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18/08/2014

Seja um Incentivador de Pessoas. O mundo já tem críticos demais.

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Incentivador

Arrisque mais do que o esperado, aprenda mais do que o normal. Levante o astral das pessoas, vença, mas nunca se esqueça do cara humilde que você é. 

Se eu não tivesse visto com os meus próprios olhos que é possível crescer nesse país mesmo quando o governo aparentemente joga contra, eu já teria desistido. Eu já vi isso acontecer centenas de vezes. Por todo o Brasil.

Os idiotas que criticam os governos são os mesmos babacas que querem ganhar licitações através de lobistas ou virar funcionário público para mamar nas tetas do estado. Então, dane-se os críticos!

Nesse momento um cara muito menos qualificado do que você está sendo muito mais bem sucedido do que você fazendo o que você gostaria de fazer da sua vida.

O cara sabe menos que você. Viajou menos que você. Se comunica pior do que você. É mais desorganizado do que você. Não entende nada de planejamento ou tecnologia; mas ele não tem o medo que você tem, e não é travado emocionalmente como você é.

Tudo porque o cara teve a sorte de não ter dinheiro para assistir os cursos "roda-presa" que tem por ai que poderiam contaminar a sua cabeça com teorias burrocráticas sobre gestão de negócios e de vida. O cara teve que aprender tudo sozinho.

E você ainda gasta uma grana violenta com esses boçais para botar medo em você.

Antes de pedir conselhos para um guru do dinheiro, checa se o cara é milionário; antes de pedir conselhos para o Sai Baba da Área de Vendas, checa se o cara já fez alguma venda significativa na vida dele; antes de pedir direção para o Confúcio da Administração, checa se ele ainda está casado!

Empresas como Google, Microsoft, Apple, Ford, Toyota, Samsung, Rakuten, Amazon, IBM, Oracle, Disney, Pixar, Starbucks, Tesla, LucasFilms, Patagônia, Virgin, TOMS, Evernote, Netflix, Natura, AirBNB, Harvard e Salesforce foram construídas SEM MANUAL DE INSTALAÇÃO!

ZERO DE INSTRUÇÕES!

Inclusive, quando a Microsoft surgiu, eles tiveram que lutar contra a gigante IBM; quando a Ford surgiu, eles tiveram que lutar contra o domínio das carroças e trens; quando a Netflix surgiu, ela teve que lutar contra a líder e falecida Blockbuster; quando a Amazon surgiu, ela teve que lutar contra a Barnes and Noble; quando a Pixar surgiu ela teve que lutar contra a Disney, e por ai vai.

Na verdade, nesse exato momento os melhores e mais atuais manuais sobre gestão de negócios e inovação estão sendo escritos baseados no dia-a-dia dessas empresas, e não o contrário.

O negócio é o seguinte: você tem que começar. Com nada. Sem mapa. Sem bússola. Sem ouvir os conselhos desse bando de zé mané que nunca realizou NADA.

Apenas comece. Com o pouco que você tem, e com toda a ignorância que você tem. Quanto mais ignorante melhor. Dessa maneira você vai ignorar os paradigmas do seu mercado.

O aprendizado virá do dia-a-dia.

O aprendizado virá da humildade de saber ouvir o que ninguém escuta, sentir o que ninguém sente, perceber o que ninguém observa. Essas habilidades não são ensinadas na escola, pelo contrário, você aprende lidando com pessoas na vida real.

Você conhece uma cidade chamada Coxim no Mato Grosso do Sul?

Em 1997, um cara chamado Juciney José de Araújo - o Ney -, então com 22 anos de idade, sem nenhum estudo, sem nenhuma faculdade, sem nenhuma instrução, sem nenhuma ajuda do pai ou da mãe, pegou todo o dinheiro que ganhou na sua vida até então fazendo de tudo um pouco pelas ruas do mundo, e começou uma loja de produtos agrícolas chamada Nutribem.

Hoje a empresa desse moleque atrevido que saiu de casa com 7 anos de idade, irmão mais novo de uma família de 11 cabras nordestinos etc etc etc, vai faturar R$ 50 milhões de reais com 200 funcionários.

A Nutribem é a empresa mais admirada de Coxim.

O Ney é um cara que tem vários sonhos. Ele não pára de sonhar. Um dos seus sonhos é construir uma rede de Loja de Carnes para a Classe C com tudo que essa turma tem direito. E você pode apostar, o cara vai conseguir.

E no que depender de mim, eu vou incentivá-lo todos os dias.

O seu sonho é ter uma cafeteria? Vá em frente. Não importa se a Starbucks está dominando a parada. A Starbucks já está vivendo a fase onde o que interessa é vender; eles já esqueceram de resolver os problemas das pessoas. Não se intimide com eles. Eu tenho certeza que você é capaz de fazer um cafezinho MUITO MELHOR do que o cafezinho que a Starbucks faz industrialmente.

É ou não é?!

Com certeza que é!

O Kibe da São Jorge é MUITO MELHOR do que o kibe de cebola do Habibs; o hamburger do New Dog é muito mais saudável do que a porcaria do McLixo; a peça que está passando no teatro do bairro da sua cidade é muito mais inteligente do que o novo filme do Transformers; a padoca da esquina do seu bairro é muito mais confortável e completa que o balcão gelado da pseudo-padaria que você encontra dentro de um wal-fucking-mart; a carne que você compra no carrefour é muito pior do que a carne vendida no açougue que a sua mãe fazia compras.

Não se intimide com o tamanho do gigante que concorre com você. Os caras são lentos. Não acreditam em nenhum Valor decente. A missão corporativa foi feita para decorar o escritório, nada além disso. O seu exército de funcionários é formado por pessoas proibidas de demonstrar emoção e paixão pelo que fazem. A busca pela qualidade das coisas que eles produzem faz parte do discurso da empresa enquanto fizer sentido para maximizar os lucros dos acionistas sem rostos.

Mas o problema não termina ai.

Os maiores críticos do seu sonho estão dentro da sua casa.

Quantas vezes você já ouviu a sua esposa te dizer que você é inteligente demais para ter a sua própria padaria?

"Você deveria trabalhar na Vale do Rio Doce, ou no Banco do Brasil, ou na Petrobrás! Porque perder tempo com essa idéia de fazer caixas de papelão reciclado para sucos de laranja? Você é burro?! Você tem potencial para ser diretor da Toyota!"

Por que perder tempo construindo uma empresa que nem o seu filho vai querer dar continuidade?

Por que perder tempo se matando em um negócio que até o seu sócio já abandonou?

Por que? Por que?! Por que?!!!

Porque tem uma voz te dizendo para fazer.

Se você está ouvindo uma voz dentro do seu cérebro te dizendo para fazer, você tem que fazer.

Pelo jeito a grande maioria das pessoas não ouvem "vozes". Hehehe. Se você ouve, você deve fazer. Você foi escolhido. Você faz parte de uma legião de alguns milhões que foram escolhidos para tocar o mundo em frente. Você foi escolhido para mudar o mundo. Não ignore as vozes que enchem a sua cabeça da idéias malucas. Eu não sei de onde elas vêem, mas são reais.

Enquanto milhões de pessoas vão passar a vida sem encontrar um grande sonho, ou uma grande missão para realizar, ou ouvir "vozes", você foi convocado para a batalha.

Todos os dias pela manhã você tem a chance de mudar tudo. Você pode continuar dormindo com os seus pesadelos e promessas de sonhos que um dia vai realizar, ou acordar duas horas antes de todo mundo para fazer o que você realmente quer fazer da sua vida; e depois ir para o seu emprego.

O que vai ser?

Afaste-se dos "roda-presa"! Cerque-se de pessoas que tem os mesmos valores que você, as mesmas metas que você, o mesmo estilo de vida que você, os mesmos interesses que você.

Na vida você vai crescer, na vida você vai perder; se você estiver cercado por pessoas que tem valores diferentes do seu, os caras vão sempre detonar as suas idéias, criticar a sua resiliência, insistir na sua desistência.

Que amigos são esses que te abandonam na hora que você mais precisa?

Encontre novos amigos!

Amigos que tenham os mesmos valores e crenças que você.

Você não precisa ficar preso às pessoas que moram na cidade que você mora, ou aos amigos que você fez na escola em que você estudou.

Através da internet você consegue se aproximar de pessoas que tem os mesmos sonhos que você. Encontre essas pessoas e comece discussões sobre as melhores práticas disponíveis em todo o planeta para atingir os sonhos de vocês.

Cara, não trabalhe com aquilo que dá dinheiro. Trabalhe com aquilo que te deixa feliz. Incentive os seus filhos, os seus amigos, os seus parentes, o seu chefe, os seus colegas, a fazer o mesmo. Não desperdice a sua vida porque você precisa ganhar dinheiro o suficiente para pagar a próxima prestação da TV de LED de 60 polegadas que você comprou em 24 vezes para assistir o jornal nacional, a seleção da cbf e outras porcarias.

Eu já sei que é complicado, você não precisa me dizer. Eu já sei que é demorado, você não precisa encher o meu saco com os seus papinhos medíocres. Eu vou fazer de qualquer jeito.

Eu quero ser um Incentivador de Pessoas!

E nada como ser um exemplo vivo daquilo que eu quero que os outros sejam.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

18/07/2014

O Epicentro.

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Não conte para as pessoas o seu sonho, mostre para elas.

Eu gosto de inspirar as pessoas. Eu realmente gosto de inspirar as pessoas. Eu acredito que eu nasci para fazer isso, e procuro cumprir essa missão todos os dias da minha vida.

Eu quero que alguém algum dia olhe para mim, e me diga, "Por sua causa, Ricardo, eu não desisti".

Me incomoda ver pessoas saudáveis sem vontade de trabalhar. Me incomoda ver pessoas que não conseguem enxergar um propósito no trabalho que fazem. Me incomoda ver pessoas esperando por permissão para mudar uma coisa que elas sabem que está errado.

Me incomoda ver pessoas tentando agir normalmente, elas nunca saberão do que realmente são capazes.

Me incomoda viver em um país onde a maioria dos pais ao invés de inspirar os filhos a seguirem em frente com os seus sonhos de ser um artista plástico, ou um vendedor de limonada, ou um designer de interiores, os convencerão a seguir carreira de advogado ou engenheiro de processos porque dá mais dinheiro.

Para inspirar mudanças, e mostrar para as pessoas que existe uma infinidade de novas causas pela qual vale a pena acordar bem cedo todos os dias, eu criei o EPICENTRO.

O EPICENTRO é um evento para inspirar você a se atirar do penhasco e construir o avião enquanto está caindo.

O EPICENTRO vai ser um evento totalmente diferente de todos os eventos que você já foi na sua vida. O EPICENTRO é um evento autêntico, sem enrolação, sem politicagem, sem máscaras. Você vai conhecer idéias práticas, pessoas do bem, e ferramentas incríveis que vão mudar o rumo da sua vida e da sua empresa.

Que tal conferir um vídeo onde eu falo sobre o EPICENTRO? Assista o vídeo que eu fiz em Campos do Jordão clica aqui.

O EPICENTRO vai acontecer em Campos do Jordão nos próximos dias 26, 27 e 28 de Setembro. Serão quase 48 horas de palestras, eventos para você conhecer gente do bem, feira de startups e produtos de tecnologia, e o EPICENTRINHO - onde vai rolar palestras e oficinas para inspirar as crianças e os jovens carentes da região a encontrar um caminho de sucesso para suas vidas.

Eu estou aqui hoje para convidá-lo a financiar o EPICENTRO.

É isso mesmo! E você consegue.

Você e milhares de outras pessoas juntas vão permitir que o evento aconteça.

O EPICENTRO é um projeto de financiamento coletivo (crowdfunding) onde ao fazer uma doação para o EPICENTRO você leva para casa um pedaço do evento.

Por exemplo:

Se você doar R$ 25 ou mais, o seu nome será impresso na parte de AGRADECIMENTOS no programa do EPICENTRO e no web site do evento.

Se você doar R$ 75 ou mais, o seu nome será impresso no programa do EPICENTRO, no web site do evento, e você ainda ganha 01 Poster do EPICENTRO + 01 Foto Selfie Impressa Autografada com todos os palestrantes do EPICENTRO.

Se você doar R$ 150 ou mais, você recebe 01 Ingresso para o EPICENTRO + 01 Poster do EPICENTRO + 01 Foto Selfie Impressa Autografada com todos os palestrantes do EPICENTRO + 3 Web Seminários gravados sobre Vendas que estão disponíveis na BIZ PREMIUM + Acesso GRÁTIS e em primeiro mão a dezenas de aplicativos feitos pelas startups. O Ingresso dá direito a assistir todas as palestras do EPICENTRO, e circular por todos os espaços onde irá acontecer as atividades relacionadas ao EPICENTRO.

Se você doar R$ 250 ou mais, você recebe 01 Ingresso para o EPICENTRO válido para sentar na terceira ou quarta fila no auditório + 01 Poster do EPICENTRO + 01 Camiseta do EPICENTRO + 5 Web Seminários gravados do Ricardo Jordão + 01 Foto Selfie Impressa Autografada com todos os palestrantes do EPICENTRO + Acesso GRÁTIS e em primeiro mão a dezenas de aplicativos feitos pelas startups. O Ingresso dá direito a assistir todas as palestras e circular por todos os espaços onde vai acontecer atividades relacionadas ao EPICENTRO.

Se você doar R$ 500 ou mais, você recebe 01 Ingresso para o EPICENTRO para sentar na primeira ou segunda fila do auditório + 01 ANO de Assinatura da BIZ PREMIUM com 60 web seminários do Jordão gravados + 01 Poster do EPICENTRO + 01 Camiseta do EPICENTRO + 01 Foto Selfie Impressa Autografada com todos os palestrantes do EPICENTRO + Todos os palestrantes vão seguir você no Twitter + Acesso GRÁTIS e em primeiro mão a dezenas de aplicativos feitos pelas startups.

Se você doar R$ 5.000 ou mais, você recebe 04 Ingressos para o EPICENTRO para sentar na primeira fila do auditório + 01 Poster do EPICENTRO + 01 Camiseta do EPICENTRO + + 01 Foto Selfie Impressa Autografada com todos os palestrantes do EPICENTRO + Todos os palestrantes vão seguir você no Twitter + o Ricardo Jordão vai sentar com você para estabelecer um planejamento de marketing detalhado para o seu negócio.

Se você doar R$ 20.000 ou mais, você tem direito a 01 Cota de Patrocínio do EPICENTRO com direito a colocar a sua marca em todos os materiais do EPICENTRO + Área de Exposição no Lounge do EPICENTRO + todas as recompensas anteriores.

Eu nunca te pedi nada. Mas hoje eu preciso de você.

O EPICENTRO só vai acontecer se você ajudar.

Faça parte de um movimento que vai mudar a história do empreendedorismo no Brasil.

Ao apoiar o EPICENTRO você está apoiando a Criatividade. Você está apoiando as Pequenas Empresas. Você está apoiando o Empreendedorismo. Você está apoiando a criação de novas riquezas, novos empregos, uma nova economia, uma nova maneira de viver, mais humana, mais saudável, mais sustentável, mais generosa.

Ao apoiar o EPICENTRO você está garantindo um futuro mais feliz para os nossos filhos. Um futuro cheio de opções. Um futuro onde os nossos filhos poderão viver das suas paixões e não apenas trabalhar por dinheiro.

O processo do financiamento coletivo do EPICENTRO é ULTRA SIMPLES e RÁPIDO.

Você pode fazer a doação via pessoa física ou pessoa jurídica. 

Você escolhe o valor que pode doar, coloca os seus dados, escolhe a forma de pagamento (cartão de crédito ou boleto bancário) e pronto. O processo todo leva cinco minutos.

Lembrando que ao doar R$ 150 você já está levando para casa 01 ingresso para participar do EPICENTRO

O EPICENTRO está no Catarse, o principal web site de financiamento coletivo do Brasil. 

Para fazer a sua doação e participar do Financiamento Coletivo do EPICENTRO clica aqui

Participe! Faça a sua doação! Compre o seu ingresso!

Chame os amigos, junte os funcionários, forme um grupo com os seus clientes, alugue uma casa em Campos, e viva o final de semana mais empreendedor da sua vida!

Eu realmente prometo que você vai viver o final de semana mais inspirador da sua vida.

Agora, o Financiamento Coletivo tem uma meta e uma prazo para acontecer. 

Eu tenho até o dia 26 de Agosto para levantar R$ 120 mil reais para realizar o EPICENTRO

Por isso, eu realmente preciso de VOCÊ!

Eu tenho exatamente 40 dias para atingir essa meta. 

Será que vamos conseguir?

Se você me ajudar eu tenho certeza que sim!

Apoie o EPICENTRO!

Financie o EPICENTRO!

Compartilhe essa idéia com os seus amigos!

Chame os colegas para financiar com você!

VAMOS MUDAR O BRASIL!

AGORA!

Eu não vou esperar o resultado das próximas eleições para ver se alguém vai fazer alguma coisa pelo Brasil. Eu vou mudar o Brasil através do EPICENTRO

VAMOS JUNTOS?!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

30/06/2014

Como mudar o mundo.

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"Nunca duvide que um pequeno grupo de pessoas sérias e comprometidas possa mudar o mundo; na verdade, são exatamente os pequenos grupos de pessoas que mudam o mundo". 

Eu sempre digo que JAMAIS o John Lennon ou o Paul McCartney venceriam esses programas de televisão tipo Ídolos ou SuperStar. O Steve Jobs JAMAIS venceria o Aprendiz do Justus ou do Trump. O plano de negócios original do Google JAMAIS passaria pela aprovação dos professores de um MBA.

Quem nasce para ser DIFERENTE não se enquadra nos padrões normais das coisas; nasce para arrebentar o STATUS QUO das coisas.

NUNCA na história moderna do nosso mundo o dinheiro esteve tão concentrado na mão de tão poucos.

40% do PIB Ocidental concentra-se nas mãos de 1% da população.

1%!

1% da população controla não apenas o dinheiro, mas os políticos, as leis, e o modus operandis das coisas.

Não é a toa que a cidade de São Paulo ainda não possui um metrô a lá Nova Iorque ou Tóquio que te leva para absolutamente todos os lugares da Grande São Paulo.

Por aqui as grandes mondadoras de carros sempre fizeram um lobby ABSURDO no governo e conseguiram bloquear os investimento em transportes públicos para forçar as pessoas a comprar carros e depender deles.

Ou vocês acham mesmo que esses políticos que não sabem nem escrever o próprio nome são capazes de criar um Projeto de Lei de 1 mil páginas sobre um Plano Diretor para a cidade ou qualquer coisa do tipo?????

Quem escreve as leis não são os políticos ou a Dona Maria que foi na Câmara dos Deputados pedir uma praça nova para o seu bairro. Quem escreve as leis são as grandes consultorias & auditorias & advogados das grandes empresas e do 1% da população.

Ou você ainda não sabia disso???????!!!!

A coisa toda foi tão bem feita que você é incapaz de acreditar que uma comida diferente sugerida por um blogueiro da internet seja MELHOR que a porcaria de comida que o Faustão recomenda.

Você é incapaz de acreditar que um método de cura não convencional sugerido por um médico não-convencional seja melhor que a sugestão do médico do Hospital Einstein em São Paulo.

A coisa foi tão bem feita que se você virar para os seus amigos e disser que você é espírita ou evangélico, os seus amigos vão te chamar de babaca porque a única verdade que eles conhecem é da Igreja que tem o aval da Rede Bobo.

Você é incapaz de acreditar que somente ao ler LIVROS, conversar com PESSOAS e começar de baixo - mesmo que seja lavando pratos - vão te levar em pouco tempo - provavelmente 5 anos - a um lugar MUITO MELHOR do que uma faculdade de plástico que te ensina coisas que estão obsoletas te cobrando os olhos da cara.

Tem MUITA COISA para mudar nesse mundo.

Por onde começar???

Pelo EMPREENDEDORISMO!

Faça negócios com os Pequenos!

Se puder não vá no McLixo! Prefira a hanburgueria do seu bairro. Não vá no Carrefour! Compre frutas na feira livre da sua rua. Não ande de carro, vá de bike! Não compre roupas na Tommy Hilfinger, prefira a confecção da sua cidade! Não vá no cinema, vá ao Teatro mais próximo da sua casa para conferir a arte das pessoas que moram perto de você.

Eu sei, é difícil vencer os grandes; eu sei, parece impossível conseguir o equilíbrio de poder entre os grandes e os pequenos, mas é possível!

A história do Whatsapp é uma PROVA disso. Em apenas dois anos e com vinte funcionários, o Whatsapp colocou de JOELHOS todas as operadoras de celular do planeta. Enquanto os grandes abusavam das pessoas com a oferta de pacotes abusivos de torpedos de SMS, o Whatsapp apareceu para QUEBRAR o business deles. Se 20 pessoas vindas do subúrbio de Kiev conseguiu fazer um trabalho MUITO MELHOR do que os vinte mil funcionários da VIVO juntos, você e eu também conseguimos.

O mundo precisa de EQUILÍBRIO!

O mundo precisa do DIFERENTE!

Eu espero que eu possa viver uma vida suficientemente DIFERENTE para ajudar a mudar o modus operandis das nossas Vidas.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

20/06/2014

Você não desenvolve o seu coração quando você age como se não tivesse um.

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Você não desenvolve o seu coração quando você age como se não tivesse um. 

Trabalhe com o seu coração em cima da mesa. 

Não obedeça ordens que não façam sentido para você. 

Trabalhe em projetos que você terá orgulho em colocar no seu currículo. Não siga planos feitos por pessoas que estão longe do cliente. 

Deixe a sua consciência ser o seu guia. 

Revolte-se contra tudo que não faz sentido. 

As nossas empresas estão cheias de BURROcratas obsoletos que decidem em cima de idéias de vinte anos atrás. 

Não siga as regras dessa turma em hipótese alguma, pelo contrário, quebra todas elas. Tá tudo obsoleto! 

Se você nunca perdeu a cabeça, é porque você nunca seguiu o seu coração. E isso é muito triste.

De vez em quando você tem que sacudir a árvore da sua empresa, para derrubar as maçãs podres que se escondem atrás dos pilares da empresa.

Qual maçã podre você vai derrubar hoje?

Seja CÉTICO com relação a TODAS as apresentacões em powerpoints feitas por gerentes ou diretores. As apresentações dessa turma SEMPRE mostram o lado bom das coisas. RARAMENTE você encontra uma apresentação HONESTA e REAL que ATACA os defeitos da empresa e EXIGE MUDANÇAS IMEDIATAS.

Tenha a sua PRÓPRIA AGENDA. Caso contrário, você vai ter que seguir a agenda obsoleta dos outros. Ai, não reclama porque você não faz o que gosta. Você não faz o que gosta porque nem você mesmo sabe como fazer isso. Não culpe os outros por não ter "tempo" para liderar a si mesmo.

Nunca peça desculpas por dizer o que você pensa. É como pedir desculpas por você ser quem você é. 

Ser REAL e de VERDADE é o maior VALOR que você pode agregar ao mundo. 

Porque no final do dia, só você é igual a você.

A sua vida é a sua mensagem que você deixa para o mundo.

Tenha sempre a certeza que ela é INSPIRADORA!

Porque INSPIRAR os outros é a grande missão da vida de todas as pessoas que andam nesse planeta. 

Quem você vai inspirar hoje?

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

07/05/2014

Ser Pequeno é Lindo!

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Seja grato pelo que você tem. Comemore como as coisas são. Quando você perceber que nada te falta, o mundo será seu. O segredo da felicidade não é buscar mais, mas desenvolver a capacidade de se divertir com menos. 

Quanto menor a equipe, melhor; 40 pessoas são muito mais lentas do que três. Ser Pequeno é Lindo! Orgulhe-se de ser Pequeno.

O teto da Capela Sistina foi pintado por UM cara e não por uma equipe de gerentes e estagiários com plano de carreira definido; dez pessoas trabalharam no projeto do iPhone durante 5 anos até o seu lançamento; enquanto isso, nem 5 mil engenheiros da BlackBerry juntos foram capazes de descobrir uma maneira de vencer o iPhone; Jesus Cristo começou com 12 seguidores, hoje são 2 bilhões.

Nos últimos 18 meses a Apple comprou 24 pequenas empresas porque nem mesmo ela é capaz de inovar como as pequenas inovam; o Google comprou o pequeno Waze porque milhares de programadores não conseguiram fazer um trabalho melhor com o Google Maps; Zuckerberg fez o Facebook no dormitório da faculdade quando o MySpace tinha centenas de milhões de usuários e se achava a última bolacha do pacote; o Whatsapp tinha 25 funcionários quando foi comprado pelo Facebook por 19 bilhões de dólares, e meia dúzia de funcionários quando colocou todas as empresas de telefonia do mundo de joelhos ao reinventar o torpedo de celular.

Quem muda o mundo são as pequenas empresas.

Sempre foi assim.

As grandes empresas nunca inventaram nada.

Todas as grandes e pequenas inovações que vocês conhecem são filhotes criativos de inventores solitários movidos pela paixão de causar um impacto profundo na vida das pessoas.

Eu me acabo de rir quando encontro uma molecada ansiosa por trabalhar em uma grande empresa porque ACHA que vai criar e inventar um monte de coisas. Piada. Se você quer mudar o mundo, comece SOZINHO! Ou junte-se a uma micro pequena equipe de seres humanos engajados em quebrar algum tipo de paradigma que as grandes empresas não tem coragem e muito menos capacidade para fazê-lo. 

Se você trabalha em uma pequena empresa localizada no décimo andar conjunto 101 de um prédio velho de escritório caindo aos pedaços que tem apenas um elevador apertado, ORGULHE-SE do que você tem! Você provavelmente tem todo o poder que precisa para mudar o destino do seu mercado.

Quando as pessoas perguntaram o que você faz, responda "Eu trabalho na EMPRESA ABC!" E cale a boca! Deixe as pessoas absorverem a MARCA da sua empresa. Não diga mais nada! O nome da sua empresa é ÚNICO. Usá-lo para apresentar-se às pessoas irá levá-las a se questionarem o porque de não conhecer você.

Encontre um problema que os grandes não estão afim de resolver, e ataque de frente!

As pequenas empresas não tem absolutamente NADA a aprender com uma grande empresa, pelo contrário!

Deixe as grandes empresas se BURROCRATIZAREM com suas cartilhas cheias de missões, visões e valores que não emocionam nem defunto; tenha apenas uma linda, autêntica, honesta e transparente CAUSA humana!

Deixe os grandes perdendo tempo gerenciando suas listas infinitas de endereços de emails de pessoas que eles nunca vão encontrar pessoalmente; converse com a sua meia dúzia de clientes um-a-um e CARA-A-CARA!

Deixe os grandes se complicarem com a gestão do seu crescente e cancerígeno mix alucinado de produtos e serviços teoricamente complementares; venda apenas um ÚNICO produto ou serviço!

Deixe os grandes gerenciarem pessoas como se fossem gado; permita aos seus dois únicos funcionários saírem mais cedo do trabalho para buscar os filhos na saída da escola!

Deixe os grandes espremerem fornecedores como se fossem suco de laranja; estabeleça PARCERIAS VERDADEIRAS com todo mundo que te cerca! Trate TODO MUNDO como parceiros e não como servos.

Deixe os grandes torrarem seus lucros em escritórios pomposos nas principais vias da cidade; as pequenas empresas não precisam de escritórios pomposos. Você precisa apenas de um bom computador para mudar tudo.

Deixe os grandes investirem rios de dinheiro no mundo mágico da propaganda. Apenas 1% desse investimento dá resultado. 99% é perda de tempo. A propaganda como você conhece não funciona mais. Não perca tempo com isso.

A propaganda não é mais a alma do negócio, a alma é!

Invista todo o seu tempo na construção da alma da sua pequena empresa ao invés de investir na construção do corpo dela. A alma voa. A alma cresce. A alma se espalha. O mundo corporativo não tem alma. Tenha uma.

Ser Pequeno é LINDO!

Ser Pequeno é ter FOCO. 

Ser Pequeno permite gastar mais tempo com cada pessoa que trabalha com você.

Ser Pequeno permite a você se concentrar no trabalho que tem que ser feito; deixe os grandes perderem o seu tempo com treinamentos e workshops maçantes sobre como ser babá de gente grande.

Ser Pequeno é LINDO!

Ser Pequeno ajuda todo mundo a entender o que cada um faz. Ser Pequeno ajuda todo mundo a ter consciência das circunstâncias, dos sucessos, dos fracassos e das expectativas de todos. 

É difícil alguém fingir que está trabalhando quando se é pequeno. É difícil alguém se esconder ou tirar o corpo fora quando se é pequeno. 

Ser Pequeno é LINDO!

Ser Pequeno é ter menos.

As pessoas fazem mais com menos.

Tudo que você diz em 1.000 palavras pode ser dito em 50. Em 50 palavras as coisas ficam mais claras. Se você precisa de 1 mil palavras para explicar alguma coisa é porque nem você mesmo entendeu o que você quer falar.

As pessoas fazem mais com menos.

90% das reuniões que você participa podem ter apenas 15 minutos de duração. Por que as reuniões tem que ter sempre UMA hora de duração? Daqui por diante faça reuniões de 15 minutos. 15 minutos é o suficiente. Experimente.

As pessoas fazem mais com menos.

Menos blá blá blá, menos planejamento, menos reclamação, menos preocupação, menos dúvidas, menos preguiça, menos insegurança, menos ignorância, menos ódio, menos ingratidão.

As pessoas fazem mais com menos.

Você não sabe o que você realmente tem na sua gaveta até você jogar 80% no lixo.

Ser Pequeno é LINDO!

Ser Pequeno vai te levar a ser Grande.

E quando isso acontecer, ARREBENTA TUDO!

Porque o importante mesmo é sempre começar tudo novamente.

Pequeno.

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

23/01/2014

6 Lições de Vida que você pode aprender com o Lobo de Wall Street.

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Fazia tempo que o cinema não produzia uma filme tão fodástico sobre o capitalismo como O Lobo de Wall Street.

O Lobo de Wall Street é baseado na história real de Jordan Belfort - um corretor de ações muito maluco que quebrou a banca nos anos 80 yuppies.

90% do que você vai ver no filme REALMENTE aconteceu do jeito que você vai ver - por mais maluco que pareça.

O Lobo de Wall Street é agressivo, provocativo, arrojado, simplesmente SENSACIONAL! Martin Scorsese, o diretor, desafia as barreiras do celibato em dezenas de cenas do filme. Prepare-se para ficar chocado!

O Lobo de Wall Street é cheio de cenas de sexo, drogas and rock and roll! Mas tirando todo o excesso do filme que deixaria as Senhores de Santana com os cabelos em pé, a história de Jordan Belfort tem muitas coisas para ensinar a você sobre Vida, Trabalho, Dinheiro, Capitalismo e muito mais.

O Lobo de Wall Street não é para vagabundo que trabalha apenas quando o chefe está olhando.

O Lobo de Wall Street não é para funcionário que está esperando o dia da aposentadoria ou o próximo feriadão para ir para a praia com uma caixa de cerveja para encher a pança.

O Lobo de Wall Street é para quem quer viver com a FACA NO DENTE!

TODO CIDADÃO que sonha em chegar em algum lugar na vida TEM QUE assistir esse filme!

TODO VENDEDOR que se preza TEM QUE assistir O Lobo de Wall Street!

TODO EMPREENDEDOR que se preza TEM QUE assistir O Lobo de Wall Street!

TODO LÍDER que se preza TEM QUE assistir O Lobo de Wall Street!

O filme tem incríveis três horas de duração e eu já assisti duas vezes em pré-estréias!

E vou assistir outras DUAS MIL VEZES quando o filme estiver disponível para compra.

Eu não vejo a hora de baixar o filme no meu notebook para rever todos os dias os incríveis discursos inflamados de Jordan Belfort para levantar a moral da equipe, ou os tiradas picantes sobre a vida e muito mais.

O Lobo de Wall Street estréia oficialmente nessa sexta-feira dia 24 de Janeiro. Você tem que assistir!

O Lobo de Wall Street é INCRIVELMENTE MARAVILHOSO!

Martin Scorcese é um ANIMAL!

Leonardo DiCaprio como Jordan Belfort supera qualquer expectativa! A cena em que Leonardo DiCaprio se rasteja pelo chão é provavelmente a melhor cena de cinema já feita nos últimos anos.

O Lobo de Wall Street é uma comédia épica que mostra o lado bom e ruim do setor financeiro e seus capitalistas selvagens movidos a dinheiro e ganância.

Aqui vão algumas lições de vida que O Lobo de Wall Street pode ensinar a você:

1. A Vida não é sobre casar, mandar os filhos para escola, e se aposentar na frente da televisão; a Vida é sobre ficar rico em todos os sentidos. "A única coisa que separa você dos seus objetivos são as desculpas que você dá a você para evitar o sucesso". Jordan Belfort veio do nada. Completamente obcecado por mudar de vida, aos 26 anos de idade já ganhava 49 milhões de dólares por ano. As vezes, é claro, de maneira não muito ortodoxa, digamos assim. Mas se você colocar de lado o fato de que Belfort nem sempre usava os melhores métodos para conseguir os clientes, você tem que admitir que ele simplesmente não ficava parado esperando pelas oportunidades caírem no seu colo. A sua mente sempre focada em ser bem sucedido o impedia de aceitar o NÃO como resposta - coisa que muitos de nós fazemos no nosso dia-a-dia. Ele simplesmente atacava tudo que tinha que ser feito de frente e não descansava enquanto a coisa não estivesse resolvida. Jordan, por exemplo, não ficou esperando uma chance para ser funcionário do Lehman Brothers ou Merrill Lynch - dois dos maiores bancos de investimentos dos EUA. Ele fundou a própria empresa - Stratton Oakmont - em um galpão abandonado de uma antiga mecânica de carros. Como sinal de rebeldia, Belfort manteve a empresa em Long Island longe dos narizes empinados dos grandes nomes de Wall Street. "Eu já fui pobre, e eu já fui rico, e eu escolho ser absurdamente rico". 

2. A sua equipe é a coisa mais importante que você tem. Existe uma série de cenas fantásticas ao longo do filme onde Belfort se coloca a frente dos seus funcionários para motivá-los com o seu discurso matador. Diferente da maneira boçal que a grande maioria dos executivos usam por ai para motivar as suas equipes - quando se prestam a fazer alguma coisa a respeito - a grande maioria prefere chamar uns palestrantes motivacionais ainda mais boçais para fazer esse trabalho, Jordan fala com o coração em cima da mesa. A sua autenticidade é arrebatadora. A sua emoção é contagiante. Não existe enrolação no seu discurso. Belfort é tudo menos político. O cara é QUEBRA TUDO! Ele promove festas e concursos para manter os funcionários inflamados, ele contrata animadoras de torcida para mexer com o brio da galera, ele arremessa anões em alvos de vendas; Belfort conhece os funcionários como ninguém. Ele cria apelidos para as pessoas de acordo com suas fraquezas, e conversa com elas de acordo. Jordan consegue um feito que todo líder gostaria de conquistar: ele transforma pessoas totalmente desqualificadas e sem rumo na vida em pessoas tão sedentas de sucesso quanto ele. O fato é: o grande propósito de um líder é produzir outros líderes. Se você não está atingindo esse objetivo, você não é líder de nada. Com seus métodos não-ortodoxos, ele construiu uma equipe de leais seguidores, que ele eventualmente, transformou em milionários.

3. O foco é o 1% das pessoas mais ricas do país, e eu vou ensinar a cada um de vocês a serem os melhores do mundo em conversar com esse tipo de gente. Ao concentrar o foco da sua equipe em um único e claro grupo de clientes, Jordan Belfort foi capaz de criar uma abordagem de vendas absurdamente vencedora. A cena onde Belfort ensina os seus vendedores a fechar negócios usando o script que ele mesmo criou é SENSACIONAL. Nos dias de hoje o líder que não souber vender está frito. Ele nunca vai entender de verdade o que o vendedor realmente precisa fazer para vender, e assim nunca conseguirá cobrar o que os vendedores tem que fazer, e consequentemente será enrolado por esse bando de vendedor pangaré que tem por ai. A abordagem de vendas é tudo. Dedique um tempo considerável para criar uma abordagem de vendas matadora que TODOS os seus vendedores concordam em usar para conquistar o mercado FOCADO que vocês decidiram conquistar.

Se você não tiver um foco absolutamente claro sobre o tipo de cliente que você quer conquistar, você nunca conseguirá criar uma comunicação que sensibiliza os clientes a fazê-los agir em sua direção. O problema do mundo é comunicação. Ninguém entende ninguém. Se você não dedicar tempo para entender o problema das pessoas, elas nunca vão entender as suas soluções. Leva tempo para entender a linguagem das pessoas. Foco é tudo para atingir esse objetivo.

4. Me venda essa caneta. Em uma das cenas que vai entrar para a história como um dos melhores diálogos sobre vendas já produzido para o cinema, Belfort desafia as pessoas a venderem a ele uma caneta. Os primeiros não conseguem sair da mesmice. Todos concentram seus esforços em explicar os benefícios que a caneta oferece. Blá blá blá. A coisa muda de figura quando Brad, um dos malucos que Belfort quer contratar para a sua equipe, responde: "Jordan, escreva o seu nome nesse guardanapo", Belfort responde, "Eu não posso, eu não tenho uma caneta", "Exatamente, é a lei da oferta e da demanda". Você provavelmente conhece uma série de pessoas incríveis que vivem na pobreza; e provavelmente conhece uma série de pessoas medianas que são milionárias. Por que isso acontece? Porque aqueles que vendem tudo são mais preocupados em adaptar o seu discurso de vendas aos problemas das pessoas do que necessariamente vomitar conversa fiada de vendedor em cima da galera. Enquanto as pessoas não acreditarem no que você está falando, você não consegue vender nada. Concentre-se na sua abordagem de vendas e não no produto que você vende. Ninguém liga a mínima para o produto que você vende. Portanto, lembre-se: você pode conseguir tudo na vida, contanto que ajude as pessoas a resolverem os seus problemas primeiro.

5. Quando o dinheiro acabar, a grande maioria dos seus amigos irá embora. É sempre bom lembrar que a grande maioria das pessoas que vive ao seu redor estão com você por causa da segurança que você proporciona a elas, e não porque você é um cara legal. As pessoas tem que gostar de você porque você é o diretor. As pessoas riem das suas piadas porque você é o diretor. Você não é engraçado, você é o chefe. Ponto. Não fique se achando o rei da cocada preta, você vai cair do cavalo. Quando a fortuna de Belfort começa a ir para o saco, a mulher maravilhosa que ele tinha vai embora, os amigos vão embora, todos vão embora. Eu conheço pessoalmente algumas histórias reais sobre esse tipo de situação. Profissionais que depois de demitidos nunca mais conseguiram falar com os ex-colegas de trabalho. Ninguém retorna as ligações. Ninguém ajuda o cara se recolocar. Essa é a dura realidade da vida: ninguém está exatamente contra você, mas todos estão dos seus próprios lados. Dinheiro não traz felicidade, mas dinheiro compra amigos, mulheres gostosas e puxa-sacos. 

6. Se você é o líder, quem é o seu Número 2? Uma das tarefas mais importantes para um líder é desenvolver alguém para ficar no seu lugar. Donnie Azoff é o número 2 da empresa de Belfort. Donnie é uma figura. O ator é fantástico. Eu espero que ele fatura o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. Ele merece! Belfort descobre o cara no meio da rua. Ele fica surpreso com a pró-atividade de Donnie em conhecê-lo, e ainda mais surpreso com sua atitude depois de aprender como Belfort ganha dinheiro. A cena que Donnie pede demissão para trabalhar com Belfort é hilária, e a cena em que Donnie explica porque casou com a prima é ainda mais hilária, e a cena onde Donnie come o peixe dourado de um funcionário na frente de todos é ainda mais épica, e a cena onde Donnie se masturba na frente de todo mundo no meio de uma festa lotada só porque viu uma garota maravilhosa é ainda mais épica. O ator é incrível! Um legítimo número 2 completamente alinhado com as atitudes não-ortodoxas do número 1. 

Se eu fosse você eu desliga o seu computador agora mesmo e corria para o cinema para assistir ao filme.

Eu tenho certeza que você vai aprender muitas outras lições de vida com O Lobo de Wall Street.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

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11/01/2014

O que um vendedor deve fazer para bater suas metas em 2014.

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O melhor conselho que você poderia receber para a sua carreira é: aprenda a vender!

2014 tem tudo para ser um ano muito difícil para vendas. Ninguém está pensando em gastar dinheiro, pelo contrário. O negócio é economizar, reduzir despesas, cortar os gastos desnecessários, reaproveitar recursos, reciclar o que for possível, fazer mais com menos e viver uma vida mais simplificada.

Para conseguir novos negócios em 2014, o vendedor tem que ser mais social do que nunca.

Eu não me refiro a fazer networking de vez em quando, mas absolutamente TODOS OS DIAS!

Para começar, o vendedor tem que atualizar e manter um perfil absolutamente FODÁSTICO na Linkedin.

Se você ainda não percebeu, a Linkedin é uma rede social FODÁSTICA para conseguir novos clientes e não apenas para procurar um novo emprego!!!!!

Um perfil FODÁSTICO na Linkedin é aquele onde o vendedor:

1. Tem a melhor rede de contatos possível! Perfil meia-boca é aquele onde o vendedor se conecta com os amiguinhos da sua panelinha de cumpadres; um perfil matador na Linkedin é aquele onde o vendedor está conectado a todos os influenciadores de todos os clientes que ele já atendeu na vida ou pretende atender. Além disso, o perfil está conectado a todo tipo de influenciador da sua indústria, incluindo jornalistas, empresários, consultores, parceiros e até concorrentes.

2. Participa de pelo menos 5 grupos de discussão onde ele encontra os influenciadores que trabalham dentro dos clientes. Um gerente de recursos humanos é um dos caras que precisam te conhecer para que você consiga vender alguma coisa dentro dos seus clientes potenciais? Então participe de um dos grupos que reunem Gerentes de Recursos Humanos que tem na Linkedin! Participe ativamente e não como um fantasma! Curta, comente, debata e compartilhe as discussões e artigos publicados nos grupos que você escolheu participar! Tenha como meta ser um dos dois perfis mais ativos dentro dos grupos que participa.

3. Deixa claro qual é a sua especialidade. Ninguém precisa de vendedor genérico, e sim de especialistas.

O vendedor que não tem um perfil ativo na Linkedin não é um vendedor social. Por mais que você me diga que você faz networking eu não vou acreditar.

Eu inclusive recomendo a todos os gerentes de vendas que NÃO CONTRATEM vendedores que tem um perfil meia-boca na Linkedin.

Quem tem perfil meia-boca na Linkedin é do tipo que não caça novos clientes. O cara quer vender sempre para os mesmos clientes. Nós não precisamos desse tipo de pangaré na área de vendas!

Vendas é sobre novos clientes, novos negócios, novas margens, novos produtos e novas maneiras de vender; NOVIDADE NOVIDADE NOVIDADE! SEMPRE!

Em 2014 o vendedor tem que ser DRAMATICAMENTE SOCIAL.

Todos os melhores clientes estão nas redes sociais; ou estão lendo blogs, artigos nos portais da indústria, assistindo videos no youtube, participando de grupos de discussão no Whatsapp, ou mesmo checando a sua caixa postal de e-mails a cada 5 minutos.

2014 é o ano do vendedor construir a sua marca pessoal usando a internet. Ponto.

Por que todo mundo odeia a figura do vendedor?

Porque todo vendedor é chato.

Por que todo vendedor é chato?

Porque o cara resolve ligar para o cliente para falar de uma coisa que NÃO TEM NADA A VER com as coisas que o cliente está fazendo naquele momento.

Na internet os relacionamentos online são orgânicos e na maioria das vezes não são invasivos. O cliente esbarra no vendedor na hora que é melhor para ele e não o contrário.

O vendedor que não entender ou utilizar essa nova dinâmica dos relacionamentos comerciais para fazer negócios vai ficar de fora dos melhores clientes.

Em 2014 o vendedor tem que ser obcecado por entender o processo de compras do cliente. O processo de compras do cliente tem que ser mapeado, o processo de vendas tem que ser abandonado. A primeira coisa é identificar o posicionamento do comprador dentro do processo de compras. Quem é o próximo influenciador que precisa conhecer o vendedor? Que tipo de informação ele tem que conhecer? E depois? E depois?

Em 2014 o vendedor tem que vender da maneira que os clientes preferem comprar. O processo de vendas não é mais linear, ele não segue um funil de vendas; ele tem o formato de um cilindro com um mapa mental dentro.

Em 2014 o vendedor tem que ser digital! Mobile + Social + CRM + Automação de Marketing são armas que todo vendedor que se preza tem que dominar sem fazer biquinho ou mimimi.

Pé na bunda dos vendedores analógicos!

O vendedor tem que usar iphone com ipad para atualizar o CRM para fazer palestras pela internet.

Em 2014 o vendedor tem que gerar conteúdo próprio e ser curador de um outro tanto.

Se gosta de escrever faça vídeos; se não tem capacidade criativa para escrever os seus próprios textos, seja curador de quem sabe.

Espalhe insights! Os insights são poderosos geradores de demanda. Leve proativamente esses novos insights para os clientes que você está trabalhando.

Em 2014 o vendedor tem que trabalhar absolutamente integrado com a área de marketing da empresa.

Se o material de marketing não está legal, diga! Seja claro. Aponte exatamente onde devem ser feitas as melhorias.

Os leads levantados pelo marketing não estão legais? Discuta uma maneira de trabalhar juntos para melhorar a geração de leads e oportunidades.

O que não pode é continuar vivendo em um feudo onde o principal inimigo são os caras de marketing.

2014 será difícil.

A Tropa de Elite vai bater as metas, os pangarés vão ficar pelo meio do caminho.

O que vai ser?

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

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26/12/2013

A conexão com coisas que os outros não conseguem ver.

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Em 48 horas eu faço 44 anos de uma vida muito bem vivida.

Eu quero aproveitar esse momento bem brega, heheh, para compartilhar com vocês algumas das coisas pela qual eu sou super agradecido e que me ajudaram a ser o que eu sou hoje.

A minha lista não inclui "família", "saúde" ou "filhos"; a lista com esses agradecimentos seria muito óbvia. Temos que ir além!

Aos 44 anos eu sou grato por seis coisas:

1. Eu sou grato por ser "gordinho". No primário o meu apelido era Bola; no ginásio era Bolão, na faculdade era Fofo. Durante toda a minha vida eu fui apelidado "carinhosamente" de muitos nomes redondos. Eu nunca liguei muito para isso. A bulinagem nunca me impediu de fazer nada. Pelo contrário, ela me lembrava com muito orgulho que eu era diferente da maioria. E por conta disso eu acabei desenvolvendo um carinho muito especial por todas as minorias que na minha época eram discriminadas. Eu tive amigos judeus, eu tive muitas amigas mulheres (na época isso era esquisito), eu tive amigos negros, japoneses, coreanos, chineses, metaleiros, punks, trombadinhas, pobres e amigos super ricos. Ser "gordinho" contribuiu para consolidar o meu caráter de querer sempre ajudar as minorias. E eu sou grato por isso.

2. Eu sou grato por ser "classe média". A vida na montanha russa da classe média me ensinou a viver com os mega-ricos e com os mega-pobres; a classe média me ensinou a falar sobre a viagem a Disney de um amigo mega-rico pela manhã, e a tarde assistir o Clube do Mickey no SBT com um amigo que nunca jamais teria recursos para sequer sair da cidade de São Paulo. A classe média é o melhor classe social para crescer. Você aprende a dar valor a todas as coisas; você aprende que não precisa ter muito nem pouco, mas apenas o necessário; você aprende que é mais importante ter amigos do que fitas de vídeo-game; você aprende que a vida é dura para quem é mole. E eu sou grato por isso.

3. Eu sou grato por ser "tímido". Desde sempre eu tenho uma certa timidez. Eu não tenho problema nenhum em palestrar para 10 mil pessoas, mas no 1-a-1 eu ainda sou um pouco tímido, hehehe. Mas eu sou grato pela minha timidez. A timidez me fez uma pessoa reflexiva, pensativa, observadora e questionadora. Enquanto os amigos falavam pelos cotovelos, eu ficava ali olhando tudo que acontecia e pensando nas coisas como elas são. A minha timidez me aproximou dos livros. Se não fosse por ela eu não teria lido os milhares de livros que li na minha vida. A minha timidez me aproximou da música, que me levou ao violão, que me levou a ser o Rei dos Luaus nas praias da minha juventude, que me levou a pegar todas as mulheres depois de tocar todas as músicas do Legião Urbana e Raul Seixas, hehehe. E eu sou grato por isso.

4. Eu sou grato por ser "rebelde". Desde que eu me conheço como gente eu quero mudar o mundo. Eu quero acabar com a pobreza; eu quero acabar com a falta de educação das pessoas; eu quero acabar com a corrupção; eu quero acabar com o marasmo; eu quero acabar com a concentração abusiva de renda; eu quero acabar com a preguiça; eu quero acabar com os preconceitos e paradigmas; eu quero acabar com a violência; eu quero acabar com a força da rede bobo; quanto mais eu aprendo do mundo, mais eu quero ajudá-lo a ser diferente; eu sempre fui revoltado, diferente, p da vida, nunca quis fazer parte de grupo nenhum, panelinha nenhuma, essa atitude sempre trouxe problemas para mim, mas eu sou grato por todos os problemas que eu tive por ser rebelde. Ser diferente sempre me forçou a ser criativo e corajoso; e no final, criatividade e coragem são duas das qualidades mais importantes que temos que ter. E eu sou grato por isso.

5. Eu sou grato por ser protegido por "Deus". Muita gente não acredita em Deus. Eu mesmo não acredito em Deus da mesma maneira que milhões de pessoas acreditam. Mas uma coisa eu não posso negar: eu sou protegido por ele e por forças invisíveis que não conseguimos entender. Nesses 44 anos tantas coisas boas aconteceram comigo que fica impossível dizer que tudo é resultado do meu próprio esforço. Simplesmente não é. São muitas coincidências, finais felizes, sucessos, obstáculos superados e problemas resolvidos; no final tudo dá certo para mim. É óbvio que existe um apoio extra olhando por mim. E eu só tenho a agradecer por isso.

6. Eu sou grato pela "esposa" que eu tenho. Tudo tem que ter o seu contra-ponto. O preto tem o branco, o dia tem a noite, o Sol tem a Lua, o homem tem a mulher, e vice-versa; anota aí uma dica super importante para a sua vida: arrumar a companheira ou companheiro certo para dividir a jornada da vida com você vai trazer mais retorno para você do que MBAs, ou pedigree familiar ou profissional. Eu sou "gordinho", mas tenho que deixar de ser - quem me lembra isso é a esposa; eu sou "classe média", mas tenho que deixar de ser - quem me lembra isso é a esposa; eu sou tímido", mas tenho que deixar de ser - quem me lembra isso é a esposa; eu sou "rebelde", mas tenho que deixar de ser - quem me lembra isso é a esposa. Quem chega aos 44 anos de idade vendo com o mundo com os mesmos olhos de quem tem 22 anos, desperdiçou 20 anos da sua própria vida. Eu definitivamente não desperdicei, e quem me lembra de continuar a me reinventar todos os dias é a minha esposa. E eu sou grato por isso.

Eu espero que a minha lista de agradecimentos possa inspirar vocês a reconhecerem as coisas pelas quais vocês também são gratos e deveriam fazer alguma coisa para agradecer.

Felicidade é sobre como você vê o mundo. Felicidade é sobre como você transforma o pouco que você tem em muito. Muito provavelmente você já tem tudo para arrebentar na vida, só falta você dar valor a tudo que você tem e parar de buscar uma felicidade que você simplesmente nunca vai encontrar.

Eu tenho a sorte de comemorar o meu aniversário no meio das festas de final de ano; apesar de ser em uma data ruim para ganhar presentes (eu sempre ganho um único presente "melhorado" de Natal); a comemoração de tudo junto - natal, ano novo e aniversário - motiva a reflexão sobre a vida. E eu sou grato por isso.

Pelo quê você é grato?

Reflita. Vá além do óbvio.

Quando eu agradeço, coisas incríveis acontecem para quem eu sou grato. Mas uma coisa ainda mais incrível acontece comigo: eu me conecto com coisas que os outros não conseguem ver.

E eu sou grato por isso.

Nada menos que isso interessa!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim. E Você?

13/11/2013

Como o mundo funciona e como fazer ele parar de funcionar.

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Um dos caras mais lúcidos que eu encontrei no planeta nos últimos tempos foi em Chicago nos EUA. Um taxista, negão, super gente boa; no caminho entre o aeroporto e o hotel, eu perguntei a ele, "E aí, você votou no Obama nas últimas eleições?", ele respondeu, "Eu não! Eu votei nele no primeiro mandato, dessa vez eu votei no outro. Eu sempre faço isso. Em uma eleição eu voto em um partido, na outra eu voto no outro", e completou, "Não interessa em quem você vota para presidente. O presidente desse país chama-se David Rockfeller!"

Que lucidez! Esse taxista de Chicago é mais lúcido sobre como o mundo funciona do que 95% dos brasileiros.

O presidente do Brasil não chama Dilma Russef, o verdadeiro presidente do Brasil chama-se Norberto Odebrecht, ou Roberto Setubal, ou Carlos Fadigas, ou Wesley Mendonça Batista, ou Gregory Page, ou Luiz Carlos Trabuco, ou Roberto Marinho entre outros.

O mundo funciona para servir as 500 maiores empresas do mundo. O Brasil funciona para servir as 500 maiores empresas do país.

Ou você acha que um calhamaço com 1 mil páginas de informações inteligentes sobre o projeto de construção de um aeroporto, ou abertura de uma rodovia, ou qualquer outra coisa que o valha, que requer um super conhecimento de engenharia, matemática, planejamento, projetos etc foi feito pelo deputado federal de algum estado do Brasil???

Ou talvez tenha sido feito pelos funcionários do gabinete do excelentíssimo deputado???

Você acredita nisso?!

O governo já anunciou que os celulares comprados no exterior não vão funcionar direito no Brasil. Quem você acha que plantou essa idéia em Brasília? Os próprios políticos que manjam horrores de telefonia celular e o escambau e por isso estão preocupados com o futuro da base instalada blá blá blá, ou será que foi o lobista de um grande empresa coreana fabricante de celulares no Brasil????

Ainda não se investe em educação, segurança e saúde nesse país como todos nós queremos porque entre as 500 maiores empresas do Brasil você não encontra praticamente NENHUMA empresa de educação, segurança e saúde.

Uma vez que as empresas de educação, segurança e saúde não tem muita grana para fazer um lobby junto a "galera", esse tipo de projeto não avança para lugar nenhum. A "galera" está sempre super ocupada liberando os projetos que atendem os interesses das 500 maiores empresas do país.

É assim que o mundo funciona.

Um deputado apanhado com uma maleta de 100 milhões de reais significa apenas que ele ganhou uma pequena comissão em algum negócio gigante onde os verdadeiros corruptos lucraram um absurdo de dinheiro; essa turma jamais será presa porque eles comandam o show, as leis, e tudo que você imagina e nem sonha que existe.

Tá afim de mudar essa sacanagem toda?

Você gostaria de viver em um mundo onde as 500 maiores empresas não tem poder algum sobre o nosso modo de vida?

Pois bem, eu te apresento um lugar assim, ou melhor, dois lugares onde os seus líderes tiveram a coragem de expulsar essa turma: Cuba e Coréia do Norte.

No dia 1o de Janeiro de 1959, Fidel Castro e Che Guevera expulsaram todas as grandes empresas capitalistas de Cuba, e fecharam as torneiras de lucros dessa cambada.

Os caras fecharam as fábricas de carro que corrompiam os políticos cubanos para abrirem ruas atrás de ruas para que os seus produtos pudessem passar; os caras fecharam os canais de televisões particulares por onde as 500 maiores empresas veiculavam propaganda atrás de propaganda para convencer as pessoas a comprar produtos atrás de produtos apenas porque é legal comprar produtos, pela simples razão que é legal ter coisas; em 1959, Cuba mandou o capitalismo das 500 maiores empresas embora e fechou o país para essas tranqueiras. Resultado, o país parou no tempo; mas sem a influência dos interesses das 500 maiores, Cuba investiu a grana em educação, saúde e esportes.

Os caras estavam errados?

A Coréia do Norte também tem a mesma história, e vai pelo mesmo caminho.

Sabendo disso, o que você prefere para a sua vida? Um mundo onde as 500 maiores mandam, ou um mundo onde as 500 maiores estão proibidas de existir?

Eu não quero nem um nem outro para a minha vida.

Eu quero uma terceira opção.

Sabe qual é?

Um país onde 5 milhões de pequenas empresas representem 70% do PIB brasileiro, e não apenas 90% dos empregos gerados ou qualquer coisa do tipo.

O mundo que conhecemos vai realmente mudar quando o poder de influência entre as grandes e as pequenas empresas realmente se equilibrar. Quando isso acontecer, o bicho vai pegar para as grandes porque a grana estará com as pequenas, e os políticos TERÃO que ouvir e atender as necessidades dos pequenos.

Quais são as necessidades dos pequenos? Escola para criar funcionários capacitados. As grandes não precisam de escolas. Eles tem meia dúzia de funcionários, e todos são treinados fora. Os pequenos precisam de trocentos hospitais; afinal, os pequenos tem milhões de funcionários. Os grandes não precisam de hospitais. A meia dúzia de hospitais que tem por ai já dão conta da saúde dos diretores e gerentes das multinacionais. Para a turma que pode frequentar o Hospital Albert Einstein, o sistema de saúde no Brasil vai muito bem obrigado.

Nas próximas eleições, vote em qualquer um. O político que você vai eleger não terá poder de mudar muita coisa. Antes das eleições os lobistas das 500 maiores já trataram de investir a mesma quantidade de grana em todos os partidos para assegurar a continuidade dos projetos independente de quem vencer. Esquerda, Direita, Ideologias, Filosofias, o mundo corporativo não está nem aí para esse tipo de coisa. O mundo corporativo é exatamente isso, "corpo", ninguém liga para a ALMA de nada. 

Se você realmente quer mudar alguma coisa, vote nas pequenas empresas!

Gaste o seu dinheiro nas pequenas empresas!

Faça negócios com pequenas empresas!

Compre, venda, contrate, alugue, empreste, doe, ajude as pequenas empresas!

Se você é professor, incentive os seus melhores alunos a trabalhar nas pequenas empresas ou serem empreendedores. 

Se você é pai, incentive os seus filhos - enquanto ainda são jovens - a arriscar os seus sonhos construindo pequenas empresas.

Peça demissão do seu cargo engomadinho de gerente de grande empresa, e venha mudar o mundo!

Se você realmente quer mudar alguma coisa, vote nas pequenas empresas!

Nos anos 80, para tirar o presidente da Pepsi para trabalhar na emergente Apple, Steve Jobs usou um argumento show de bola, "Você prefere vender água com açúcar para o resto da sua vida, ou você está afim de mudar o mundo?".

Eu estou afim de mudar o mundo, e estou mudando!

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

30/10/2013

Quem não tem sonhos tem pesadelos.

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"Eleve as suas palavras e não a sua voz; pois é a chuva que faz crescer as plantas e não o trovão."

Eu tenho um amigo que acaba de voltar de uma reunião em Nova Iorque com três dos mais bem sucedidos empresários brasileiros de todos os tempos. Ao final da reunião, curioso como sempre, o meu amigo perguntou, "Por que vocês tem escritório em Nova Iorque? Vocês são brasileiros, boa parte da empresa de vocês está no Brasil, por que aqui?"

Um dos três mosqueteiros então virou para o meu amigo e respondeu, "O nosso escritório fica em Nova Iorque porque aqui todos os dias nós recebemos dezenas de telefonemas de americanos muito loucos nos propondo as coisas mais doidas do planeta.

Tem maluco com proposta para revolucionar a nossa logística, transformar o nosso marketing, expandir o nosso atendimento ao cliente, revolucionar a nossa gestão de pessoas e muito mais.

E tem mais, o americano faz a lição de casa antes de nos procurar. Eles investigam o que nós somos e o que nós temos, eles pesquisam sobre os nossos pontos fortes e pontos fracos, eles descobrem problemas que nós temos que não conhecemos, e ligam para nós propondo negócios reais que adicionam, revolucionam, colaboram, destroem, substituem, reduzem, ampliam e multiplicam o que nós temos.

Nós já recusamos muitas propostas, mas já fizemos vários negócios super inovadores que transformaram as nossas empresas a partir das idéias malucas que foram apresentadas.

Sabe o que aconteceria se o nosso escritório fosse no Brasil?

Todo dia iria aparecer um advogado querendo ser o nosso advogado, um contador querendo ser o nosso contador, um publicitário querendo ser o nosso publicitário. No Brasil não tem nenhum FDP com uma proposta concreta para resolver algum problema real que possa ampliar verdadeiramente a riqueza do país. Os caras querem sempre ganhar em cima de algo que já existe. A maioria dos empresários brasileiros querem sempre tirar um pedaço da pizza de alguém ao invés de propor alguma coisa nova que possa gerar uma nova pizza.

No Brasil as pessoas querem sempre saber onde e o quê está dando dinheiro; ninguém pensa como um verdadeiro empreendedor desbravador de mercados; é raríssimo encontrar um empresário brasileiro disposto a construir mercados onde não existe nada.

Se fincarmos o nosso escritório no Brasil, seremos destruídos pela falta de propostas inovadoras.

Faltam propostas no Brasil!"

Sobram pessoas mais do mesmo.

Empresário brasileiro só investe em inovação quando o governo ajuda; empresário brasileiro só investe em educação, atividades sociais e culturais se for possível abater os investimentos dos impostos que tem a pagar.

Empresário brasileiro não investe a grana que acumulou no próprio país, a "fartura" está muito bem guardada em algum banco na Suíça ou algum paraíso fiscal no Caribe; Empresário brasileiro trabalha com dinheiro público!

Na hora de pedir grana pública a perder de vista, o empresário baba ovo para o governo; na hora de pagar impostos, o pilantra sonega porque precisa do dinheiro para pagar a prestação atrasada do novo Jaguar particular comprado com o faturamento da própria empresa.

Faltam propostas no Brasil!

Sobram pessoas querendo extrair o máximo do país com o mínimo de investimento pessoal.

Chega dessa palhaçada! Chega de roubar espaço dos outros, chega de vender o que todo mundo vende!

Tente pensar primeiro em resolver problemas e não em empurrar coisas para cima dos outros.

Se você quiser ocupar o lugar de alguém para fazer o que o cara já faz, pega uma ficha e entra na fila. Quando os vinte caras que estiveram na sua frente caírem, talvez você consiga o seu lugar.

Para 2014 eu tenho 60 propostas para você como líder colocar em prática na sua empresa.

Se eu fosse você eu escolheria três dessas propostas e tocava o pau.

1. Eu não quero saber da sua solução, eu quero saber da sua proposta. O que você tem para mim?!

2. Construa confiança entre os seus colegas antes que a crise apareça - e pode ter certeza que ela vai aparecer. 

3. Analise as forças e fraquezas da sua empresa a todo momento. 

4. Seja corajoso, rápido e justo. 

5. Fale mais sobre Valores do que Regras. 

6. Premie como os resultados são atingidos, e não apenas os resultados.

7. Constantemente desafie os seus funcionários a serem melhores. 

8. Celebre o sucesso dos seus funcionários, e não o seu. 

9. Comunique o que você tiver que comunicar com clareza e frequência.

10. Seja Visível. 

11. Elimine a causa dos erros. 

12. Olhe para todos os problemas como uma oportunidade para crescer. 

13. Resuma o consenso do grupo depois de todas as reuniões. 

14. Seja decisivo, se falou tá falado!

15. Diga "Muito obrigado!" e seja sincero quando fizê-lo. 

16. Ouça as pessoas com atenção, não seja multi-tarefa enquanto estiver escutando. 

17. Ensine alguma coisa nova para a sua equipe pelo menos uma vez por semana.

18. Mostre respeito por todas as pessoas que trabalham com você. 

19. Faça follow-up em todas coisas que você prometeu acompanhar. 

20. Permita uma autonomia prudente. 

21. Retorne e-mails e ligações na velocidade da luz. 

22. Dê crédito quando o crédito se fizer necessário. 

23. Demonstre interesse pelos seus funcionários e suas metas pessoais. 

24. Misture elogios com feedbacks construtivos sobre como melhorar as coisas. 

25. Aprenda os nomes dos funcionários da sua empresa mesmo que estejamos falando de centenas deles. 

26. Admita na frente de todo mundo que você também erra. 

27. Livre-se de quem não entrega, enrola ou boicota os outros. 

28. Dê feedback frequente para as pessoas e faça isso de maneira individual e específica. 

29. Contrate para completar, e não para duplicar. 

30. Seja voluntário na sua comunidade, faça algo de graça pelos outros, e permita aos seus funcionários fazerem o mesmo. 

31. Promova o excelente atendimento ao cliente internamente e externamente. 

32. Mostre que você confia nas pessoas. 

33. Incentive as pessoas a motivarem as outras. 

34. Incentive o individualismo.

35. Esteja aberto a mudar as suas decisões quando perceber que falou alguma besteira. 

36. Seja o exemplo que você quer ver na empresa. 

37. Seja humilde. 

38. Seja ambicioso. 

39. Explique a todos a relevância de cada uma das pessoas. 

40. Termine todas as reuniões com uma lista de coisas a fazer com seus respectivos donos e prazos.

41. Explique o processo e as razões porque você tomou as suas decisões. 

42. Leia livros sobre liderança para aprender alguma coisa que você não sabe. 

43. Defina metas e objetivos muito claros. 

44. Conheça-te a ti mesmo. Não tente ser bom onde você é um terror. Contrate pessoas que são boas onde você é ruim. 

45. Use Descrições de Cargos. Não contrate alguém só para fazer uma ou duas coisas. 

45. Incentive o crescimento pessoal das pessoas, e promova treinamentos, coaching, e educação interna e externa. 

46. Compartilhe as notícias ruins, e não apenas as boas. 

47. Comece todas as suas reuniões no horário, nem um minuto depois. 

48. Procure por orientação quando você não tiver uma boa resposta. 

49. Não interrompa as pessoas quando elas estiveram falando. 

50. Faça perguntas para entender o que as pessoas estão falando. 

51. Não atrase as conversas difíceis. Enfrente os problemas o mais cedo possível. 

52. Mergulhe de cabeça até os porões da sua empresa em busca de idéias sobre como melhorar os processos, as políticas, e as manias da galera. Diretor não sabe porra nenhuma sobre o que acontece na empresa. Pergunte aos estagiários!

53. Insista no Realismo. 

54. Mas viaje continuamente na maionese, sugira idéias que levem as pessoas a reagir com um enfático: "Você tá louco!". 

55. Tenha o máximo possível de conversas cara-a-cara com as pessoas. 

56. Seja o Melhor ou o Mais Barato, não existe mais meio termo. 

57. Emocione. Lute por uma causa. 

58. Cometa erros. Aqueles que não cometem erros trabalham para aqueles que cometem erros. 

59. Duas coisas definem o que você é: a sua paciência quando tem nada e a sua atitude quando tem tudo. O que vai ser?

60. Faça parte do segmento de mercado que mais cresce no mundo: as pessoas de bem.

60 Propostas. 

Qual é a sua?

Escolha meia dúzia. 

Ou duas dúzias.  

Faça a sua lista. 

Ou duas listas.  

Pratique pratique pratique.  

Proponha mudanças na sua empresa, e na empresa dos seus clientes. 

Proponha. Proponha. Proponha.  

Só não vale terminar 2014 como você vai terminar 2013.

NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

QUEBRA TUDO! Foi para isso que eu vim! E Você?

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