sua Vida!

Pin It

Captura de Tela 2015-01-26 às 15.55.30

Jamais defina quem você é por aquilo que você tem, ou pelo dinheiro que você acumulou, ou pela aparência que possui; é a sua generosidade, a sua gentileza e a sua compaixão que realmente contam nessa Vida.

Ano passado eu estava procurando por uma empresa de logística para fazer um trabalho de distribuição de grandes volumes. Na época eu visitei uma série de empresas na busca do melhor parceiro. Um delas, super indicada por amigos, foi uma das primeiras empresas que eu visitei.

Digamos que o nome dessa empresa seja Logística S/A.

Lá fui eu. Reunião as 11:00s da manhã. São Paulo, trânsito infernal de quarta-feira, calor de fritar o cérebro, sensação térmica de 40 graus.

Assim que eu cheguei na Logística S/A eu fui recebido pelo vendedor da empresa que já havia providenciado o meu crachá e liberação de entrada. A visita começou com um tour pela “fábrica de distribuição”. Motoboys, mini-vans, caminhões baús, mercadoria saindo, mercadoria entrando, emissão de notas fiscais, blá blá blá. Tudo em meio a um calor dos infernos.

Depois de visitar a distribuição, subimos para o escritório da empresa, ou melhor, para a sauna da empresa.

Ali eu contei vinte funcionários. Vinte pessoas trabalhando sob um calor absurdo! Tudo meio apertado, um sobre o outro, gente se abanando com capa de caderno, uma única e pequena janela entraberta no canto do escritório, e como tentativa de salvar a pátria, dois ventiladores enormes, antigos e barulhentos distribuiam o calor igualmente para todos.

Mandei um “Bom dia, tudo bem?!!!” com o maior tesão possível para todos os funcionários enquanto seguia o vendedor para a sala da nossa reunião.

“O Sr. Pedro, presidente da Logística S/A, também vai participar da reunião”, anunciou o vendedor. “Legal”, pensei com os meus botões, “vamos falar com quem decide”.

Digamos que o nome do presidente seja Pedro.

Depois de três batidinhas de leve em uma porta super bacana, o vendedor vira a maçaneta e anuncia “Sr. Pedro, o Jordão chegou”.

Eu olhei para dentro da sala.

Quando a porta se abriu de tudo, eu senti na minha cara aquela incrível rajada de ar gelado delicioso como se eu tivesse alcançado um Oásis no deserto depois de cinco dias vagando sem água.

“Muito prazer em te conhecer Jordão”, disse o Sr. Pedro apertando a minha mão e indicando uma cadeira para eu sentar, “É um prazer receber você na nossa empresa. Nós estamos ansiosos para fazer negócios com vocês. O Orlando (vendedor) já deve ter mostrado a nossa empresa, certo? E ai, gostou? Vamos fazer o negócio? O que você está precisando para fechar conosco?”.

A sala do Sr. Pedro era enorme. A mesa era enorme. O sofá no canto com duas cadeiras era coisa de decorador TOP da Casa Cor. A cadeira do cara era coisa de cinema. E o ar condicionado, esse, realmente, dava para gelar o estádio novo do Corinthians, sei lá.

“Pedro, eu não vou fechar o negócio com você. Sabe porque eu não vou fechar o negócio com você?”, perguntei ao presidente da Logística S/A.

“Não, por que? O nosso preço está alto? O preço não é problema. Eu posso fazer um desconto especial para você.”

“Pedro, eu não vou fechar o negócio com você por causa da maneira que você está tratando os seus funcionários. O único ar condicionado da empresa fica dentro do seu escritório. Enquanto você está aqui nesse clima gostoso com ar condicionado, os seus funcionários estão cozinhando lá fora. Eu não vou fazer negócios com uma pessoa que só pensa em si mesmo. Muito prazer em conhecer você, tchau!”. E sai da sala do mesmo jeito que entrei.

Poxa, o que custa para o cara colocar um ar condicionado decente para os funcionários trabalharem de uma maneira decente? Ou pelo menos dividir o ar condicionado derrubando a parede da sua sala?

Eu não faço negócios com pessoas egoístas. O mundo precisa de mais generosidade.

Eu mesmo estou longe da perfeição em termos de ser um “cara do bem”; mas, o que interessa para mim é o quanto eu quero ser um “cara do bem”.

Certo?

Eu acredito que a Generosidade vai salvar a sua Vida em 2015.

Vai mesmo.

Em três meses você vai conseguir muito mais clientes, seguidores, fãs, amigos e amores na sua vida ao ser genuinamente generoso com as pessoas, do que poderia conseguir ao tentar impressionar essas mesmas pessoas falando sobre o quanto você é incrível.

A Generosidade tem que fazer parte do Planejamento Estratégico da sua empresa para 2015.

Onde você vai ser mais Generoso em 2015?

Em 2015 você tem que DAR VALOR e não agregar valor. 

Algumas idéias.

1. Empreste o livro que você já leu. 

2. Ensine para outros funcionários da sua empresa o que você já sabe. 

3. Dê BOM DIA para quem não dá BOM DIA para você. 

4. Dê BOA NOITE para quem não dá BOA NOITE para você. 

5. Ceda o seu lugar. 

6. Compre uma caixa de chocolate e distribua para os colegas na volta do almoço.

7. Faça uma ligação para uma pessoa que está mais quebrada do que você para levantar o astral do cara.

8. Levante o astral de quem está a sua volta. Foi para isso que você veio.

9. Você já falou "Obrigado" para alguém hoje?

10. Dê "Bom dia" no elevador!

11. Invista 5 minutos do seu tempo para escrever um e-mail de agradecimento a uma pessoa que você tanto gosta e fez tanto por você no passado.

12. 80% dos funcionários da sua empresa não receberam nem um tapinha nas costas pelo trabalho que fizeram nos últimos 12 meses. Por favor, mude isso. Reconheça e agradeça as pessoas publicamente por um trabalho bem feito. Faça isso na hora. 

13. Antes de levantar da cama pela manhã, mentalize "Hoje eu vou ser a pessoa mais GENEROSA do mundo com todo mundo que passar pela minha Vida".

14. Seja VOLUNTÁRIO para alguma coisa caramba!!!

15. Seja generoso com o planeta! Plante uma árvore, alimente um passarinho, economize água, faça negócios com pequenas empresas da sua região. 

16. Coma o menos possível de comida industrializada. Não tenha porcarias como refrigerantes e biscoitos recheados no armário da sua casa.

17. Dê Atenção para as pessoas. Atenção, e apenas isso, é a mais rara e pura forma de Generosidade. Desligue-se de tudo quando estiver falando com uma pessoa.

A Generosidade vai salvar a sua Vida em 2015.

A Generosidade vai fazer você ser mais feliz.  

1. A Generosidade vai fazer as pessoas gostarem MAIS de você. 

2. A Generosidade vai melhorar a sua saúde. 

3. A Generosidade vai alavancar a sua carreira. 

4. A Generosidade vai fortalecer as suas emoções. 

5. A Generosidade vai fazer você ser um cara mais otimista. 

6. A Generosidade vai reduzir a sua visão materialista do mundo. 

7. A Generosidade vai aumentar a sua espiritualidade. 

8. A Generosidade vai fazer você ser menos egoísta.

9. A Generosidade vai aumentar a sua auto-estima. 

10. A Generosidade vai fazer você dormir melhor. 

11. A Generosidade vai fazer você viver mais. 

12. A Generosidade vai aumentar o nível de energia. 

13. A Generosidade vai aumentar a sua vontade de fazer exercícios. 

14. A Generosidade vai melhorar a sua memória. 

15. A Generosidade vai ajudar você a relaxar. 

16. A Generosidade vai melhorar o seu casamento. 

17. A Generosidade melhora o seu network.

18. A Generosidade aumenta a sua capacidade de atingir metas. 

19. A Generosidade aumenta a sua produtividade. 

20. A Generosidade melhora a sua capacidade de tomar decisões. 

A GENEROSIDADE vai salvar a sua Vida em 2015 e além!

E sobre o Sr. Pedro?

Três meses depois da minha visita, o vendedor da Logística S/A me ligou, “Jordão, tudo bem? Eu estou te ligando para agradecer em nome dos funcionários da empresa. Dois aparelhos de ar-condicionado foram instalados naquela área que você conheceu. E uma reforma geral vai modernizar o escritório nas próximas semanas. O puxão de orelha no Sr. Pedro funcionou. Muito Obrigado”.

Eu nasci para acordar as pessoas para a importância de reduzir radicalmente o egoísmo natural que vive dentro da gente.

A luta continua.

Nunca para. 

Porque uma lição a Vida me ensinou. Não existe felicidade fora da Generosidade.

Foi para isso que eu vim. E Você?

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

16/01/2015

Trate as pessoas como se elas fossem fazer a diferença, e elas farão.

Pin It

Captura de Tela 2015-01-16 às 12.27.36
Em liderança, caráter é muito mais importante que a estratégia. 

Você tem o melhor das pessoas quando você trata elas como empreendedoras.

Quantas vezes por dia alguém pede pela sua benção para fazer alguma coisa?

Se você tem que participar de todas as decisões, você não tem uma empresa. Você tem um berçário.

Quando você dá a palavra final em tudo, você atrofia a mente das pessoas. As pessoas ficam burras. As pessoas ficam condicionadas. As pessoa trabalham com medo. O medo mata a criatividade. A falta de criatividade mata a empresa. O peso de todas as decisões vai matar você de um infarto.

Por que você insisti em tratar todos como bebês ao invés de empreendedores?

É o seu ego?

Você gosta de ser bajulado?

Você gosta de babação de ovo?

Você gosta da sensação de ser um Poderoso Chefão?

Cara, arruma uma mulher!

Ou

Mulher, arruma um homem!

Tá faltando amor & sexo na sua vida!

Vai malhar!

Arruma um amigo!

Faça um trabalho social!

A empresa tem que escalar. A empresa tem que avançar.

O gargalo da maioria das empresas que tem por ai é o líder.

E não dá para continuar assim.

Não dá para continuar com esse esse bando de líderes meia-boca que não entendem nada de nada e pensam que tem que participar de tudo.

O cara do marketing apresenta um projeto super bacana sobre “Remarketing”, mas o líder não aprova porque não entende de "Remarketing".

A menina de RH apresenta um trabalho show de bola sobre “Feedback 360”,  mas o líder não aprova porque não entende patavinas de "Feedback 360". 

O cara de tecnologia apresenta um projeto inovador para transformar o web site tradicional da empresa em um web site responsivo, mas o líder não aprova o projeto da área de tecnologia porque não entende nada sobre essa história de responsividade.

O líder é o gargalo.

E como esse tipo de líder não tem tempo para aprender sobre tantos projetos em tantas frentes diferentes, as coisas não andam.

Uma das suas principais missões como empreendedor, líder, head, chief, gerente, executivo, ou seja lá o nome que você gosta de dar a si mesmo, é escalar o negócio da empresa o mais rápido possível.

Mas você não consegue escalar um negócio quando você construiu a empresa para ser uma pirâmide ao invés de uma cidade.

Em uma cidade organizada as pessoas sabem onde encontrar as coisas. As pessoas tem liberdade para sair das suas casas e ir atrás do que precisam sem ter que pedir a benção do porteiro do prédio.

O tráfego flui. Tem o supermercado. Tem o cinema. Tem as residências. Tem o aeroporto. Tem a livraria. As pessoas fazem negócios com outras pessoas sem um juiz no meio para decidir o que é melhor para elas.

Se o cara do marketing quer fazer “remarketing” para vender um produto X, e o chefe do produto X concorda que pode ser uma boa idéia para o sucesso do produto, o que interessa a opinião do líder???

Se a menina do RH quer fazer “Feedback 360” para melhorar os relacionamentos na área de tecnologia, e o chefe da tecnologia concorda que pode ser uma boa para ele e os seus funcionários, o que interessa a opinião do líder?

O líder é o gargalo.

Você precisa mudar isso.

Antes de medir a performance de alguém, meça a sua própria performance.

Como andam os seus KPIs de líder?

Todo mundo na empresa tem KPI, mas quais são os KPIs do líder?

O KPI do líder é o resultado de vendas da empresa, a taxa de crescimento e o lucro.

É muito pouco. Nada a ver. 

O KPI de um líder decente é o número de líderes que ele criou e não o número de baba-ovo que ele cultivou.

Quantas pessoas você promoveu no ano passado?

Quantas pessoas ganharam algum aumento de salário REAL no ano passado por conta de realizações incríveis que você permitiu que fossem feitas?

Quantos clientes se tornaram FÃS da empresa por conta da experiência incrível de relacionamento humano e digital que você permitiu que fosse construída pelas cabeças pensantes da empresa?

O líder é o gargalo da empresa.

E se você se tornou o gargalo da empresa porque acredita que as pessoas não sabem o que tem que ser feito, comunique-se com elas.

Liderança é 90% comunicação.

Tire tudo da sua cabeça e fale para as pessoas. Conte tudo tudo tudo! Fale por emails, fale em reuniões, fale em redes sociais, faça vídeos, fale no almoço, fale no cafezinho, fale no 1-a-1, fale no 1-para-muitos. As pessoas tem que saber tudo que você pensa.

As coisas vão mudar se você comunicar o tempo todo tudo que você pensa.

E se você se tornou o gargalo da empresa porque tem medo de delegar as coisas, deixa eu te falar uma coisa.

Na vida, nós temos que celebrar o aprendizado, e não o sucesso ou o fracasso.

Nós todos estamos aqui para aprender. Deixa o medo de lado. Nem você sabe tudo. Vamos celebrar o aprendizado. De todos.

Aceite. O líder é o gargalo da empresa. Agora, vamos mudar isso. Agora. 

Trate as pessoas como se elas fossem fazer a diferença, e elas farão.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

05/01/2015

Em 2015, vamos ARREBENTAR!

Pin It

Captura de Tela 2015-01-05 às 13.35.49

Falar menos, escutar mais; planejar menos, fazer mais; tomar menos refrigerante, beber mais água; ser menos ignorante, compreender mais os outros; ser menos ingrato, agradecer muito mais. E Você, o que vai fazer?

Em 2015, escolha uma das muitas ideias abaixo e toca o pau. Se puder faça tudo; se não der, faça o que puder.

1. Seja curioso sobre as coisas que ninguém se importa.

2. Invista em você. Aprenda um novo idioma, aprenda a usar uma nova tecnologia, aprenda uma nova habilidade.

3. Cerque-se de pessoas melhores que você. Não seja mané de escolher amigos que sabem menos que você só para você parecer o mais galã do pedaço. No final do dia você vai ser a média das cinco pessoas que você se relaciona todos os dias. Portanto, pare de almoçar com Zé mané! E se você é o cara mais inteligente da sala, troque de sala.

4. Assuma a responsabilidade pelos seus erros. Para começar, PARE DE CULPAR A DILMA! PARE DE CULPAR O GOVERNO! Faça a sua parte! Ajude os pobres! Ajude quem está abaixo de você. Faça tudo com muito amor. Respeite quem pensa diferente de você. O seu estado das coisas NÃO TEM NADA A VER com a Petrobrás!!! SE LIGA!!

5. Termine 2015 como ESPECIALISTA em alguma coisa. Duas ou três áreas no máximo. O resto, terceiriza. Faça parcerias com quem é bom no que faz. PARCERIAS!!! FAÇA MUITAS PARCERIAS EM 2015!!!

6. Invista em acumular experiências ao invés de bens materiais. Viaje. Faça exercícios. Assista a um bom filme. Leia livros. Participe de experiências culturais que o seu preconceito hoje te impede. Não se engane. Rico é o cara que vive experiências e não o cara que tem três carros e duas casas.

7. Em 2015, ARRISQUE! Peça demissão! Arrisque o pescoço pelo que você acredita. Você só vive UMA VEZ! Não desperdice a sua vida vivendo o sonho de um ze mané que só pensa nele ou esperando a sua vez daqui trinta anos. A HORA É AGORA!!!

8. Não faça nada sozinho! De novo, procure parceiros. Tem gente boa em todos os lugares. Não se meta a fotografar os produtos que você vende com o seu iPhone 3 mequetrefe. Contrate um fotógrafo que o seu bolso possa bancar.

9. Em 2015, faça PROSPECÇÃO! Invista no mínimo 10 horas por semana em prospecção de novos clientes. 2015 vai ser um ano difícil em muitos segmentos de mercado. Ninguém vai comprar nada. Todos vão economizar. Para os negócios saírem, você tem que trabalhar os clientes. Em 2015, invista 80% do seu tempo de vendedor com prospecção. E vamos que vamos!

10. Em 2015, seja HUMANO. Seja REAL. Seja TRANSPARENTE. Se você é gago, assuma a gagueira e foda-se quem não gosta disso. Se você não sabe falar em público, e tem que falar, foda-se se alguém vai achar a sua apresentação meio-babaca. Em 2015 seja VOCÊ. E quem não gostar, foda-se!

11. Em 2015, não gaste dinheiro com porcaria. Não compre só por comprar. As pessoas mais ricas do mundo são ricas porque são "econômicas". Elas não compram bolacha recheada para os filhos, ou refrigerante porque está em promoção. É tão difícil ganhar dinheiro... Não gaste com porcarias de curta duração. Invista o seu dinheiro em coisas que duram. Pense como um cara rico e não como esses pobres metidos a rico que estão torrando o pouco que ganham em besteiras que apenas engordam ou complicam a vida.

Em 2015, você TEM QUE IR PRÁS CABEÇAS!

No topo do mundo tem muito pilantra. Faltam bons exemplos na elite brasileira. Se você é do bem, você tem que dar certo! Se você é do bem, você tem obrigação de dar certo.

Em 2015, vamos pegar o que é nosso. Vai atrás do que pode ser seu. Se você não for atrás, algum imbecil ganancioso fútil e egoísta vai pegar para ele porque precisa de mais de mais para pagar as contas da ração dos seus bichinhos de estimação.

Em 2015, te encontro no topo do mundo chutando a bunda dos babacas.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

BUSCA

GRÁTIS!

Junte-se a 350 mil pessoas que recebem os nossos artigos no e-news QUEBRA TUDO!


Direto das Trincheiras!


COMENTÁRIOS RECENTES

Você já leu o QUEBRA TUDO?